Notícias do Mar n.º 344

Page 59

Motonáutica

abriu uma vantagem considerável sobre o segundo lugar, deixando Selio as garras do italiano Alex Carella que ganhava algum espaço. O barco BABA nos pareceu muito instável em águas difíceis e tanto o MOORE como os DAC, tem melhor desempenho. Sami Selio acabou por protagonizar o acidente mais espetacular da prova na volta 26, quando era ultrapassado por Alex Carella. Conseguimos captar as imagens do acidente e apesar das reclamações de Sami contra Carella, o italiano fez o que lhe competia na prova. Não houve toque entre os barcos e tivemos o cuidado de verificar o barco de Carella após a prova. Bandeira Amarela muito eficiente no Porto Depois do final triste de Evian sob a bandeira amarela (totalmente desnecessário), a ação de resgate no Porto mostrouse muito eficiente. Apesar da gravidade do acidente de Sami Selio, o resgate foi muito rápido e a corrida voltou a ter a sua re-largada como deve ser. Chiappe não vacila e vence Na largada após a bandeira amarela Philippe Chiappe não deu margem a discussões sobre sua posição, abriu na frente com Carella e Cantando buscando as posições seguintes. Foi mais uma disputa empolgante para o público entre os dois italianos, mas Cantando cometeu erros sucessivos e Carella aproveitou para manter a terceira posição. Erik Stark do Emirates Team aproveitando o duelo entre os italianos, ultrapassa e assume a segunda posição em busca de Chiappe, que já havia conseguido uma boa vantagem. O piloto sueco fez uma corrida impecável conseguindo 15 pontos para somarem aos 12 já conseguidos e ficar empatado no campeonato com Youssef Al Rubayan com 27 pontos. Em quinto terminou Shaun Torrente para marcar 7 pontos e conseguir ainda se manter na liderança do campeonato. Com o BABA que está competindo,

O público esteve presente em massa nas duas margens. muito dificilmente conseguirá lutar pelo campeonato. O americano teve que fazer milagres para se manter na raia do Porto, já que seu barco era muito instável e o motor não apresentava um desempenho similar ao dos líderes da prova. Surpresa foi mesmo o sexto lugar do finlandês Filip Roms da Mad Croc Baba Racing, que tendo largado na 13ª posição conseguiu ir subindo ao longo da prova evitando problemas. Youssef Al Rubayan terminou em 7º lugar, mas não foi competitivo nessa etapa, para não dizer decepcionante. Foi um fim de semana difícil para o F1 Atlantic Team que teve o barco de Duarte Benavente abandonando a prova na volta 23, com quebra do motor. O oitavo lugar ficou com Thani Al Qamzi no seu regresso as corridas.

Em nono ficou o francês Christophe Larigot com um MOORE do EMIC Team que pertence a norueguesa Marit Stromoy. Na décima posição ficou Ahmed Al Hameli do Emirates Team, que teve também que fazer milagres com o seu BABA. Vem a China (Liuzhou) em outubro Fazendo uma análise com base nos 2 últimos anos, a China tem sido um palco propício para os DAC, mas não devemos esquecer que os MOORE tem obtido resultados consistentes nas mãos do atual Campeão Mundial. Mesmo tendo condições mais estáveis do plano de água, não nos parece que seja uma opção para os pilotos que utilizam os BABA. O MOOL-

GARD pode também surpreender com Andersson que é sempre muito rápido e teve problemas no Porto. Vamos esperar que Duarte Benavente consiga ter um motor que faça sentido no conjunto barco/piloto que parece estar bem afinado.

Classificação do Campeonato após 3 etapas

Classificação do GP de Portugal (Porto) 1

1

Philippe Chiappe

FRA

CTIC China Team

36

0:49.68

0:00

20

2

28

Erik Stark

SWE

Emirates Team

36

0:51.02

4.25

15

3

6

Alex Carella

ITA

Team Abu Dhabi

36

0:50.69

5.39

12

4

24

Francesco Cantando

ITA

Motorglass F1 Team

36

0:51.59

13.66

9

5

77

Shaun Torrente

USA

Victory Team

36

0:52.01

15.53

7

6

5

Thani Al Qemzi

UAE

Team Abu Dhabi

34

0:52.59

L1

5

7

12

Filip Roms

FIN

Mad-Croc Baba Racing Team

35

0:52.11

L1

4

8

9

Youssef Al Rubayan

KUW

F1 GC Atlantic Team

35

0:53.08

L1

3

9

51

Christophe Larigot

FRA

Team EMIC

34

0:53.85

L2

2

10

27

Ahmed Al Hameli

UAE

Emirates Team

34

0:53.90

L2

1

2015 Agosto 344

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.