Revista Tudo - Edição 11

Page 46

Saúde

Indicação da fetoscopia A fetoscopia é indicada para malformações como essa. No abdômen da gestante, os especialistas fazem pequenas incisões, de aproximadamente dois centímetros, por onde passa o equipamento endoscópico guiado por uma ultrassonografia. Por meio do aparelho, é possível visualizar o feto. Com um laser, os especialistas cauterizam vasos e tecidos, impedindo o fluxo sanguíneo e reduzindo o volume da anomalia.

Inovação de longa data evolução tecnológica, a divulgação da fetoscopia também permite que a técnica seja mais estudada e ampliada no contexto hospitalar. O procedimento é indicado para diversas anomalias, principalmente as de rins, corações, pulmões e placentárias, e pode ser realizado em todas as fases da gestação, mediante avaliação dos médicos especialistas.

Apesar de ainda ser uma intervenção rara em muitos hospitais brasileiros, a fetoscopia não é uma novidade. No Brasil, o procedimento já vem sendo desenvolvido desde os anos 90, mas hoje os equipamentos estão melhores e cada vez menos invasivos. “É um fator que pode contribuir para aumentar o número de cirurgias realizadas no país”, comenta dr. Thiago Ricardo Kerber Corrêa. Além da

A importância do pré-natal Somente por meio dos exames de rotina da gestante é possível diagnosticar síndromes e acompanhar a saúde e evolução do bebê. O diagnóstico precoce é um dos principais fatores para que qualquer intervenção ou tratamento necessários, tanto da mãe quanto bebê, tenham mais chances de serem bem-sucedidos.

A ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre, por exemplo, possibilita o rastreio de doenças cromossômicas, como a Síndrome de Down, e a doença hipertensiva gestacional. O mesmo exame realizado no segundo trimestre consegue avaliar toda a estrutura corporal do feto, além do líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. 46


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.