3 minute read

Política

Indicação ao Executivo de Silveiras pede implementação de Piso Salarial de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem

Ricardo Mendes contato@jornalvalevivo.com.br

Advertisement

a sessão ordinária de segunda-feira (17) com a Casa de Leis repleta de profissionais da saúde, foi lida a Indicação nº 60/2023 de autoria da vereadora Neusa Menegon (PTB) que solicita ao prefeito municipal estudo orçamentário para implan- tação do Piso Salarial para os referidos profissionais da saúde.

Durante o uso da Tribuna Livre pelos parlamentares, ao defenderem a classe dos Enfermeiros e demais profissionais, o público presente na sessão se manifestou através de palmas durante a fala dos vereadores.

Vereador Dirceu Zé Carmo (DEM) destacou a im- portância da categoria. “Tem dinheiro sobrando em caixa, então vamos gastar, vamos fortalecer o trabalho deles, por que a saúde é o primeiro lugar na nossa vida”.

O presidente do legislativo, vereador Vicente Braga (PSD) também se manifestou pela categoria colocando a Casa à disposição dos profissionais. “Tenho a maior certeza que o pre- feito tem o maior cuidado com vocês, o prefeito Guilherme organizou a casa (prefeitura), pagamento em dia, tudo certinho, mas de outro lado eu reivindico que vocês têm direito, vocês são guerreiros, trabalham com carinho, dedicação, são profissionais, então eu disponibilizo a Câmara Municipal à disposição para lutar por vocês 24 horas”, destacou Braga.

Funcionários da Saúde acompanharam a Sessão de Câmara

Longuinho solicita à Prefeitura de Lorena adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas

Moção de Apelo elaborada em parceria com a vereadora Wanessa Andréa também foi enviada à Secretaria Municipal de Segurança Pública

Assessoria de Comunicação da Presidência

A melhoria no sistema de segurança das unidades educacionais de Lorena está sendo defendida pelo presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho (PSD), e pela vereadora Wanessa Andréa (Cidadania), primeira secretária do Legislativo.

Os parlamentares municipais conjuntamente elaboraram uma Moção de Apelo solicitando à Prefeitura adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas. O documento, também encaminhado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, indica todas as etapas para aderir à iniciativa federal.

O edital de Chamamento Público foi publicado no Diário Oficial da União, na quarta-feira (12). Os estados e municípios deverão realizar o cadastro até o dia 03 de maio, apresentando oficialmente suas propostas objetivando reduzir a incidência de vio- lências e crimes nas escolas. A apresentação poderá ser realizada por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), na gestão de processos eletrônicos. “O programa é um dos instrumentos para aperfeiçoar o sistema de segurança das nossas escolas e creches, protegendo os estudantes, professores e funcionários”, observou Longuinho.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o Governo Federal repassará, inicialmente, R$ 150 milhões no combate à violência escolar. O recurso financeiro faz parte do Fun- do Nacional de Segurança Pública. “Pedimos agilidade do prefeito nesse processo, para que Lorena seja contemplada pelo Governo Federal e receba o repasse de verba, aplicando nas rondas escolares e no sistema de segurança das instituições de ensino do município”, destacou.

Deputada federal Rosana Valle quer PEC do Diploma de Jornalista na Ordem do Dia

Assessoria de Imprensa

Fiamini - Soluções

Integradas em Comunicação

A deputada federal Rosana

Valle (PL-SP) apresentou um requerimento para a inclusão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Diploma de Jornalista na Ordem do Dia da Câmara dos Deputados. A maté- ria, aguardada pela categoria há mais de uma década, pode ser colocada em votação ainda nesta semana. Para a congressista, conceder novamente o direito à profissão a quem se habilita a ela é restituir a importância e o respeito legal à categoria. A PEC 206/2012, já apresentada em Plenário, determina que o exercício da profissão do jornalista no Brasil seja privativo dos diplomados em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Para Rosana, que é graduada em Jornalismo e tem mais de 30 anos de carreira, é fundamental que a proposta seja retomada na Câmara Federal e votada em caráter prioritário:

“A PEC do Diploma de Jornalista é uma retratação que o Poder Legislativo precisa dar a todos os profissionais de Comunicação, além de ser uma resposta à sociedade como um todo. Uma profissão que garante o equilíbrio e o exercício da Democracia no País precisa ter o respeito e a importância legal, assim como todas as outras. Além disso, a necessidade de uma formação sólida é consequência lógica da defesa do Jornalismo e da profissão de jornalista”, defende Rosana.

Uma vez na Ordem do Dia, a PEC do Diploma de Jornalista será votada em dois turnos na

Câmara dos Deputados, sendo necessário no mínimo 308 votos. Após essa etapa, a proposta segue para o Senado, onde também será votada em dois turnos, com exigência de, ao menos, 49 votos para a aprovação. Rosana protocolou o requerimento para acelerar o processo na 6ª feira (14/4).

Racismo religioso cresce no país, prejudica negros e corrói democracia - https://bit.ly/43PDPBY

This article is from: