Notícias do Mar n.º 325

Page 18

Náutica

Clube Náutico de Tavira Em Portugal não foi fomentada uma cultura virada para o Mar. Devido a isso, o associativismo náutico só existe onde for oferecido alguma vantagem para o sócio.

Como os Clubes Náuticos não têm condições, são poucos os praticantes que se fazem associados. Se forem melhoradas as condições de existência dos Clu-

bea Náuticos, estes passarão a atrair novos sócios, jovens, iniciados e praticantes que por força das circunstâncias não tinham onde guardar o barco. As Federações Náuticas

Euro Sailing em Tavira 18

2014 Janeiro 325

podem ter um papel muito relevante para se desenvolver uma cultura náutica dentro de cada clube. Depois de estar Integrado num clube o praticante tem mais possibilidades de ouvir os mais experientes e seguir os seus conselhos. Dentro de um Clube, o praticante depois de conhecer os Avisos das Capitanias, a meteorologia e ouvir a voz dos mais conhecedores, poderá tomar a melhor decisão se deve ou não sair para o mar. Assim, é fundamental que exista uma Escola Náutica dentro de cada Clube, onde cabe a formação e se desenvolva o espírito de entreajuda e a aceitação de um código de exigências quanto aos equipamentos indispensáveis que cada sócio deve ter no barco. Ao fomentar-se o associativismo, torna-se mais fácil implementar uma cultura náutica onde o Clube pode melhor orientar e aconselhar os seus associados, no cumprimento das regras de segurança em navegação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.