Notícias do Mar n.º 381

Page 39

Notícias do Mar

O novo Barco nos testes de estabilidade

Fases da construção 2

Fases da construção 1 A Muleta aparelha com um mastro inclinado para vante onde iça e enverga a vela grande, latina de bastardo triangular, e com dois longos e fortes portalós, um à vante, lançado para fora da proa, e o outro à ré, para fora da popa da embarcação que, cada um deles tem duas funções, uma para amurar as velas da vante e as velas da ré respectivamente, e a outra função é a de amarrar às suas extremidades os cabos do arrastão da arte “da tartaranha”.

A Muleta é um barco de Vela que tem algumas particularidades específicas muito interessantes, a da sua roda de proa ser acentuadamente curvilínea e ferrada com esporões de aço, que lhe dão um aspecto bastante ofensivo, porque segundo os antigos, servia para dissuadir os barcos piratas que demandavam a nossa costa, de aproximarem-se dela e, segundo consta, havia algumas destas embarcações que também tinham essa ferragem nas duas bordas.

A outra particularidade é a de durante a faina da pesca do arrasto esta embarcação deslocar-se com o casco atravessado ao vento e à corrente, para conseguir fazer o arrasto, propulsionada pela acção do vento nas nove velas que enverga, in-

cluindo a grande, como verão nas imagens. A Muleta tem o fundo chato, mas tem uma quilha que a torna mais marinheira ao navegar à bolina, quando se desloca para o local da pesca do arrasto, ou para regressar ao porto de abrigo.

Desenhos antigos da Muleta 2018 Setembro 381

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.