Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 6

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

CAPÍTULO 1. Objetivos e Metodologia Neste

Capítulo

é

apresentado

um

enquadramento

do

“Plano

Estratégico

de

Desenvolvimento 2015-2025 – Estarreja 2025”, com especificação dos objetivos e metodologia que lhe estão associados. CAPÍTULO 2. Enquadramento Estratégico Este Capítulo integra uma breve síntese das políticas públicas europeias, nacionais e regionais definidas para o período de programação 2014-2020 e respetivas diretrizes e prioridades com relevância para o Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 – Estarreja 2025.

CAPÍTULO 3. Síntese do Diagnóstico Neste capítulo é apresentada uma síntese da leitura da situação atual de Estarreja, retirada de uma descrição pormenorizada em documento próprio . Apresentada em termos de análise SWOT, explora em maior detalhe as áreas económicas, sociais e ambientais em termos de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. No final apresentam-se as metas acordadas entre o Estado Português e a Comissão Europeia para as quais deverá contribuir uma estratégia de âmbito local. CAPÍTULO 4. Estratégia de Desenvolvimento 2015-2025 Considerando o contexto local, e as prioridades e diretrizes de ordem superior, são apresentadas e justificadas um conjunto de opções estratégicas tendo por base o alcance da realidade futura ambicionada por toda a comunidade. São organizadas em termos de vertentes e devidamente alinhadas nas prioridades de investimento e nos objetivos temáticos da Estratégia Europa 2020. CAPÍTULO 5. Plano de Ação Neste Capítulo são descritas as iniciativas concretas (Projetos Estruturantes organizados em Ações Integradas e que dão corpo ao Plano de Ação) que deverão materializar a estratégia definida. Será em torno destas ações que se deverão mobilizar os diferentes atores municipais, regionais e também, em alguns casos, nacionais e internacionais, no sentido de se alcançarem os objetivos pretendidos. Acresce que as ações integradas no domínio do fomento da competitividade e dinamismo económico são complementares às ações previstas no Plano Estratégico do Ecoparque Empresarial de Estarreja. CAPÍTULO 6. Quadro Financeiro Este capítulo indica os recursos de ordem financeira necessários para concretizar as atividades e as opções estratégicas assumidas, considerando a necessidade de adequar investimentos ao esforço anual da autarquia e alinhar tempos de programação dos fundos comunitários. O capítulo inclui igualmente a indicação de eventuais fontes de financiamento nacional inseridas no Portugal 2020.

v


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.