Novos jornalistas: para entender o jornalismo hoje

Page 132

qual vive o jornalista – a informação da atualidade - que vai ser produzido aquilo que sempre costumamos chamar de jornalismo.

A constante interpretação e atualização da informação já existente, e agora digitalmente mais acessível, tem se intensificado em frequencia, e ao mesmo tempo em desafio. É o que apontam outros pesquisadores e profissionais do jornalismo. Marcelo Trasel, professor da PUC-RS, cobriu via Twitter as palestras que assistiu durante o 1º Simpósio Internacional de Jornalismo Online. Durante uma delas, a do diretor de integração e especialista em bases de dados do iG, Rubens Almeida, Trasel disse, com algum sentido, que um dos desafios do jornalismo hoje é “atualizar dados em matérias antigas, que ficam disponíveis via buscadores” (#sijol sábado, 29 de maio de 2010 10:22:01 via Seesmic).

Com todas as reportagens, notícias e opiniões possíveis disponíveis na internet, a maior dificuldade do(s) jornalismo(s) existente(s) parece ser a de tornar este emaranhado de informação e opinião em algo singular. Algo que seja ao mesmo tempo atrativo ao leitor e importante para a sociedade. Que seja novidade, mas que também não se restrinja só em ser a mais-novainformação-da-última-hora, e sim que traga um mínimo necessário de aprofundamento. O que, por sua vez, evitaria o afogamento na hipernovidade desprovida de qualquer sentido, um dos males tão ordinários hoje em nosso cotidiano recheado de links e esvaziado de significado.

Uma das formas que o jornalismo tem para usar a seu favor nestes tempos ultramodernos é, justamente, a recombinação. Se existe tanta coisa assim para nos informar e nos deixar perdido, então que aproveitemos esse


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.