Rio Maravilha

Page 22

grande apoio da opinião pública comunica ao mercado que aquela área também esta aberta para sua atuação. Como colocado por Forn e Foxá (1993), “Se não há consciência de crise, dificilmente se pode encontrar um consenso público-privado operativo. Os desacordos sobre o imediato se impõem sobre o acordo de fundo”. Os elementos de propaganda públicos ou privados são centrais para a constituição da ideia de crise e posteriormente de consenso apontado pelos autores. Promove a sensação de pertencimento do cidadão àquele projeto de evolução da sua cidade, permitindo o Estado a atuar de forma autoritária, justificada por um propósito de bem comum conforme analisa por Vainer (2002) Uma vez conquistada a trégua social pelo sentimento generalizado de crise, a promoção sistemática e planejada do patriotismo de cidade constitui vetor estratégico da reprodução das condições da paz social no contexto da cidade-empresa e, agora também, da cidade-pátria. (VAINER, 2002, p. 95).

A propaganda e a promoção do patriotismo citado por Vainer pode ser executada por peças publicitárias veiculadas nos meios de comunicação ou até através do próprio espaço da cidade. Os grandes projetos e eventos servem como uma espécie de marketing urbano para promover o orgulho por parte da população em pertencer a uma cidade que atingiu o caráter global, capaz de atrair investidores e os olhares de todo o mundo. As radicais transformações urbanas do Rio de Janeiro encontram um grande apoio popular na medida em que estas aparecem como fundamentais para preparar a cidade ao extenso calendário de eventos nos próximos anos, Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa da Mundo 2014, Jogos Olímpico 2016, dentre outros.

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.