Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 53

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

dificuldade em desenvolver novas atividades sem diversificar as fontes de financiamento dos seus serviços. Estas organizações têm prestado um contributo assinalável num contexto de crise ou nas zonas mais críticas, relevando-se a este nível a valia da intervenção por parte do instrumento Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). No domínio da educação é também a autarquia o ator chave garantindo o acesso de toda a população em idade escolar ao ensino, transporte, alimentação e acompanhamento, nomeadamente através de atividades de enriquecimento curricular. A autarquia passou recentemente a estender a sua atuação a todo o ensino obrigatório (anteriormente apenas tinha responsabilidade sobre os 1º, 2º e 3º ciclo), tendo por isso passado a ter uma atuação direta ao nível do secundário. Este novo cenário é relevante para dar resposta ao necessário alinhamento, já previamente referenciado, entre a oferta e a procura formativa e a sua adequação o tecido empresarial regional e local garantindo que as competências profissionais respondem às necessidades de mão-de-obra das empresas. Neste contexto é relevante a sensibilização dos jovens para estas áreas para que se sintam motivados e se identifiquem com áreas de formação em que têm oportunidades de emprego facilitadas. No domínio da cultura e do desporto, existe um reconhecimento consensual pela diversidade de oferta e dinamismo do concelho. Crente do papel que a prática desportiva e a cultura desempenha no desenvolvimento equilibrado da sua população, a autarquia tem investido consideravelmente nestas áreas nos anteriores quadros comunitários. Os resultados são claramente positivos. Em Estarreja regista-se um número elevado de instituições com atividades culturais e desportivas relevantes e mobilizadores da comunidade local, alguns de escala internacional como é o caso do Festival de Cinema de Avanca. No domínio cultural importa relevar a importância nacional e internacional de Egas Moniz, prémio nobel da medicina, natural de Avanca onde se encontra a sua casa e espólio. A Casa Museu Egas Moniz e todo o legado que o prémio nobel deixou em Estarreja possuem um potencial de valorização elevado quer pelo seu potencial como âncora do turismo histórico/científico quer pela sua valia arquitetónica e paisagística. Neste momento, têm surgido dinâmicas que abrem caminho para uma avaliação cuidada de cenários de valorização e diversificação funcional e de possibilidades de financiamento quer na vertente de valorização do património cultural e paisagístico quer na vertente educativa e formativa.

Para a vertente Coesão Social e Cultural propõem-se a seguinte linha de orientação e objetivos estratégicos: Linha de Orientação Estratégica Promover o acesso à educação, cultura, desporto e serviços básicos que garantam a qualidade de vida da comunidade local e a valorização dos elementos culturais diferenciadores.

43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.