Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

Page 138

Durante 24 horas por dia e sete dias por semana temos notícias atualizadas a todo segundo, com o que há de mais importante acontecendo no mundo. E isso ocorre graças aos computadores do Google, sem a necessidade do trabalho de um único jornalista. Difícil é conseguir tempo para ler tudo!

Outros agregadores permitem que o leitor selecione qual será a origem das notícias, viabilizando certa personalização do conteúdo de acordo com os interesses do usuário. Dessa forma, é possível acompanhar somente os sites que você mais gosta em uma única página. Por exemplo, se você gosta de esporte, pode cadastrar somente sites ou blogs que possuam conteúdos relacionados a esse assunto e, sempre que você checasse o seu agregador, lá estariam as últimas notícias desse tema. No entanto, apesar de filtrar somente os sites e blogs pelos quais você tem interesse, pode ser que nem todos os textos sejam realmente aproveitáveis. Por exemplo, se você gosta somente de futebol japonês e não há um único RSS focado nesse assunto, você teria que executar uma re-filtragem visual no seu agregador de notícias buscando quais notícias são relacionadas ao futebol japonês e não somente ao futebol em geral.

Para evitar esse “problema”, muito usuários vêm descobrindo que podem usar as redes sociais como agregadores de notícia. Dessa forma, as redes de relacionamento atuam como verdadeiros filtros de informações, divulgando somente aquelas que se mostram mais relevantes e condizentes com os gostos específicos de cada usuário. Em uma rede social como, por exemplo, o Twitter, o usuário pode seguir perfis com um gosto parecido com o seu. No caso do nosso exemplo acima, você pode seguir pessoas que também gostem de futebol japonês. Assim, sempre que alguém encontrar uma notícia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.