Notícias do Mar n.º 336

Page 56

Pesca Desportiva

Filete de cavala com polvinho

Uma iscada muito “pargueira”, usada por mestres das antigas! A ideia é usar um filete de cavala fresca, tal como se usa normalmente, mas dar-lhe algo que a torna mais atrativa para o peixe maior e que afasta por assim dizer a raia mais miúda, impedindo-a de destruir a iscada. Para isso é necessário um estralho com um anzol robusto e de haste mais longa na extremidade do estralho e um anzol a correr com um polvinho, como se pode ver na imagem, o qual

56

2014 Dezembro 336

se adquire com facilidade nas lojas de pesca. O procedimento para realizar a iscada é simples e requer uma faca que corte bem para filetar a cavala; o filete começa a fazer-se na rabada e termina antes da barbatana lateral. De seguida corta-se a badana da barriga para eliminar as espinhas. Isca-se o filete a coser, começando pela parte do rabo – mais fina -, dando pelo menos 5 voltas e deixando uma ponta solta para tornar a iscada mais atrativa. No fim, corre-se o anzol com o polvinho para baixo, a cerca de 40 centímetros da iscada.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.