Revista Duo - 049

Page 78

DUO SABORES

Hoje é dia de Pizza, bebê. Por Ademir Jr. Foto: Banco de imagens

O

prato de importação cultural mais brasileiro que existe, a pizza é a queridinha das mesas tupiniquins. Variações de massas, sabores, densidades, forma de cocção não diminuem o amor que temos por essa iguaria. É verdade que a pizza que foi criada na Itália, mais precisamente na região de Nápoles, origem mais aceita por historiadores, onde os italianos produziram pães chatos e redondos, com carnes, por cima.

78

Mas com o acréscimo do queijo e o do molho assim se criou o prato mais emblemático do mundo, os italianos fazem a pizza tradicionalmente, em tamanho individual, com massa fina, e o sabor clássico é marguerita. Mas quando chegou às Américas a pizza ganhou características peculiares. Em serviço, com os a la carte e rodízios. Em tamanho, vindo desde as individuais até as gigantes que são exemplo de coletividades e junção familiar e afetiva, e em sabores, onde principalmente no Brasil aparece

a criatividade verde amarela de combinar sabores, pratos e texturas, e desse criatividade que se faz o paladar nacional, por ser um país gigante em território e mais ainda em diversidade de sabores, gostos e costumes, que conseguimos consumir esse prato que é relativamente tão simples, de tanta formas que são sempre surpreendentes. Com base nisso, trago uma sugestão de pizza extremamente brasileira em ingredientes e espero que os agrade. Bom apetite e boa leitura.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.