1 minute read

NÃO ENTREI NA PORTA DO CÉU...

Lamentavelmente, estou fazendo o inverso que Newton Braga propôs para criar a Festa de Cachoeiro. Marcou os festejos para final de junho, no início das férias escolares, para que a família cachoeirense, que estava fora, pudesse retornar com festas para todo o lado. Era o afeto não só à cidade, mas os amigos que se abraçavam. Para ele, a rigor, Cachoeiro era o nosso país, nosso mundo, e deveríamos ficar aqui. A festa do reencontro.

Pois é. Marilene e Regina acharam que as homenagens que recebi, ano passado, como “Cachoeirense Presente”, foram insuficientes, até porque vivíamos sob o medo ainda da pandemia. Vejam só o coração dessas amigas! Queriam me homenagear no baile a rigor. Exatamente no dia em que, necessariamente, a justiça houvera programado uma audiência em São Paulo. Tentei transferir a audiência. Uma, duas, três, mil vezes. Não consegui. Liguei para Marilene e também para Regina, desconsolado. Foi duro dizer a elas que não iria ao baile receber a homenagem. Mas, disse; disse com aquele vazio no coração.

Advertisement

POIS É. MARILENE E REGINA ACHARAM QUE AS HOMENAGENS QUE RECEBI, ANO PASSADO, COMO “CACHOEIRENSE PRESENTE”, FORAM INSUFICIENTES, ATÉ PORQUE VIVÍAMOS SOB O MEDO AINDA DA PANDEMIA..

Só me restou pedir: - Me console, Newton: “São outras as águas, são sempre outras águas: o rio é o mesmo”, mas o rio Itapemirim é o mesmo, como as garças também. Neste mês de junho até as próprias águas ficam mais limpas em homenagem à cidade. Sei que hoje temos meios científicos para ficar mais próximos, mas, ô Diabo, com aquele frio de São Paulo e essa ausência dos amigos, aquele monte de edifícios que não dá nem para ver o céu, sei não...

Disse ao Juiz, como argumento final, como Rubem aconselhou em fazê-lo na presença de São Pedro, na porta do céu, argumentando que era de Cachoeiro, por isso merecia que ele transferisse a audiência. Recebi, um indeferimento, acompanhado de uma sonora gargalhada de quem conheceu Rubem. Conheceu só, não: admirou. Mas a decisão foi mantida. Pois é. Ao final, de minha parte, ficarei lá (e aqui) como as cinzas de uma fogueira que, afinal, os ventos dispersam. Comovidamente.

This article is from: