Rio Maravilha

Page 17

De acordo ao colocado pelas as instituições, interessante a contribuição de Castells e Borja (1996) quando afirmam que O governo local deve promover a cidade para o exterior, desenvolvendo uma imagem forte e positiva apoiada numa oferta de infraestruturas e de serviços (comunicações, serviços econômicos, oferta cultural, segurança etc.) que exerçam a atração de investidores, visitantes e usuários solventes à cidade e que facilitem suas 'exportações' (de bens e serviços, de seus profissionais etc.). (CASTELLS e BORJA,1996 - apud VAINER, 2002, p.80).

Assim, enquanto o poder público busca atender aos anseios do mercado para instalação das grandes corporações transnacionais, a propaganda institucional coloca como beneficio aos cidadãos. A população é inserida neste contexto como consumidora e como mão de obra que teria melhor fluidez em seus deslocamentos para favorecer a reprodução deste capital.

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.