3 minute read

Vereadora Thálitha Barboza retorna de Brasília com novidades

ARicardo Mendes contato@jornalvalevivo.com.br vereadora Thálitha Barboza (PT) esteve na capital federal entre os dias 24 e 28 do mês de abril, juntamente com o prefeito de Cachoeira, Mineiro, a vereadora Dra. Adriana Vieira (PDT) e as secretárias de governo Patrícia Andrade e Polyana Paiva.

A partir da esquerda, prefeito Mineiro, deputado Federal Carlos Zaratinni, vereadora Thálitha Barboza e vereadora Dra. Adriana Vieira

Advertisement

Em contato com a nossa reportagem, Barboza disse que participou de reuniões para tratar sobre o restauro da Estação Ferroviária do município e outras parcerias para a cidade.

“Tivemos três agendas para tratar desse tema (Estação Ferroviária) no Ministério da Fazenda, também com a Ministra Esther do Ministério de Gestão e também na Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Na troca de governo se verificou que mudaram alguns nomes, que agora com nossa ida, estão inteirados do assunto”, disse a parlamentar.

“O projeto está na fase de execução, o próximo passo é a liberação de recurso para efetuação do projeto base, que segundo a SPU acontecerá ainda esse ano. As tratativas continuarão para que ocorra a prioridade desta obra, que segundo informações está entre as 3 prioridades do órgão”, ressaltou Barboza.

A vereadora ainda destacou a participação em diversas palestras de capacitação para vereadores, realizadas pela União dos Vereadores do Brasil, a exemplo de levar os ensinamentos do Poder Legislativo para as escolas.

A vereadora lembra que em fevereiro deste ano teve um projeto de sua autoria, “Programa Vereador Mirim” aprovado e sancionado pelo prefeito Mineiro, com o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política em uma sociedade democrática.

“Essa ida à capital foi de suma importância para a cidade, para tratarmos de temas muito relevantes para o progresso de Cachoeira Paulista, como é o caso da reforma da Estação Ferroviária e do futuro do INPE e também por eu ser a única vereadora do PT de Cachoeira, essa ida também foi essencial para estreitar laços entre governo municipal e federal”, finalizou a petista Thálitha Barboza.

Projeto que beneficiaria moradores de Canas é rejeitado pela maioria dos vereadores

Ricardo Mendes contato@jornalvalevivo.com.br

O Projeto de Lei Ordinária nº 11/2023, de autoria dos vereadores Chico Mineiro (PDT) e Alceu Junior (MDB), que “Cria o Programa Aluguel Social” na cidade de Canas e que tinha como propósito a concessão de benefício financeiro destinado ao pagamento de locação de imóvel residencial de terceiros a famílias em situação habitacional de emergência e/ou vulnerabilidade social, foi lido, discutido e votado na última sessão do dia 02 de maio.

O coautor do projeto, vereador Alceu Junior, no uso da palavra, defendeu a aprovação do projeto, em função das tragédias que o município tem sofrido nos últimos anos e que tem deixado moradores com prejuízos em relação à sua moradia.

“Esse projeto vem com essa proposta de deixar aqui uma válvula de escape para esse munícipe carente para que quando acontecer algo dessa natureza, alguma catástrofe natural, onde a defesa civil, porventura interditar a casa, a prefeitura poderá fazer a concessão do aluguel para esse munícipe. O projeto fala em relação à prefeitura pagar diretamente ao locador e não ao munícipe, deste aluguel temporário, ele é temporário, até que, porventura caso ocorra uma interdição da casa do munícipe, até que resolva essa questão para que depois ele retorne. É um benefício de natureza temporário, para pessoas carentes, o projeto estabelece todos esses critérios”, destacou o parlamentar.

O autor do projeto, vereador Chico Mineiro, em tom de súplica, pediu a aprovação do projeto pelos demais vereadores, destacou o caráter social e ainda colocou à disposição para todos assinarem o projeto.

“Eu peço o voto dos pares para ajudar essas pessoas, porque fora do amor e da caridade não tem salvação, e vamos salvar essas pessoas e vamos nos salvar também”, reforçou Mineiro.

Apesar dos argumentos dos autores, o projeto foi rejeitado por 06 (seis) votos contrários e apenas 02 (dois) favoráveis (autores da propositura).

Após a votação, no uso da Tribuna Livre, o vere - ador Alceu Junior pediu para a prefeita enviar projeto dessa natureza para à Câmara Municipal. “Não importa se vem do executivo ou legislativo, o importante é a população ser beneficiada. Então a gente solicita, sabendo que ao menos a prefeita tem um coração mais voltado para população, diferentemente do que acontece aqui nessa Casa. Então a gente pede para que a nossa prefeita encaminhe um projeto o quanto antes dessa natureza para que o munícipe fique assistido quando acontecer coisas dessa natureza”, destacou o representante do povo.

This article is from: