Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

Page 87

apontou que num futuro próximo o mercado mobile será duas vezes maior que o mercado do desktop. Sendo assim existirá um novo mercado para os produtores de informação, e um novo mercado, constituído de mídias distintas, pedirá conteúdos diferentes, adaptados e alinhados as novas plataformas.

Considerando esse novo cenário será imprescindível ao jornalista entender que o receptor cada vez mais se portará de maneira agnóstica, isso porque acessaremos a internet ou qualquer outra rede que vier a ser criada ( é, a internet como a conhecemos também pode desaparecer), de diferentes plataformas e lugares. E entendendo esse novo comportamento do receptor, faz-se cada vez mais necessário a formação de profissionais que busquem otimizar a maneira como a notícias chegarão as pessoas.

Nick Bilton, designer, jornalista e pesquisador norte-americano, tem uma visão crítica a respeito dos sites de noticias e suas aplicabilidades nas mídias móveis.

Para

Bilton

os

atuais

sites

de

notícias

são

“burros”.

A idéia do pesquisador parte do pressuposto que a maioria dos sites de notícias não sabe as nossas preferências nem o que acabamos de ler. Tão pouco as plataformas dos sites de noticia se comunicam.

Quando acessamos um site pelo celular na rua e depois voltamos a visitá-lo no mesmo dia no desktop de casa, as notícias se repetem , isso porque o site, mesmo que tenhamos feito login nas duas visitas, não sabe quais notícias lemos, repete as mesmas matérias e manchetes, o que gera redundância.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.