Notícias do Mar n.º 326

Page 45

Pesca Desportiva

aquilo a que se chama mar de fundo, é importante pescar com muito peso já que se não fizermos uma pesca completamente parada, na vertical, mais dificilmente daremos com estes peixes. Onde pescar? Fundos: Tal como comentado na introdução da espécie, é um habitante de fundos pouco sujos, que é o mesmo que dizer com pequenos desníveis e algumas pedras que ajudarão a acolher alguns exemplares, mas onde mais provavelmente estarão é em fundos planos, ou com pequenos desníveis, de lameirão, com algas ou simplesmente de areia, até aos 200 metros de profundidade. Dada a sua voracidade, trata-se de uma espécie lenta que pode comer sem problemas em sítios desprovidos de cobertura devido à sua capacidade de se “esconder”. E para isso basta colocarse em posição frontal à sua presa para a caçar bem, aproveitando a sua forma espalmada para não ser visto. Profundidade: No que diz respeito à profundidade pode dizer-se que o podemos encontrar durante todos os meses do ano e em todas as profundidades, mas convém destacar que é nos meses de outono e primavera que os encontraremos em maior número a menor profundidade, chegando a encontrá-los na casa dos 30 metros de profundidade. Há pessoas que no entanto gostam de os procurar a grandes profundidades, no mínimo 100 metros, e outros, como nós, que gostamos de andar ali pela casa dos 70 metros, pescando à manivela, para assim poder desfrutar do combate que oferecem estes peixes. Como disse no capítulo da chumbada, de acordo com a profundidade assim

optaremos pelo peso certo da mesma. Desde os 40 aos 400 metros podemos encontrar o peixe-galo, agora…há que saber onde. O conselho é que nunca se passe dos 100 metros pois é muito mais difícil de darmos com eles. O mar é muito grande e não conseguimos ver debaixo de água sem ser com o auxílio da sonda; se não tivermos pedras marcadas, fortes em galos, teremos de procurar pequenos desníveis que se podem revelar produtivos.

Pastilha elástica Os momentos mais emotivos do combate com um peixe-galo são os primeiros segundos de luta, pois logo que os levantamos 20 metros do fundo rendem-se por completo, sendo um peso quase morto. Se nos primeiros segundos de combate ainda têm força e capacidade para se colocarem de lado para se “colarem” ao fundo, isso desvanece-se logo que a diferença de pressão faz das suas e lhes tira fôlego. Isto nota-se ainda mais em pesqueiros mais fundos, onde um dos sinais evidentes desta explicação é a bexiga-natatória de fora da boca, a chamada “pastilha-elástica”. Um peixe nesta situação nunca mais vai “naturalmente” para o fundo…

O peixe-galo pode atingir o peso de 8 Kg 2014 Fevereiro 326

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.