Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 38

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

14

alcance da iniciativa PACOPAR

valorizando o seu potencial de articulação e

otimização no seio da sociedade de Estarreja. 8.

Alargar, aprofundar e melhorar a visibilidade das iniciativas do Bioria, nomeadamente através da integração de património natural e cultural imaterial e material relevante.

Crescimento inclusivo 9.

Dar um contributo local para as políticas públicas da administração central nas áreas da qualidade das aprendizagens, combate ao abandono escolar, criação de condições para a orientação educativa e transição qualificada da escola para a vida ativa, promoção da articulação entre a escola e os pais, e entre a escola, os parceiros sociais e as instituições de formação presentes no território.

10. Intervir ao nível dos problemas sociais em determinados focos do concelho, pugnando pela resolução dos problemas de integração de grupos sociais na sociedade Estarrejense. 11. Dinamizar as forças vivas do setor cultural concelhio no sentido de proporcionar uma maior visibilidade e explorar novos enquadramentos em equipamentos como a Casa Museu Egas Moniz, bem como eventos representativos de Estarreja como o Carnaval e o Festival Internacional de Cinema de Avanca, partindo da valorização do Laboratório de Aprendizagem Criativa e da necessidade de organizar recursos e calendários. Ao nível da governação local, com base nos fatores críticos descritos é possível identificar um conjunto de desafios para a Câmara Municipal de Estarreja, entre os quais: 

O reposicionamento de Estarreja na rede de cidades da Região Centro, através da seleção, definição, especialização e investimento em áreas específicas ou mesmo nichos de intervenção.

A promoção do capital social e de confiança a nível sub-regional de forma a ultrapassar os constrangimentos associados ao modelo policêntrico do Baixo Vouga que permita atingir níveis mínimos de massa crítica e economias de escala necessários para atuar ao nível do desenvolvimento territorial com eficácia.

A otimização dos recursos disponíveis, municipais ou privados, através da coordenação setorial de iniciativas e pela abertura da tomada de decisão aos munícipes.

A capacitação dos agentes locais, públicos ou privados, para os processos de participação pública e cidadania.

A melhoria do acesso dos munícipes à saúde e à informação e serviços públicos e turísticos, nomeadamente tirando partido das virtualidades das TIC para a aproximação e facilitação do diálogo.

14

PACOPAR - Painel Consultivo Comunitário de Atuação Responsável. A atividade do Painel insere-se na dinamização de sinergias de forma a intervir positivamente na sociedade em áreas o ambiente a medição de impactos, prevenção de riscos na área ambiental, de saúde e de segurança, enquadramento paisagístico, informação sobre o valor acrescentado local das atividades empresariais, comunicação e integração com a comunidade.

28


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.