Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 50

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

Reforçar os instrumentos de apoio à atração e retenção de investimento, valorizando estratégias integradas de atuação e parcerias com entidades locais e regionais – destaque para entidades no domínio do conhecimento e investigação.

Desenvolver parcerias com as entidades responsáveis pelo ensino e formação, no sentido de promover o adequado alinhamento entre a oferta formativa e as necessidades do tecido empresarial e a aposta em setores emergentes como a cultura e o ambiente (turismo, investigação, etc.) que podem aportar valor a diferentes setores económicos.

Apostar na criatividade e na inovação nos setores em que Estarreja possui claras vantagens competitivas (setor primário, secundário e terciário), através do fomento da cooperação entre empresas e entre estas e o SCT. A autarquia deverá ver reforçado o seu papel de facilitador entre estas instituições (designadamente a UA) e as entidades de apoio ao setor empresarial (PACOPAR, SEMA, AIDA, CEC, associações setoriais), dinamizando nomeadamente projetos de transferência de conhecimento e competências que afirmem a existência em Estarreja de um ecossistema de inovação otimizado. Neste âmbito, salienta-se, desde logo, a oportunidade associada à complementaridade com a oferta formativa disponibilizada por instituições regionais como, por exemplo, a SEMA.

Coordenar atuações com entidades regionais e nacionais, procurando aproveitar esforços de promoção em mercados-alvo com vantagens para as empresas de Estarreja, promover a procura de oportunidades de cooperação nacional e internacional em domínios estratégicos para o desenvolvimento empresarial do concelho e dinamizar as relações com investidores internos e investidores externos nacionais e internacionais.

Promover a valorização turística do concelho assente: o

Nas especificidades culturais e/ou naturais do concelho, com destaque para a Bioria e o Baixo Vouga Lagunar, o Casa Museu Egas Moniz e os eventos marcantes de Estarreja

o

Na consensualização, criação e promoção de produtos turísticos a partir do diálogo e atuação integrada dos diversos atores numa conceção lata de promoção turística, procurando alargar o âmbito de atuação e partenariado em particular com os restantes concelhos do Baixo Vouga.

NATUREZA E AMBIENTE

Os desafios que Estarreja assume no quadro ambiental têm reflexo à escala local e global. O controlo das alterações climáticas é um dos mais relevantes desafios e uma prioridade no quadro dos apoios comunitários no período 2014-2020. A autarquia assinou recentemente uma convenção internacional

18

para redução do impacto da atividade humana, que se deverá traduzir em atividades concretas ao nível da redução dos níveis de consumo de recursos, incluindo energia e produção de resíduos.

18

www.eumayors.eu/about/signatories_pt.html?city_id=7655

40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.