Notícias do Mar n.º 337

Page 51

Pesca Desportiva

0,50mm, com comprimento entre um metro e uma braça. Numa das extremidades da montagem (virada para o lado do pescador) colocase um destorcedor normal, para unir ao chicote; na outra extremidade um destorcedor de rolamentos com agrafo onde se prenderá uma rabeira. O motivo deste destorcedor ser de rolamento é pelas elevadas forças e torções a que a montagem é submetida. A rabeira tem habitualmente dois a três anzóis, sendo normalmente feita em linha mais grossa, dada a força das aguagens e dado o tamanho das capturas ser mais avantajado, uma vez que o peixe com corrente come melhor.

como os carretos de carpfishing, de maneira a que a pesca de desloque de forma controlada. Se não se sentir nada levanta-se a cana, a chumbada levanta e deixamos correr novamente, até que a mesma bata outra vez no fundo, ligeiramente mais à frente. Com esta operação repe-

Um Disparate!

Em situações extremas de aguagem, como a que apanhamos em Weymouth no último Mundial, é com muita facilidade que estamos a pescar com cerca de 200m de fio fora do nosso carreto. Portanto quando experimentarem esta pesca em rios ou em locais de muita aguagem não estranhem, mas por vezes parece que nunca mais para de sair fio do carreto e fazem-se os peixes muito, mas muito longe mesmo… um verdadeiro disparate de linha a sair.

Colocação da pesca e ação

Esta montagem deve ser colocada na água com uma descida controlada, usando um carreto com “antireverse”. Abrir a asa de cesto, controlado a queda da montagem com a mão pode revelar-se desastroso. Para ser eficiente esta pesca requer o uso de pesos reduzidos, no máximo de 200 gramas. O objetivo é que a pesca se desloque e pesque, como se fosse uma chumbadinha. De facto, é um processo muito semelhante pois o “anti-tangle” vai correr no espaço predefinido que quisermos, de forma à pesca correr e o peixe não sentir o peso da chumbada. Se o peso da chumbada for demasiado, a mesma pode ficar quase a prumo mas a linha fará balão, induzindo o pescador em erro. A pesca deve sempre correr ao sabor da corrente. Logo que a pesca bate no fundo deve deixar-se correr e aqui o uso de um carreto com “anti-reverse” revelase bom; perfeito seria se tivesse sistema “baitrunner”, 2015 Janeiro 337

51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.