Notícias do Mar n.º 335

Page 10

Pesca Desportiva

Economia do Mar

Texto Antero dos Santos

Portugal tem o Melhor Peixe do Mundo

Pargo Dizer que “Portugal tem o melhor peixe do mundo” é uma verdade que foi há muito provada cientificamente e pode agora ser um “slogan” que deve ser aproveitado para uma acção de marketing a nível global, com o objectivo de atrair mais turistas e exportar peixe.

O

Professor Luís Saldanha, biólogo marinho que se distinguiu no estudo da fauna

marinha do Atlântico Nordeste, foi professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como

presidente Instituto Nacional de Investigação das Pescas e autor do livro Fauna Submarina Atlântica, dizia: “ a riqueza dos peixes

Pesca artesanal 10

2014 Novembro 335

da nossa costa não é apenas haver uma grande variedade que se pode comer é a sua extraordinária qualidade”. Luís Saldanha, grande defensor dos parques e reservas marinhas, teve como homenagem, após a sua morte, o seu nome dado ao primeiro parque marinho em Portugal, o Parque Marinho Professor Luís Saldanha, em Sesimbra. Hoje os cientistas sabem que a abundância de peixe é influenciada pela existência de condições favoráveis de temperatura, iluminação, salinidade e oxigénio das águas, das quais depende a existência de maior ou menor quantidade de plâncton, organismos microscópios vegetais, o fitoplâncton, ou animais, o zooplâncton, dos quais muitas espécies de peixe se alimentam. Como as referidas condições dependem da profundidade das águas e das correntes marítimas, existem nos oceanos áreas de maior e menor abundância e diversidade de espécies.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.