Rio Maravilha

Page 14

Ao longo do tempo na academia aprendemos que falar em “sistema” é algo atemporal, coisa de militante inconveniente. Entretanto, para compreendermos a cidade, é preciso entender o contexto global no qual estamos inseridos assim como as particularidades de cada lugar estudado. Se vivemos em um modelo social neoliberal, não diferentes serão as cidades enquanto expressão espacial deste sistema. Em um contexto de globalização neoliberal, o qual ainda se pressupõe a caracterização entre países periféricos e centrais, a relação de dominação entre estes continua se aplicando. As ditas nações em desenvolvimento permanecem se submetendo às diretrizes do chamado Consenso de Washington1 para inseri-las supostamente ao mercado global através do fomento das instituições financeiras internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), o Banco Mundial (BID), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Contudo, estes financiamentos estão condicionados a uma série de exigências que por sua vez tendem a perpetuar a lógica de dominação em nível internacional e a de exclusão em escala local, onde a cidade é planejada apenas para produzir riquezas em detrimento da própria vida urbana. Estas mesmas instituições atuam não somente através de aportes financeiros, mas talvez, seu lado mais exitoso seja a criação de conceitos que são assimilados como premissas pelos gestores públicos e pela população. Conceitos travestidos de técnicos que se aproveitam do desgaste da política partidária, esvaziando a participação e a discussão pública, planejando e modificando o espaço urbano, ferindo direitos em nome do progresso, sobrepondo o interesse privado sobre o público.

1

Conjunto de medidas impostas aos países emergentes pelos órgãos financeiros internacionais de sede nos EUA a partir do final dos anos 80

como forma de inserção destes no mercado global neoliberal. Dentre estas diretrizes estão: a abertura da economia, eliminação de barreiras aos investimentos estrangeiros, privatizações, redução de gastos sociais, abrandamento de leis trabalhistas e disciplina fiscal.

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.