Plano Estratégico de Desenvolvimento 2015-2025 "Estarreja 2025"

Page 37

PLANO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO 2015-2025  ESTARREJA 2025

3.3. Fatores Críticos O diagnóstico e a análise sumariamente apresentada no subcapítulo anterior permitem relevar 11 fatores críticos para a competitividade, sustentabilidade e coesão social de Estarreja que importa considerar no decurso da definição da estratégia para os próximos dez anos. Prosseguindo a lógica de divisão nas três prioridades da estratégia europeia 2020, esses fatores críticos são: 

Crescimento Inteligente 1.

Diminuir a vulnerabilidade e exposição atual da economia local a flutuações da procura interna ou externa através de uma estratégia integrada de atração e retenção de empresas para/nas áreas de acolhimento empresarial do município (Ecoparque empresarial, incubadora e Quimiparque).

2.

Prover as condições necessárias para que as empresas localizadas no concelho possam competir de forma bem-sucedida nos mercados nacionais e internacionais, concorrendo em particular i) para os esforços subregionais de canalização e absorção de conhecimento inovador pelas empresas locais, alinhado com as áreas de especialização local e regional, ii) na mobilização coletiva por um contexto propício ao investimento sustentado nomeadamente na área dos custos energéticos e de transporte, e iii) na valorização de qualidades específicas de Estarreja, como a criatividade do seu setor cultural.

3.

Alinhar a oferta educativa com necessidades gerais do tecido empresarial e avaliar a conciliação da oferta formativa com as necessidades específicas do tecido empresarial.

4.

Consensualizar, criar e promover produtos turísticos a partir do diálogo e atuação integrada dos diversos atores numa conceção lata de promoção turística, procurando alargar o âmbito de atuação e partenariado em particular com os restantes concelhos do Baixo Vouga, bem como explorar as especificidades culturais e/ou naturais do concelho, com destaque para a Bioria e o Baixo Vouga Lagunar, o Casa Museu Egas Moniz e os eventos marcantes de Estarreja.

Crescimento Sustentável 5.

Devolver dinamismo ao centro urbano de Estarreja, através de intervenções integradas ao nível económico, social e urbanístico no centro da cidade e das vilas, contribuindo desta forma em paralelo para o alargamento da oferta de habitação de qualidade.

6.

Convergir para a equidade de acesso a serviços públicos de transporte, tendo a preocupação de minimizar a respetiva estrutura de custos.

7.

Melhorar e controlar a qualidade do ar, reduzindo a concentração de poluentes atmosféricos específicos, e assim contribuir para conciliar a atividade industrial com as restantes atividade no concelho, nomeadamente através do reforço e expansão do

27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.