Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

Page 85

Notícias no celular, no painel do carro, no e-reader, no tablet, no vídeo-game portátil , em toda sorte de brinquedos e gadgets digitais .Informação disponível ao alcance do dedo indicador em qualquer lugar, nos cafés, na praça,

no

metrô,

no

campo,

na

praia,

qualquer

lugar.

Ok, esta ainda não é uma realidade brasileira, uma pesquisa recente, da consultoria Acision, apontou que apenas 3% dos brasileiros acessam redes sociais via telefones celulares. Mas acredito que em breve crescerá a exemplo da Europa, onde cerca de 13,7% dos internautas acessam as redes sociais pelo telefone, e dos Estados Unidos onde o número é ainda maior, chegando a 18,7% dos usuários. E a tendência independente da área do Globo é crescer cada vez mais.

O assunto é mobile, esqueça o papel, concentre-se nas telas digitais. Telas de diferentes

formatos,

tamanhos

e

tecnologias.Telas

wide,

verticais,

circulares,telas que levaremos para todos os lugares. Telas médias (Ipad), pequenas (celulares), muito pequenas(relógios).Telas transparentes, touch-screen, "eye screen ", "movement sensitive" .

As mídias móveis ampliarão cada vez mais as maneiras como uma mesma notícia será apresentada. Características como a interação do receptor com o aparelho, o tamanho da tela, a velocidade de conexão e até mesmo a durabilidade das baterias terão de ser levadas em conta antes de uma publicação. O vídeo disponibilizado para um aparelho médio, a exemplo de um Ipad, será diferente do disponibilizado para um gadget menor, como um relógio. O tamanho de um texto para PC não se aplica a tela do celular. Assim


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.