1 minute read

Associação Sábios da Paz realiza festa em homenagem ao Pai Ogum e Mãe Oxum

gentes espirituais umbandistas e candomblecistas.

No último dia 30 de Abril aconteceu no Recanto Vip em Guaratinguetá a 33ª Edição da festa em homenagem a São Jorge (Pai Ogum) e Mamãe Oxum (Nossa Senhora Aparecida), e contou com a presença de 328 devotos. A festa deste ano foi organizada pela primeira vez pela “Associação Sábios da Paz” (ASSPAZ). A festividade teve início com a “Feijoada de São Jorge” que foi distribuída gratuitamente para os presentes no local e no período da tarde foi realizada a parte religiosa.

Advertisement

O Presidente da ASSPAZ, Distéfano Bastos, disse que a festa foi estruturada com a colaboração especialmente dos diri -

Além disso, foi criado um grupo entre umbandistas e dirigentes espirituais devotos de São Jorge, onde cada um se responsabilizou por uma missão: parte religiosa, alimentação, decoração e cânticos.

O ritual religioso da festa sempre é realizado pelo dirigente mais antigo da Umbanda, e a convidada deste ano foi a “Mãe Renata Alvarenga” da Tenda de Umbanda Vovó Maria Chica de Aruanda, pai Benedito e Caboclo Pena Branca, da cidade de Lorena.

“Respeitamos a hierarquia e dentro da Roda dos Orixás temos sete casas de umbandas associadas no Sábio da Paz, e a Mãe Renata é a mais antiga, e assim sucessivamente, afirmou Distéfano Bastos”.

“Mãe Renata Alvarenga” está na umbanda há 45 anos e a 30 anos é dirigente da casa de umbanda e disse que, tanto ela como os seus “filhos da umbanda”, se prepararam com muito amor, fé e dedicação aos orixás para conduzir a homenagem a Ogum e Mamãe Oxum. “O intuito da homenagem é resgatar uma tradição antiga de Guaratinguetá e também aproximar as casas de umbanda e candomblé”, disse Mãe Renata. De acordo com a Mãe Renata a festa ocorreu de acordo com suas expectativas com grande energia positiva um reinício maravilhoso.

SOBRE A FESTA

As outras edições da festa em homenagem ao Pai Ogum e Mamãe Oxum aconteceram na Quadra de Esportes de Guaratinguetá, e foi organizada há 11 anos pela União Municipal de Umbanda e 21 anos pela LURVAL-FAU, ambas foram destituídas. A festa em homenagem a esses dois orixás ficou por mais de 15 anos sem ser realizada e este ano a Associação Sábios da Paz - Matriz Africana Cultural - Religiosa da Rota dos Orixás - Região Turística da Fé, assumiu a missão de resgatar e propagar essa tradição em Guaratinguetá.

This article is from: