Notícias do Mar n.º 319

Page 64

Notícias do Mar

Últimas Campeonato da Europa de Optimist

Com Falta de Vento, Portugueses a Meio da Tabela

A

selecção nacional de Optimist marcou presença no Campeonato da Europa, que decorreu no lago Balaton, na Hungria, o qual ficou marcado por uma desesperante falta de vento. A nossa equipa habituada a competir em condições duras de mar e vento foi por isso muito prejudicada. Mesmo assim, a prestação portuguesa foi regular, tendo João Bolina sido o mais bem classificado no sector masculino, terminando no 35º lugar, após 9 regatas. Martim Sancho acabou no 52º posto. Afonso Rodrigues foi 54º e Sebastião Rebolo finalizou na

131ª posição. No feminino, Ana Catarino foi a melhor lusa no 47º posto, depois de disputadas 10 regatas. Francisca Pinho foi 52ª classificada e Mafalda Paquete 95ª. Ryan Yee Kang Teo, de Singapura, venceu em masculinos, mas foi o polaco Tytus Butowski quem ficou com o título. Rok Verderberer, da Eslovénia, foi 3º da geral e 2º entre os europeus. A eslovena Mara Turin sagrou-se campeã da Europa, seguida da espanhola Aina Colom e da holandesa Eefje Nissen.

Les Sables - Horta - Les Sables 2013

Surfamily

O

Surfamily 2013, primeiro evento de surf inteiramente dedicado às famílias, realizou-se no passado dia 22 de Junho, na praia do Lorosae (Sol

Sébastien Rogues/Armel Tripon Vencem a Primeira Etapa

A

dupla francesa Sébastien Rogues/Armel Tripon, com o veleiro “GDF Suez”, terminou como vencedor, no dia 10 de julho, a primeira etapa da quarta edição da regata Les Sables/Horta/Les Sables para iates da Classe ’40, veleiros com 12 metros de comprimento. O veleiro “GDF Suez” concluíu o percurso entre França e os Açores em 5 dias, 17 horas, 36 minutos e 28 segundos. Este tempo passa a constituir novo recorde na ligação à vela no sentido da cidade francesa sede da famosa «Vendée Globe» para a Horta, cuja marina se constitui no segundo porto de recreio da Europa e o quarto do mundo mais movimentado quanto a escalas de iates envolvidos em navegação de alto mar e em grandes travessias oceânicas. Curiosamente, Sébastien Rogues bateu na primeira metade da regata Les Sables / Horta deste ano o detentor da anterior melhor marca de sempre (datada de 2010) nesta ligação marítima de 1270 milhas náuticas, o alemão Jorg Riechers, que fazendo dupla com Sébastien Audigane, no veleiro “Mare”, necessitou de mais 1 hora, 37 minutos e 47 segundos que os vencedores para cruzar a linha de chegada, quedando-se na segunda posição.

64

2013 Julho 319

A completar o pódio nesta etapa da regata Les Sables / Horta / Les Sables situou-se a francesa Catherine Pourre, que tem como co-skipper Goulven Royer e tripula o iate “Earwen”. A sua prova foi concluída em 5 dias, 21 horas, 9 minutos e 12 segundos. A Les Sables / Horta / Les Sables é uma competição bienal para veleiros da Classe ’40 que se realiza em anos ímpares, desde 2007, sendo organizada pela municipalidade francesa de Sables d’Olonne, na sequência do estabelecimento anual de uma ‘convenção de compromissos’ com a Câmara Municipal da Horta, nos Açores. Esta prova – a par de outra competição realizada entre as mesmas cidades, mas em anos pares, na Classe Mini (veleiros de 6,5 metros) – tem vindo a cimentar a ligação entre as duas cidades, os seus portos e os clubes náuticos, envolvendo no arquipélago açoriano – além do Município da Horta – o Clube Naval da Horta, a Portos dos Açores SA e a Associação Regional de Vela dos Açores. A segunda etapa da regata Les Sables / Horta / Les Sables, já para regresso a França, largará da ilha do Faial, nos Açores, na tarde de 14 de julho, pelas 17:02 horas (do fuso do arquipélago insular português, menos uma hora que em Lisboa).

Nascente), com um enorme sucesso. As famílias que praticam surf puderam juntarse para um evento único e inovador, unindo as suas diferentes gerações num dia diferente, onde puderam praticar algumas actividades pouco habituais, bem como participar numa competição amigável... em família, claro! E ninguém melhor para abrilhantar a primeira edição deste evento do que a família do actual bi-campeão nacional de surf, Vasco Ribeiro, que juntamente com o seu pai, Nini, e o irmão mais novo, Tomás, não só participaram, como ainda venceram a competição, mostrando que a competitividade lhes corre de facto no sangue.

Fotografia: Alfarroba

Família Ribeiro Vence Evento Inovador


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.