3 minute read

Tomás Lacerda Campeão da Europa e Portugal Conquista 4 Medalhas

No Campeonato da Europa de SUP que se disputou em Peniche entre os dias 14 e 22 de outubro, Tomás Lacerda é o campeão, Portugal conquistou 4 medalhas e termina em quarto na geral.

Advertisement

Foi logo o terceiro dia do EuroSUP 2023 que começou histórico para Portugal, com a Seleção Nacional orientada por Ricardo Rodrigues a con- quistar uma medalha de ouro, através de Tomás Lacerda no SUP Race Sprint, uma prata e um cobre, no SUP Wave, através dos juniores Joana Andrade e Guilherme Olim, respetivamente.

O dia começou com ondas clássicas no Lagide, pelo terceiro dia consecutivo, que coroaram o francês Benoit Carpentier e a espanhola Alazne

Arrucoechea como campeões da europa open de SUP Wave , e os espanhóis Joan Garcia e Julieta RodriguezVillamil como campeões junior, deixando Portugal com uma prata e um cobre.

Tomás Lacerda ainda marcou presença na final de repescagem de SUP Wave, mas não conseguiu chegar à grande final. Um esforço que tornou a sua emocionante vitória no Sprint, à tarde, ainda mais notável.

Depois de passar vários heats complicados, Tomás teve uma final atribulada, caindo no caminho para a boia, mas recuperando, dando a volta de forma impecável e apanhando uma onda que o recolocou na luta pela vitória. Chegou à areia lado a lado com o dinamarquês Christian Andersen, mas bateu-o na corrida pela areia num literal “photo finish”. Foi a explosão de alegria na praia e um momento extremamente emotivo para os portugueses.

“Um dia com que sonhei a vida toda”, assumiu Tomás Lacerda ainda a quente, acrescentando: “Foi uma manhã de surf e uma tarde de race. É o que gosto de fazer e poder competir nos dois e ganhar aqui o título europeu é um dos meus sonhos, falta ser campeão mundial. Depois é poder estar aqui com esta equipa incrível, poder representar Portugal e agradecer ao presidente João Aranha que nos bons e maus momentos, desde o ano passado em que me lesionei no joelho no Europeu e perdi o meu pai, ele esteve sempre ao meu lado e vou festejar esta vitória como se fosse com o meu pai.”

A Seleção Nacional terminou o Campeonato da Europa de SUP da melhor manei- ra, com a medalha de bronze na prova de equipas (“team relay”), atrás de Espanha e França e com o quarto lugar da geral, atrás da nova campeã Espanha, de França, campeão mundial em título, e Itália. E com quatro medalhas, já que contabiliza, além da conquistada no último dia, um ouro, por Tomás Lacerda (Sprint), uma prata, por Joana Andrade (SUP Wave junior) e um cobre, por Guilherme Olim (SUP Wave junior).

Um quarto lugar que cumpre o objetivo proposto para este EuroSUP da Federação Europeia de Surf (ESF) e que, de acordo com o presi- dente da Federação Portuguesa de Surf (FPS), é mais um passo positivo no caminho que o SUP nacional se propõe trilhar:

O presidente da FPS João Aranha disse no final “Estamos satisfeitos pois melhorámos o quinto lugar conquistado na Dinamarca o ano passado e ainda sagrámos Tomás Lacerda campeão da Europa além de mais duas medalhas, com a Joana e o Guilherme e o bronze por equipas. Chegámos a acreditar até que o terceiro lugar na geral estaria ao nosso alcance, mas a Itália está mais forte, fruto do grande investimento que tem feito na modalidade nos últimos anos com a prospeção de talentos internacionais de ascendência italiana.”

“A nossa estratégia é muito diferente da italiana e a nossa capacidade de investimento é muito menor, mas apostamos na prata da casa. Temos uma nova geração de atletas que está a emergir e que soubemos aplicar nesta Seleção, tanto no Mundial ISA como agora neste Europeu, numa equipa que misturou muito bem a experiência e a juventu- de e digo com a máxima confiança que estamos em franca evolução com esta modalidade.”

Seleção Nacional

Filipe Meira

(Surf Clube de Sesimbra)

Ângela Fernandes

(Surf Clube de Viana)

Tomás Lacerda (Lusófona Surf)

Verónica Silva

(Clube Naval do Funchal)

Carlos Fidalgo (Peniche Surf Clube)

Paulo Freitas

(Ludens Clube Machico)

Guilherme Faria

(Clube Fluvial Vilacondense)

Guilherme Olim

(Ludens Clube Machico)

Maria Silva

(Clube Náutico de Prado)

Joana Andrade

(Clube Naval de São Vicente)

Francisca Costa (Vila do Conde Kayak Clube)

Carlota Rodrigues (Clube Naval do Funchal)

Lourenço Viveiros (Ludens Clube Machico)

Notícias do Surf Clube de Viana

This article is from: