Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

Page 30

Jornalismo é uma atitude: é ser curioso diante do mundo, é ser humilde para fazer perguntas e é ser transparente na divulgação da informação, revelando ao máximo todos os interesses envolvidos.

Eu não sei como vai ser o futuro do jornalismo. Na verdade, em nem sei mais o que é jornalismo: essa palavra já não significa quase nada para mim. Eu não sei se blogueiros amadores são mais ou menos jornalistas do que repórteres profissionais que não fazem nada além de reproduzir press-releases. Eu não sei se a palavra "jornalismo" será usada daqui a 10 anos. Eu não sei se todos os jornais do mundo vão falir ou se alguns vão se reinventar a tempo.

Eu não sei se o modelo de negócios das grandes empresas de mídia vai ser suficiente para sustentar os prédios imponentes e os bônus dos executivos. Mas de uma coisa eu sei: continuaremos precisando de gente que tenha a atitude de um jornalista. Se eu fosse dar um conselho só, seria esse: concentre-se na atitude, não no modelo de negócios.

o autor:

Dênis Russo é jornalista. Trabalhou como Diretor de Redação da revista Superinteressante e esteve à frente de projetos especiais da Editora Abril. Apesar de ser “do impresso”, como costuma dizer, herdou do convívio com os cibernéticos do Vale do Silício mais do que a mania de dominar o mundo. Hoje é Diretor de Conteúdo da WebCitizen , empresa que propõe estimular o engajamento cívico e aproximar cidadãos entre si e de seus governos por meio da cultura digital.

Twitter : @denisrb


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.