11 minute read

Um Mar a Perder de Vista

Sente-se a mudança e a dinâmica mal entramos no recinto do Salão Náutico. Graças ao projeto do arquiteto Renzo Piano o Waterfront di Levante, que continua a bom ritmo e estará finalizado em 2024, a cidade está cada vez mais ligada ao local.

Onovo espaço é amplo e aberto, sem o muro que separava as várias docas da Waterfront Marina do Porto de Génova, os novos canais e mais postos de amarração, a ilha azul, onde se integra o Pavilhão Azul, notam-se e dão uma envolvência única ao Salão.

Advertisement

Para a Associação Italiana da Indústria Náutica (Confindustria Nautica), o Salão é uma ferramenta essencial para decisores de políticas industriais, proporcionando discussões estratégicas e promovendo a competitividade e um futuro sustentável. O evento é um centro de informação e formação, des- Com taque para a conferência FORUM23, com o patrocínio da Comissão Europeia e o projeto Italian StartUp para promover produtos Made in Italy.

As World Premières e as novidades foram muitas. Vários Flagships e os fabricantes estiveram em destaque e o Salão deu visibilidade a produtos inovadores com os Design Innovation Awards e celebrou a cultura marítima com diversas experiências no mar.

As ações durante o Salão, as novidades, os lançamentos, as World Premières são tantas e tão diferenciadas, que a sensação é de um mar a perder de vista. Realçamos a Marina de Vilamoura e a Marina de Lagos que estiveram presentes a promover a sua oferta. As presenças habituais em salões internacionais já nos habituaram ao seu dinamismo, à sua disponibilidade para promover o que fazem, a sua oferta, a região e o nosso país.

A indústria náutica italiana, que ultrapassou os 7 mil milhões de euros em 2022, lidera a produção de iates de luxo, representando quase metade das encomendas globais. A Ligúria é a primeira região italiana em valor acrescentado no setor e emprega mais de 3.400 pessoas. Do ponto de vista do turismo, é o principal destino italiano para iates registados e o segundo em número de postos de amarração.

A cadeia de abastecimento complexa conta com 19.000 unidades locais de produção, emprega mais de 187.700 pessoas e gera uma mais-valia de mais de 11 mil milhões de euros, com um forte impacto na economia.

As Flagships

Foram mais de 1.000 barcos a motor, veleiros, catamarãs e semi-rígidos na água. A Azimut apresentou os no- vos modelos Magellano 60 e o Verve 48. O Magellano 60, com 18.47 metros de comprimento, destaca-se pelo espaço e conforto, incluindo um amplo flybridge e um cockpit que se transforma numa esplanada. Os interiores beneficiam de luz natural através de grandes janelas. Já o Verve 48, com 15,03 metros, apresenta uma área de popa integrada por duas escadas de banho e o cockpit abre-se para criar uma esplanada com vista para o mar. Impulsionado por três motores Mercury Verado de 600 cv, o Verve 48 ultrapassa os 50 nós de velocidade máxima, destacando-se como uma opção rápida para fins de semana desportivos.

A Prestige, marca do gigante francês Beneteau, apresentou o novo catamarã M8, construído no estaleiro Groupe Beneteau Italia em Monfalcone, inspirado nas alegrias do cruzeiro e, como alega, no art de vivre, graças aos seus 275 metros quadrados de espaço habitável. Tem 19,82 metros de comprimento e uma largura máxima de 8,85 metros. A unidade é impulsionada por dois motores Volvo Penta V-Drive de 600 cv, atingindo uma velocidade máxima de 21 nós.

A Capoforte apresentou o SX200 Collezione Cinque Terre, na cor Chalk Grey, também projetado por Christian

Grande. Com 6.1 metros de comprimento por 2.40 metros de largura. Pode levar até 8 pessoas a bordo, e tem o número 20 em destaque, uma homenagem aos números de corrida do passado, que se destaca nos lados do casco. É equipado com um único motor fora de borda Yamaha. A potência máxima que pode ser instalada é de 150 cv.

A FIM (Fabbrica Italiana Motoscafi) completou a sua gama desportiva ao apresentar a estreia mundial o novo Regina 440 walk-around, que se junta aos outros modelos da coleção: o 470 e o 340. Projetado por Alessandro Lottici, Arianna Bianchi e Silvia Capelli.

A Invictus expôs o Invictus TT420 Vogue White. Com 12,30 metros de comprimento por 4,15 de largura máxima. Entre as características marcantes do TT420 estão o hard-top em fibra de carbono, o para-brisa em vidro completo, as passagens confortáveis, o convés de popa e a dinette a meio navio onde os lados podem (opcionalmente) ser equipados com terraços rebatíveis com vista para o mar. O Invictus TT420, que pode acomodar 12 pessoas. O modelo é impulsionado por dois motores Volvo Penta D6 de 440 cv.

A Solaris Power apresentou o seu mais recente barco aberto: o Solaris Power 52, que ostenta a assinatura de um dos estúdios mais estabelecidos no setor de barcos de alto desempenho: Victory Design liderado por Brunello Acampora. Com 16,20 metros de comprimento e uma largura máxima de 5 metros, o Solaris Power 52 destaca-se pelo seu casco em V profundo e proa estrelada que garantem uma navegação suave, e pelo amplo espaço no convés acessado a partir da área da praia com elevador para o tender. Os motores podem ser dois IPS 650 ou dois IPS 800, alcançando uma velocidade máxima de 30 e 24 nós, respetivamente.

Já o SX100, o novo crossover da Sanlorenzo, privilegia o espaço (comprimento de 30,53 metros e uma largura de 7,70 metros) e a funcionalidade que se unem para criar grandes espaços abertos em contacto direto com o mar. Para otimizar a eficiência energética, o Sanlorenzo SX100 é impulsionado por quatro motores Volvo Penta IPS de 800 cv que permitem uma velocidade máxima de 23 nós e uma velocidade de cruzeiro de 20 nós.

Outras embarcações apresentadas no Salão

A Joker Boat apresentou o Clubman 32 cabin cruiser. O Estaleiro apresentou ainda parcerias com a Raymarine,

Yamaha e General Plastic. O Princess Y95 é a nova flagship da classe Y da Princess Yachts. Projetado pelos gabinetes britânicos Olesinski e Pininfarina, o novo Princess Y95 destaca-se por um nível totalmente novo de design e funcionalidade. Com 29.10 metros de comprimento, possui um casco diferenciado na proa, que garante uma navegação perfeita e dois motores MAN V12-2000s, atinge a velocidade máxima de 25 nós. O Cantieri Capelli alargou a sua Luxury Line com o Tempest 42. Uma embarcação pneumática com quase 13 metros de comprimento por 3.60 metros de largura. A configuração máxima do motor é de dois motores fora de borda de 450 cv.

Também estiveram em exposição o monocasco a motor AMER 120 de 35,50 m, os monocascos à vela CNB 78 de 24,85 m e o GS 72 de 23,75 m. O catamarã à vela

Fountaine Pajot 59 de 18,78 m. Os superbarcos SNO Novamarine - Black Shiver 160 de 16,70 m e o SACS Tecnorib - Strider 15 de 15,00 m. O semi-rígido New Jolly - Prince 50 de 15,05 m e largura 4,68 m (o mais longo e o mais largo).

Suzuki apresentou o novo motor DF250

Kuro 250 cv

A Suzuki Marine lançou o motor fora de borda DF250

Kuro de 250 cavalos durante o Salão. Este novo modelo destaca o sólido motor V6 de 6 cilindros inclinado a 55 graus, com 4 litros de capacidade e 4.028 cc.

No competitivo mundo das grandes potências, o DF250 Kuro destaca-se como um motor versátil adequado para instalações individuais e múltiplas. Após o lançamento dos modelos de “top de linha” de

300 e 350 cavalos no ano passado, a Suzuki agora adiciona o DF250 Kuro à sua linha de motores potentes.

Com um motor V6 de 4.028 cc, distribuição de válvulas va-

Cada vez mais veleiros em Génova do eixo de acionamento em relação ao virabrequim proporciona maior compacidade, melhor equilíbrio de peso e estabilidade direcional, reduzindo as vibrações.

Recentes modelos da Yamaha

A Yamaha apresentou os mais recentes modelos. Expôs toda a gama de motores de fora de borda, incluindo a nova linha Premium - XTO 450hp e 400hp - e a série High Power, que agora conta com os novos motores de 200hp e 150hp.

Além disso, a Yamaha re- velou mais novidades para a Waverunner 2024, apresentando 9 modelos totalmente renovados, alinhados com as últimas tendências tecnológicas.

Os mega-iates

Dentro dos pacotes Capelli Empowered by Yamaha, destacam-se três adições: o Tempest 900 Luxe, impulsionado por dois motores de 250 cavalos de potência; o Tempest 42, equipado com dois motores brancos Yamaha XTOs, fornecendo 450 cavalos de potência; e o compacto TE480, movido por um motor de 40 cavalos de potência.

Honda Marine surpreendeu com o lançamento mundial do BF350 V8

A Honda Marine marcou posição com o lançamento do novo motor fora de borda BF350 V8. Este motor inovador combina potência máxima com uma notável eficiência de combustível.

Equipado com um motor V8 de 5 litros a 60 graus e a tecnologia VTEC™ (Variable

Valve Timing and Lift Electronic Control), o BF350 oferece um desempenho com baixo ruído e vibração. Está disponível nas cores Aquamarine Silver e Grand Prix White. O modelo topo de gama da Honda destaca-se pela tecnologia avançada, incluindo um motor V8 de 32 válvulas, NMEA2000, PGM-Fi (Injeção Programada de Combustível), BLAST (Binário Aumentado a Baixa Rotação), ECOmo (Motor de Economia Controlada) e sistema 4-STROKE.

Além disso, o BF350 apresenta recursos como tilt automático, cruise control e support trim, proporcionando uma experiência de navegação otimizada. No modo BLAST™ (Boosted Low Speed Torque), o BF350 oferece aceleração instantânea e poderosa, enquanto o sistema ECOmo otimiza o consumo de combustível em velocidades constantes. O VTEC™ entra em ação quando é necessária potência extra, garantindo um pico de aceleração.

Sentir o mercado em números

Durante a conferência Boating Economic Forecast, foi apresentada mais uma “Nautica in Cifre – LOG”, o anuário estatístico produzido pela Confindustria Nautica em parceria com a Fundação Edison e com o patrocínio do Ministério Italiano para as Infraestruturas e Transportes.

Saverio Cecchi, Presidente da Confindustria Nautica: “Como antecipado esta manhã durante a conferência inaugural para os nossos representantes institucionais e convidados, as estimativas feitas no início do ano pelo nosso Departamento de Pesquisa e Inteligência de Mercado em relação à tendência da indústria náutica em 2022 revelaram-se precisas: o setor ultrapassou mesmo a barreira dos 7 mil milhões de euros de volume de negócios, um valor nunca antes alcançado”.

No setor de superiates, os estaleiros italianos representam 50% das encomendas mundiais. O número real de empregados subiu para 28.660, confirmando a tendência positiva de emprego (+8,8% em comparação com o ano anterior) que caracterizou todos os setores da indústria, afetando positivamente o turismo náutico.

A contribuição do setor náutico para o PIB do país foi de mais de 6,1 biliões de euros em 2022, um aumento de cerca de 20% em comparação com o ano anterior.

Como apontou o Marco Fortis, Diretor e Vice-Presidente da Fundação Edison, a força motriz do setor provou ser mais uma vez as exportações, que continuam a fortalecer ano após ano: “Itália, o principal exportador mundial de barcos e iates, atingiu um valor recorde de 3,74 biliões de euros no ano deslizante até junho de 2023. Deve ser lembrado que, em 2022, as exportações italianas de unidades náuticas atingiram uma quota de 18,3% do total global, e 88% da produção nacional de construção naval é direcionada para o exterior”, apontou Fortis. A cadeia de abastecimento complexa conta com 19.000 unidades locais de produção, emprega mais de 187.700 pessoas e gera uma mais-valia de mais de 11 mil milhões de euros, com um forte impacto na economia.

Nesta fase de expansão, os mercados que registaram as taxas de crescimento mais interessantes em 2022 em comparação com o ano anterior são claramente os mercados tradicionais: entre os países não pertencentes à UE, os EUA consolidam a sua supremacia como o principal importador de unidades náuticas produzidas em Itália, com um aumento de 57%; o Reino Unido passa para o segundo lugar com um duplicar das importações (+108%).

Os Design Awards

Os prémios de Design estão em grande e os vencedores da 4ª edição do Prémio de Inovação em Design foram o LEVANZO 25 da Lilybaeum Yacht Srl para Barcos à Vela ou a Motor até 10m de comprimento. O DUFOUR 41 da Dufour para Barcos à Vela até 14m de comprimento. O JEANNEAU YACHTS 55 da Jeanneau para Barcos à Vela com mais de 14m de comprimento. O FRAUSCHER 1212 GHOST AIR da Frauscher para Barcos a Motor até 14m de comprimento. O MAGELLANO 60 da Azimut para Barcos a Motor com mais de 14m de comprimento, por um casco de duplo uso que otimiza o consumo de combustível e reduz as emissões, com soluções de vida a bordo que se concentram na qualidade de vida a bordo. O SX100 da Sanlorenzo para a categoria de Superiates com mais de 24m de comprimento, pela disposição original do design que continua a impressionar com novas soluções para comunicação com o exterior e um cuidado pela qualidade excepcional. O FLYER 36 da Ribitaly Srl para a categoria de Ribs, graças à interpretação agradável do RIB de tamanho médio que integra todas as funções a bordo necessárias para um uso versátil O PRES-

TIGE M8 da Prestige para a categoria de Multicascos, graças a uma interpretação original do multicasco que proporciona espaços confortáveis e um excelente nível de navegabilidade. O motor BF350 da Honda em Equipamentos e Componentes Náuticos, que se destaca pelas suas soluções eletrónicas e mecânica avançada, otimizando a eficiência e o desempenho do motor. O RADAR DOME GMR XHD3 E HD3 da Garmin em Software e Eletrónica a Bordo.

O Júri também concedeu duas Menções Honrosas: uma à Northern Light Srl pelo ECORACER 30 ONE DESIGN e outra à Mediter Yachts Srl pelo VELJA 43. O Prémio Ligúria Internacional também foi entregue, premiando o design da pega Oblò da F.lli Razeto e Casareto. O Prémio de Inovação Excepcional para esta 4ª edição do Prémio de Inovação em Design foi atribuído à Bluegame pelo seu BGH.

Este ano, o Comité de Direção do Prémio de Inovação em Design decidiu também atribuir dois Prémios de Carreira Excecionais para celebrar o 50º aniversário de dois estaleiros italianos emblemá- ticos, um ao Gruppo Permare, um estaleiro fundado em Sanremo em 1973, e outro ao Cantiere del Pardo, uma marca histórica que produz iates à vela e a motor de alta qualidade desde 1973.

Start-ups inovadoras no mar

Na iniciativa de start-ups inovadoras foram apresentadas dez empresas que estão a trabalhar na náutica, mas também na proteção do mar e dos seus ecossistemas: Galvani Power (baterias rápidas de grande capacidade); Goldelite (produtos de design com materiais inovadores e sustentáveis); Immersea (conteúdo digital imersivo em RV e IR para explorar o fundo do mar); InNavi (serviço de marketplace para aluguer de barcos entre particulares e formação para navegação totalmente digital); Linkable (propõe uma nova ideia de mobilidade leve, segura e sustentável, projetando bicicletas e scooters elétricas mais inteligentes); MyMine (um serviço de rastreamento para manter o controlo sobre o que importa); AcquaCarbon (especializada no design e produção de componentes em fibra de carbono, incluindo o Easyway); OceanHIS (BlueBox Integrated System, um laboratório portátil para monitorizar o estado de bemestar do mar); Leonardo Pedestal (uma coluna dispensadora modular e inovadora com sistema de ar condicionado para barcos de pequeno e médio porte) e a Yacht Specialist (a primeira rede social dedicada a profissionais de navegação de lazer para promover empresas e profissionais da indústria).

Os números a fechar

A 63ª edição do Salão Náutico Internacional de Génova encerrou com 118.269 visitantes (+13,9%). O evento apresentou 1.043 marcas, um aumento de 4,5% em relação a 2022, com mais de 1.000 barcos de 2 a 40 metros de comprimento e 143 novos lugares na água devido à abertura dos novos canais. Foram exibidas 184 estreias e novos designs (+9,5% em comparação com 2022) e realizados 3.190 testes no mar. Além disso, ocorreram 120 conferências e workshops.

Giovanni Toti, Presidente do Conselho Regional da Ligúria refere que: “Os operadores falam de números extraordinários de vendas e de muito apreço por parte do público, mais do que esperavam. Esta edição demonstra como o Salão Náutico de Génova está cada vez mais associado à Ligúria e a Génova. Assim como são sinónimos da Ligúria e de Génova, setores como a Náutica, a construção naval, marinas turísticas e muitos outros setores no coração da economia azul.”

A organização da 64.ª edição, agendada de 19 a 24 de setembro de 2024, já começou.

Notícias da Câmara Municipal de Aveiro

This article is from: