Notícias do Mar n.º 335

Page 56

Pesca Desportiva

Só quando dominamos bem esta pesca é que se conseguem bons resultados com alguma regularidade sem que por isso abdiquem completamente dos artificiais, usando-os em outras ocasiões. É cada vez mais habitual ver na Internet vídeos sobre o tema, o qual é muito alvo de discussão em fóruns e sítios na Internet. E não podem ser alheios a isso, o facto de se trazer para terra cada vez menos exemplares dignos de registo e porque se concluiu que nenhum predador consegue resistir a um peixinho vivo na ponta da linha.

A arte de pescar “simples”

Mas enganados estão aqueles

que pensam que é só prender um peixe num anzol e já se está a apanhar peixe grande, como uma corvina, uma grande anchova ou um belo pargodourado. Esta pesca – como todas – pode proporcionar sucessos esporádicos e só quando a dominamos é que se conseguem boas pescas com alguma regularidade. Há que saber quais são as melhores condições para a praticarmos desde embarcação, escolher os pesqueiros, escolher os iscos ideais para à ocasião, iscar corretamente o isco eleito para pescar, se o devemos colo-

Melhor Comprido

Também a forma do peixe influencia pois é mais fácil engolir um peixe fusiforme do que um mais alto, exemplo de uma cavala e de uma sargueta. Quando se usa este último tipo de isco é bom esperar mais um pouco pois os peixes demoram mais tempo a engoli-lo. O robalo, por exemplo, leva o seu tempo a engolir, primeiro a cabeça e só depois o resto; ferrar antes de tempo significa tirar o isco da boca ao peixe.

56

2014 Novembro 335

Dupla de robalos pescada com pequenas tainhas numa zona relativamente baixa, recorrendo a montagem sem chumbada


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.