Notícias do Mar n.º 314

Page 60

Notícias do Mar

Últimas Vendée Globe 2012-2013

Fotografia: Vincent Curutchet- DPPI

Gabart Notável a Todos os Títulos

François Gabart festeja a vitória

F

de navegar quase 2700 milhas náuticas sem a quilha do seu IMOCA60. Um feito notável que demonstra a persistência e tenacidade destes super velejadores: “Estou orgulhoso de ter levado o barco a bom porto. Percebi que era difícil seguir os dois primeiros. Tentei manter a 3ª posição, até que aconteceu aquele azar. Depois de perder a quilha, decidi continuar e sei agora que foi a opção correcta. Foi um bom trabalho intelectual e também um pouco de rock’n rol”, afirmou bem-humorado o leme do Virbac Paprec 3. Para Javier Sansó, no Acciona 100% ecopowered, fica o susto de uma vida. O barco do velejador espanhol virou ao largo dos Açores e a Força Aérea Portuguesa teve de efectuar o salvamento: “Quero agradecer à Força Aérea Portuguesa pelo trabalho espectacular que desenvolveu. Estou bem física e animicamente, até porque os objectivos foram cumpridos quase na totalidade. É pena não conseguir terminar mas fica demonstrado que é possível fazer uma volta ao mundo com um barco cem por cento ecoeficiente”, resume “Bubi” Sansó. Entretanto, Jean le Cam, no SynerCiel, também já chegou a Sables d’Olonne, acabando no 5º lugar.

Fotografia: Jean Marie Liot - DPPI

rançois Gabart, no Macif, venceu de forma brilhante a 7ª edição da Vendée Globe, volta ao mundo em solitário sem escalas nem assistência. O francês pulverizou recordes e deixa marca indelével na história da mítica prova. Ao cortar a linha em Sables d’Olonne, Domingo, 27 de Janeiro, tornase desde logo, no velejador mais jovem a triunfar na mais dura das regatas. Aos 29 anos, destronou Alain Gautier, que ganhou aos 30, em 1992. Depois, foi o primeiro a completar a circum-navegação em menos de 80 dias, cumprindo o percurso em 78 dias, 2 horas, 16 minutos e 40 segundos, a uma média de 15,3 nós ou 28,33 km/h. Gabart melhora em 6 dias e 23 minutos o tempo anterior, estabelecido a 1 de fevereiro de 2009 por Michel Desjoyeaux (84 dias, 3 horas, 9 minutos e 8 segundos a uma média de 14,02 nós). Também espectacular foi a prova de Armel Le Cléac’h, no Banque Populaire. O skipper francês chegou cerca de três horas depois do líder e também mereceu honras de herói. Alex Thomson, no Hugo Boss, leva a bandeira britânica ao pódio, sendo terceiro, depois de 80 dias no mar. Jean-Pierre Dick, conseguiu terminar a prova na 4ª posição depois

O Macif bateu os recordes de velocidade e menos de 80 dias na Volta ao Mundo

60

2013 Fevereiro 314

O velejador espanhol Javier Sansó recebe uma bandeira portuguesa com a assinatura de toda a tripulação do helicóptero


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.