Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 52

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

Implementar as necessárias medidas de recuperação dos passivos ambientais prioritários, de origem industrial que serão apoiadas no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo o Complexo Químico de Estarreja assinalado como uma das prioridades nacionais.

Reduzir o consumo energético nos domínios doméstico, automóvel e industrial, nomeadamente através da adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios e espaços públicos e de medidas de gestão de fluxos de pessoas e mercadorias.

Garantir a integração de Estarreja em redes de cooperação e parcerias estratégicas no setor do ambiente e sustentabilidade, quer na vertente da “economia verde” (transformação no setor industrial para a minimização do seu impacto nos ecossistemas naturais), quer nas vertentes de investigação ambiental e do turismo de natureza.

Reforçar as intervenções de valorização ambiental dos ecossistemas associados à Ria de Aveiro (expansão do projeto Bioria), apostando na melhoria das suas condições de visitação e na disponibilização de informação que permitam o seu pleno usufruto por parte da comunidade local e visitantes.

Criar ou integrar um Grupo de Ação Local que desenvolva uma DLBC rural e assegure a adequada gestão de apoios para o setor agrícola no concelho.

COESÃO SOCIAL E CULTURA

A vertente estratégica “coesão social e cultura” integra os domínios do ensino/formação, apoio social e cultura, sendo de salientar que os dois primeiros têm um caráter essencialmente interno (para a população do concelho) e o terceiro, cultura, tem uma dupla dimensão – interna e externa. Atualmente, a cobertura das respostas sociais por parte das instituições de solidariedade social (IPSS), a 19

crianças e jovens é percecionada como adequada

às necessidades do concelho de Estarreja. Quanto à

população idosa verificam-se igualmente níveis de apoio satisfatório, mas atendendo à evolução recente no índice de dependência, antecipam-se uma pressão crescente sobre a capacidade de dar respostas sociais a este grupo etário. Neste âmbito, o contributo das IPSS, organizadas na Rede Social, e o papel da autarquia será muito relevante, através dos serviços que disponibiliza e que garantem o apoio direto à população e o acesso de todos a serviços básicos como a educação, saúde, desporto, etc. Destaca-se ainda a questão habitacional e a necessária intervenção municipal na provisão das condições adequadas de habitabilidade, designadamente através de soluções e apoios pontuais e de oferta de habitação social. A sustentabilidade do apoio social prestado pelas IPSS assenta primordialmente em subvenções da autarquia o que poderá acarretar situações de pressão financeira em momentos de controlo de custos e de diminuição de receitas. É neste sentido que se alinham as IPSS auscultadas, denotando a sua

19

De acordo com o universo de pessoas auscultadas .

42


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.