Notícias do Mar n.º 343

Page 50

Pesca Desportiva

Quais são os locais que mais gosta de pescar a nível de provas? Em competição não tenho preferência por locais, pois tenho que estar preparado para todos. Mas, é normal que sinta mais ou menos confiança em determinados locais. Por isso, não pode existir relaxamento, quando estou em competição. Pesca com que canas e carretos? Gosto de usar material funcional. E, por isso, a marca ou o modelo não é o mais importante. Mas as canas Tubertini e os carretos Shimano são a minha preferência. Que linhas prefere? Em relação às linhas tenho abordagem idêntica. Mas, tanto quanto possível, utilizo linhas Seaguar e Tubertini,

embora utilize também outras mais baratas, e com excelentes resultados. O que gostaria de ver alterado nos atuais regulamentos de competição? Tenho acompanhado, e também sugerido, algumas alterações que têm sido efetuadas no sentido de se melhorar o atual modelo competitivo em Portugal. Sinto que esta direção da F.P.P.D.A.M. está motivada e direcionada para que se construa um modelo competitivo mais próximo das competições internacionais, com a finalidade de melhorar o rendimento da seleção nacional. É uma visão interessante, embora haja sempre outras pessoas que possam ter outras opiniões, com pormenores que possam ser discutíveis. Atualmente qual

ou quais são os seus pescadores preferidos? Nacionais e estrangeiros? Em Portugal há vários que admiro bastante, mas tenho que realçar aqueles que ultimamente têm obtido bons resultados e têm-se mantido no topo, e os meus colegas de seleção. A nível internacional, o luso-luxemburgês Robert de Sousa, com quem tenho tido o privilégio de competir nos últimos campeonatos do mundo, tem demonstrado muita experiência, e da qual também já tenho beneficiado. Em relação ao top mundial, os italianos fazem um campeonato à parte, com destaque para Marco Volpi. Que conselho dá aos mais novos que estão agora a começar?

Se nascerem com o “bichinho” da pesca arranjem um bom professor, que esteja por dentro da pesca – se for de competição, melhor - e com o qual se identifiquem. Têm que ter paciência, para ouvir e observar, porque nem sempre a “coisa” funciona, pois só assim podem desenvolver as qualidades para poderem partir para um nível competitivo mais elevado. Com “prazer” e “escola” consegue-se bons resultados. Algum agradecimento especial? Quero agradecer à minha família, especialmente à minha esposa e filhos, pela paciência e sacrifícios que têm feito, e a todos os que me ajudaram. Incluo também todos os que fazem da pesca um desporto de excelência.

A formação é fundamental para os mais novos 50

2015 Julho 343


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.