Notícias do Mar n.º 326

Page 35

Notícias do Mar

bém promover a sensibilidade ambiental sobre a conservação do meio estuarino e marinho. Levado a cabo em parceria com o Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e os Municípios de Cascais e Almada, o projecto envolve a realização de saídas de campo na área de costa entre os Cabos da Roca e Espichel e com especial ênfase no estuário do Tejo, e ainda uma análise de literatura antiga. Esta pesquisa literária permitirá determinar se, em tempos idos, foram vistos golfinhos na área de estudo em geral e no Tejo em particular e, em caso afirmativo, se os animais aí residiam ou se apenas a visitavam Isto permitirá perceber se os golfinhos que têm aparecido nestas águas nos últimos anos estão reocupar uma zona que já era habitada por antepassados ou se a sua presença é uma resposta ao aumento da abundância de presas que resulta da recente melhoria da qualidade da água. A Escola de Mar A Escola de Mar tem quatro áreas principais de actuação: investigação científica, educação ambiental, formação avançada e edições. É uma iniciativa individual, privada, vocacionada para o estudo, a investigação, a aprendizagem, a consciencialização e a divulgação de conhecimentos sobre o meio marinho e a interface terra/mar. As linhas de orientação da Escola de Mar baseiam-se nos seguintes objectivos: 1 – Obter conhecimentos sobre os animais marinhos e os ecossistemas onde se inserem; 2 - Aproximar crianças e jovens ao meio marinho em todas as suas vertentes; 3 - Estabelecer políticas de conservação e uma divulgação fundamentada e atualizada sobre os assuntos de meio marinho; 4 - Estimular o espírito criativo sobre a presença e importância do mar nas sociedades humanas ao longo do tempo; 5 - Aumentar a consciencialização das pessoas para a importância das zonas protegidas e para a conservação do mar e do meio ambiente.

Golfinhos fotografados pela Escola de Mar Num domínio técnico-científico e histórico-cultural sobre o mar,a Escola de Mar juntou às artes plásticas e letras, o meio ambiente, a biologia, o mergulho, a história e a conservação dos ecossistemas marinhos. Esta é uma iniciativa diversificada e de carácter inter e multidisciplinar, na qual todas as actividades realizadas estão sempre de alguma forma ligadas ao mar. Nesta iniciativa estão envolvidos profissionais de diversas áreas de formação e com distintas valências. biólogos, geólogos, estatísticos, professores, historiadores, informáticos, es-

Golfinhos em estudo para o projecto Golfinhos no Tejo critores, artistas plásticos, marinheiros e mergulhadores são

algumas das pessoas que se dedicam à Escola de Mar.

Fotografias para o projecto da Escola de Mar 2014 Fevereiro 326

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.