2 minute read

Projeto “Oceanum Liberandum” em Sesimbra

Mergulhadores da Marinha marcam presença em limpeza subaquática e inativam engenho explosivo submarino em Sesimbra.

Uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 2

Advertisement

(DMS2) marcou presença no dia 27 maio, em Sesimbra, na segunda edição do projeto “Oceanum Liberandum”.

Durante esta atividade um bombeiro mergulhador que participava na operação de limpeza, detetou, no leito do porto de pesca de Sesimbra, um objeto suspeito que se veio a identificar como um engenho explosivo.

A Polícia Marítima, que se encontrava no local a efetuar segurança às atividades, procedeu ao isolamento da zona onde o objeto foi detetado, tendo solicitado o apoio de uma equipa de mergulhadores da Marinha especialista em inativação de engenhos explosivos.

Esta equipa do Destaca- mento de Mergulhadores Sapadores Nº1 (DMS1) deslocou-se de imediato para o local, tendo confirmado tratar de um engenho explosivo, encontrando-se em muito mau estado, circunstância que o tornava ainda mais perigoso.

A equipa de mergulhadores da Marinha removeu o objeto para águas mais profundas fora do porto de Sesimbra, com apoio da lancha do ISN, e procedeu à sua inativação já a uma distância segura.

A Marinha alerta para a importância de não manu- sear qualquer objeto que se assemelhe a um engenho explosivo, devendo, quem eventualmente encontre, comunicar de imediato às au- toridades.

O projeto “Oceanum Liberandum” tem como objetivo reunir o maior número de mergulhadores de todas as origens, recreativos, profissionais, das forças armadas e da segurança e proteção civil, voluntários numa demonstração de força e união pela proteção dos oceanos e da vida marinha, tentando, simultaneamente, o recorde de 24 horas de limpeza su- baquática.

Esta atividade, que reuniu diversas entidades da Ma- rinha, Autoridade Marítima Nacional, do Corpo Nacional de Bombeiros e da comunidade de mergulhadores, demonstra o compromisso da Marinha e restantes entidades para com a conservação dos oceanos, com a preservação da vida marinha e com a segurança de todos os que fazem do mar a sua segunda casa.

O que é a Oceanum Liberandum?

A Oceanum Liberandum é uma associação sem fins lucrativos que visa quebrar as barreiras verbais e colocar as mesmas em prática. Lutamos por um planeta azul e verde e confiamos nos nossos sócios e voluntários para nos ajudar nesta gratificante jornada.

O nosso berço é Portugal, mas a nossa área de atuação prolonga-se a cada canto que o ser humano pode pisar e nadar.

Quais os objetivos da ONG?

Esta é a comunidade daqueles que querem fazer parte da mudança nos oceanos. Numa geração em que a mãe natureza grita por ajuda, nós vamos acudir e prevenir danos futuros.

Entre limpezas subaquáticas e de praias, eventos e divulgações de consciencialização ambiental, educação ambiental e oceanográfica e muito mais, existe sempre espaço para novas ideias, podes a qualquer momento contactar-nos e ser a mente por trás de um ambicioso projeto para ajudar o nosso planeta, estamos cá para ajudar!

O que conquistámos?

Em 2022 quebramos 2 Guinness World Records. Com 597 mergulhadores conquistamos a maior limpeza subaquática em 12h e com 150 fotos criámos a maior exposição fotográfica subaquática.

Em todas as acções de 2022 tirámos de praias e fundo do mar 4000kg de lixo.

This article is from: