Notícias do Mar n.º 346

Page 37

Notícias do Mar

teira até à foz. Das conclusões destes diagnósticos, será extraída matéria substantiva para levar a debate no Congresso do Tejo III, bem assim como avaliar as situações, encontrar soluções, apontar caminhos para que sejam tomadas as devidas medidas, eficientes, para a construção do futuro sustentável e sustentado do nosso rio grande. É este o contributo que a Tagus Vivan quer dar, para que as Conclusões e Recomendações, tanto das Conferências como do Congresso conclusivo, sejam levadas em conta na próxima Legislatura.

Um Rio como o Tejo, se não for navegável, deixa de cumprir uma das principais funções para que nasceu! Sendo a navegação uma actividade que exige um conjunto alargado de requisitos hidráulicos, técnicos, económicos, sociais e ambientais, é indispensável fazer uma análise rigorosa e realista da sua viabilidade, o que só é possível com dados fiáveis e objectivos explícitos. O Ciclo de Conferên-

cias do Tejo, preparatórias do Congresso do Tejo III, será aberto com a Conferência sobre a Navegabilidade do Tejo que é terá lugar na cidade de Vila Franca de Xira, que está marcada para o dia 19 do próximo mês de Novembro, por esta cidade estar situada num lugar privilegiado. A ponte aí existente tem dividido a autoridade que tutela a utilização do rio Tejo, marítima a jusante, fluvial a montante. A conferência inclui os seguintes 5 temas fundamentais:

Objectivos da navegabilidade Viabilidade hidráulica da navegabilidade Gestão da navegabilidade Interacção da navegação com outros usos da água Zonamento da navegabilidade A abordagem de cada tema tem o seguinte fio condutor: Descrição da navegação actual, identificação das necessidades previstas, cenários técnicos e económicos de aumento de navegação e indicação dos passos necessários para atingir esse objectivo.

2015 Outubro 346

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.