Notícias do Mar n.º 335

Page 17

Notícias do Mar

este ano o marco eleito pelas principais empresas de Espanha e também internacionais do sector para mostrar as suas propostas. Os barcos com mais de 8 metros de comprimento estavam dentro de água, enquanto os modelos mais pequenos, pneumáticos e semirrígidos eram vistos em terra. Estavam expostos cerca de 50 novidades em equipamentos de electrónica e de motores. Em Espanha assiste-se, ao fim de seis anos de quebra, a um incremento do número de embarcações novas registadas, com o aumento de 12,8 % até Setembro. Isto acontece porque o Governo de Espanha, ao contrário do Governo de Portugal, já mexeu no Regulamento da Náutica de Recreio, facilitando ainda mais a obtenção das Cartas de Navegador de Recreio. Estudos feitos durante o Salão determinaram uma alteração do perfil do visitante, em relação aos anos anteriores. Agora estão mais compradores e interessados em comprarem embarcações.

A Náutica de Recreio em Espanha a crescer

Desde Janeiro a Setembro deste ano matricularam-se em Espanha 3.736 unidades, um aumento de 12,8 % em relação ao mesmo período do ano anterior. As embarcações com menos de 8 metros representam 90,2 % das registadas. Significativo, também em Espanha, as compras com maior valor, foram as que cresceram mais. Assim, destaque para os iates com mais de 16 metros, com 25 registos, onde houve um aumento significativo de 48%. Também os iates entre os 12 metros e os 16 metros de comprimento, com 85 barcos registados aumentaram 28,8% em relação ao ano passado. Os barcos à vela tiveram mais 21% dos registos. Quanto a instalações náuticas, existem presentemente 368 e com 132.930 amarrações.

Os barcos acima dos 8 metros estavam em exposição dentro de água Como em Espanha as Federações Náuticas são apoiadas pela Legislação no fomento dos desportos náuticos, são elas que passam o “Titulim”, Autorização Federativa para conduzir barcos até 6,00 metros de comprimento e motor até 54 HP. Devido a esta competên-

cia, as federações espanholas passaram um total de 187.141 licenças desportivas.

Novidades

Apesar da grande crise no sector, os fabricantes que apostam em ultrapassá-la continuam a desenvolver novos produtos,

novos modelos ou a reconversão de outros, para os adaptar melhor ao interesse do cliente. O público gosta sempre de ver e é atraído fortemente para admirar o que está a ser apresentado como novo. Algumas dessas novidades que estavam expostas e para

As principais marcas de veleiros estavam representadas 2014 Novembro 335

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.