Revista DS - JUL/AGO 2016

Page 1

Número 8 - Julho/Agosto 2016

revista.DS

SEM LIMITES PARA BUSCAR A JUSTIÇA O desembargador Lédio Rosa de Andrade trabalha por um judiciário voltado a todos




FIESC - CIESC - SESI - SENAI - IEL

NÃO É SÓ APOIO. É UNIÃO.

fiesc.com.br facebook.com/FIESC twitter.com/FIESC linkedin.com/company/sistema-fiesc

Conte com o compromisso de fazer a nossa indústria mais competitiva. Conte com a dedicação para criar oportunidades para os trabalhadores. Conte com a parceria para melhorar a vida dos catarinenses. Conte com a gente. Conte com a FIESC.


EDITORIAL

NO CLIMA DO INVERNO O frio este ano veio mais intenso que nos anteriores, e os amantes do inverno ficam empolgados com a estação mais elegante do ano. Neste clima de frio, a revista.DS busca, nesta edição, trazer dicas para aproveitar o aconchego do inverno, e manter a saúde em dia. Com o Dia dos Pais à vista, destaque para as coleções e produtos voltados para os homens, que aparecem, atendendo a declarada vaidade masculina, cada vez mas variados e inovadores. Para curtir o frio com saúde, dicas de alimentação para evitar doença e do uso da vitamina C como auxiliar na prevenção de gripes, resfriados e outras patologias típicas do inverno. Já para quem está procurando opções para curtir a estação na região, em Tubarão, as variações gastronômicas são atração e estão cada vez mais apetitosas. No litoral, o charme do vinho, queridinho do inverno, é a arma dos empresários da Praia do Rosa para atrair os turistas. Para quem está mais focado na antureza, porém, esta é a época de apreciar a graça e a beleza das baleias francas. Cada vez mais pulsante na região, o mercado da construção civil segue com muitos lançamentos. Mas, para quem vai adquirir um imóvel, um ponto importante é ficar atento à qualidade do empreendimento. Na capa, uma entrevista encantadora com o desembargador Lédio Rosa de Andrade, tubaronense que, com 33 anos de magistratura, segue lutando e acreditando na justiça social, que ele busca tornar realidade através de seu trabalho diário. Lédio fala sobre a juventudade, o papel do judiciário no Brasil, planos na literatura e uma possível volta a Tubarão.

EXPEDIENTE Diretora administrativa: Alessandra Loli Zanini de Oliveira Diretor de redação: Lúcio Flávio de Oliveira Diretor comercial: Tomaz Viana de Albuquerque Edição e textos: Litiane Klein Comercial: Giovani Dal-Bó, Flávia Coelho, Evanir Ramos Fotos: Lougans Duarte e assessorias de imprensa Foto de capa: Heloisa Medeiros - TJSC Diagramação: UAW! Comunicação & Design comercial@diariodosul.com.br | 48. 3631-5024 revista@diariodosul.com.br | 48. 3631-5012

revista.DS | 5



NESTA EDIÇÃO

SUMÁRIO 42 AGOSTO DEL VINO

foto: BISTRO RÊMORA - MONIKY BITTENCOURT/divulgação/revista.ds

Opção para curtir o frio do inverno com charme e proximidade com a natureza.

8 VITRINE

21 MINHA HISTÓRIA 31 MERCADO

Presentes para o Dia dos Pais em foco.

O desembargador Lédio Rosa de Andrade e sua trajetória.

10 BELEZA

24 CONSTRUÇÃO 37 EDUCAÇÃO

Novidades são apresentadas nos tratamentos estéticos.

Cuidado com a qualidade garante satisfação com imóvel.

Incentivo ao aprendizado e expansão do ensino técnico.

13 SAÚDE

27 CIDADE

41 TORRE MAIORI

Alimentos que são verdadeiros super-heróis para a saúde.

Karatê leva qualidade de vida a idosos e crianças.

Sonho de consumo para quem quer investir no litoral da região.

16 MODA

28 BOA MESA

45 DESTINOS

Muita inovação marca as coleções de masculinos.

Novidades chamam atenção na gastronomia em Tubarão.

Baleias francas chegam ao litoral catarinense e encantam.

Entidades buscam crescimento para a região da Amurel.

revista.DS | 7


VITRINE

PARA OS

PAPAIS

SUGESTÕES DE PRESENTES PARA O DIA DOS PAIS VÃO DESDE PERFUMES ATÉ ROUPAS E CALÇADOS

S

e antigamente os filhos tinham dificuldades para escolher os presentes do papai e acabavam recorrendo mais aos eletrônicos, hoje, os homens, cada vez mais atentos ao visual, são alvo das marcas de roupas e cosméticos, que trazem muitas opções e novidades para agradar os pais mais exigentes e que gostam de se cuidar e estar em dia com a moda.

MARCANTE Uma das fragrâncias mais marcantes do O Boticário é destaque - o Malbec Noir Desodorante Colônia. Amadeirada e especiada com um design sedutor e elegante. O Boticário complementa a linha e a rotina de cuidados com o lançamento de três extensões de Malbec Noir: Creme Para Barbear Não Espumógeno, Shower Gel 2 em 1 Cabelo e Corpo e Balm Após Barba. O Boticário .

PRATICIDADE O Boticário criou MEN Only – uma linha com soluções práticas, versáteis, que simplificam o dia a dia do homem. São três novos itens para complementar a linha O Boticário MEN, em que eles encontram 17 produtos desenvolvidos especialmente para o universo masculino. Dentre os lançamentos, está MEN Only Desodorante Colônia, MEN Only 2 em 1 para barba, e o MEN Only Loção Hidratante Corporal. O Boticário .

8 | revista.DS


VITRINE

DE A A Z O combo da Cavalera traz estilo despojado em tons neutros que se encaixam perfeitamente, formando um look completo. John.

ESTILO Com cortes diferenciados e modernos sem abandonar o clássico, a coleção de inverno da Dudalina traz beleza e elegância para os mais vaidosos e que gostam de se apresentar com muito estilo. Dudalina.

DO ESPORTE AO ROMÂNTICO A Youcom veio para o inverno 2016 com referências em três grandes universos: artesanato, presente em peças com um toque romântico e boêmio; movimentos de rua, misturando influências do esporte com a alfaiataria e minimalismo. Na foto, camisa botonê. Youcom.

revista.DS | 9


BELEZA

INOVAÇÃO EM PROL DA

BELEZA TRATAMENTOS ESTÉTICOS APRESENTAM TÉCNICAS AVANÇADAS QUE AUXILIAM NO COMBATE A RUGAS, MANCHAS, GORDURA LOCALIZADA E OUTROS

S

entir-se bem e satisfeito consigo mesmo é um processo que passa por um conjunto de elementos. Entre eles, porém, olhar para o espelho e ficar feliz com o que se vê é certamente uma etapa. Tratamentos modernos, inovadores e menos invasivos têm conquistado o gosto de homens e mulheres que buscam se livrar desde manchas, rugas e linhas de expressão até as indesejadas gorduras localizadas. Marise Damiani, da Clínica Estética Marise Damiani, localizada na Vila Moema, em Tubarão, aponta novidades que vêm caindo no gosto dos clientes pelos resultados e por se tratarem de técnicas não invasivas. E para quem quer recorrer a estas novidades para ver os resultados no verão, o inverno é a época certa para se buscar realizar os tratamentos estéticos. Um exemplo é a criolipólise. O método elimina a gordura localizada através do congelamento e é

uma opção para quem quer se livrar dos indesejados pneuzinhos. “É colocado um aparelho na superfície da pele fazendo uma sucção da região que se deseja eliminar a gordura. Esta região é então congelada, resultando na destruição das células gordurosas”, explica a especialista. Conforme ela, o tratamento é recomendado para pacientes que possuem gordura localizada e a vantagem é eliminar esta gordura como uma lipoaspiração, porém sem ser um método invasivo, ou necessitar de anestesia. “Os resultados são observados em aproximadamente dois meses e o resultado final se dá em quatro meses. Durante o tratamento, a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas são coadjuvantes para o sucesso dos resultados”, sublinha. O tratamento tem algumas restrições. Ele não é recomendado, por exemplo, em pacientes que apresentam urticária ao frio, infecções cutâneas e também para as gestantes.


BELEZA

REJUVENESCIMENTO Uma opção para quem está incomodada com rugas ou pretende reduzir medidas é o inovador reaction. Ele é um aparelho de radiofrequência que permite a realização de tratamentos faciais e corporais. “O reaction é utilizado para rejuvenescimento facial, pois estimula a produção de colágeno e elastina, suavizando linhas de expressão. Também é utilizado para redução de medidas e celulite. O tratamento é indolor, realizado mensalmente, e não interrompe as atividades rotineiras”, explica Marise.

OPÇÕES VARIADAS No campo dos tratamentos estéticos, o leque de opções é cada vez mais amplo, sendo avaliado o melhor método de acordo com o paciente e com seus objetivos. A luz pulsada possibilita o tratamento de várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento, comumente encontradas na face, colo e dorso das mãos. Ela trata também rugas finas, olheiras, vasos faciais, rosáceas, machas solares e também é usada para depilação. Alguns equipamentos não apresentam restrição de fototipo e podem ser usados tanto na pele branca quanto na pele negra. O número de sessões varia conforme o objetivo pretendido e, no caso da depilação, depende da espessura do pelo.

Outra opção que apresenta resultados positivos é a plástica fotônica, um procedimento realizado com um laser de baixa intensidade que promove o estímulo de colágeno, suavizando as rugas, clareando a pele e olheiras. “É indicado para todas as pessoas que procuram rejuvenescimento facial e tratamento de acne. O tratamento é indolor e não interrompe as atividades rotineiras”, ressalta a proprietária da clínica. O laser de baixa intensidade, além de ser utilizado em tratamentos estéticos, também pode ser usado nos casos de herpes, fissura mamária, micose de unhas, pós-procedimentos cirúrgicos médicos e odontológicos para ativação de cicatrização e outras lesões.

revista.DS | 11



SAÚDE

INGERINDO QUALIDADE DE

VIDA CONHECIDOS COMO SUPERALIMENTOS, PRODUTOS INTEGRAM A BUSCA POR SAÚDE

M

elhoria na saúde, contribuição na cura de doenças, prevenção. Essas são algumas possibilidades atribuídas a um grupo que ficou conhecido como superalimentos e que viraram assunto recorrente para aqueles que buscam uma qualidade de vida maior. De acordo com Juliana De Fáveri Caldas, nutricionista, os superalimentos são assim chamados por apresentarem características nutricionais em dosagens significativas, que fazem deles excelentes aliados na melhoria de diferentes aspectos da saúde, bem-estar, energia e resposta imunitária, além de apresentarem características curativas e/ou preventivas. “O que não os torna, sozinhos, capazes de melhorar a qualidade de vida, mas é muito interessante que eles façam parte do cardápio com certa frequência”, aponta.. Em função de sua composição e valor nutricional, os superalimentos têm propriedades específicas que são aliados importantes no combate a determinados problemas.

EQUILÍBRIO Para buscar uma alimentação equilibrada e uma saúde melhor, porém, é preciso conhecer as características desses alimentos, os benefícios que eles trazem e manter eles em uma dieta regular, sem recorrer ao exagero. Além de serem auxiliares do corpo, esses alimentos podem também contribuir na melhoria da memória, concentração e até mesmo do desemprenho físico e mental, em funções de suas concentrações de determinadas substâncias. Até mesmo a manutenção de um corpo e uma mente mais jovem pode ter uma ajuda de uma dieta que compõe elementos como chia e açaí, já que uma dieta que engloba esses alimentos pode ajudar a combater problemas típicos do envelhecimento, como perda de memória e disposição.

ALIMENTOS A chia, a linhaça e o óleo de peixe, por exemplo, são ricos em ômega 3, e seu consumo está associado à proteção contra doenças cardiovasculares e também à melhora de funções cerebrais, como a memória, a concentração e o desempenho como um todo, aponta a nutricionista. revista.DS | 13



SAÚDE

A PROTEÇÃO DA

VITAMINA C

IMPORTANTE ALIADA NA MELHORA DA SAÚDE, O IDEAL É NÃO RECORRER À SUPLEMENTAÇÃO, MAS BUSCAR O NUTRIENTE NA DIETA

P

roteção contra infecções e melhoria na saúde em muitos aspectos. Quem nunca ouviu falar no poder da Vitamina C? Ela pode sim ser uma importante aliada na busca por uma saúde melhor. A nutricionista da Pró-Vida, Thaísa Cristhina Herdt, detalha que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel, talvez mais conhecida por seu papel na saúde do sistema imunológico. “Ela protege contra infecções, ajuda a curar feridas e cortes e auxilia na formação de glóbulos vermelhos e de reparação. A vitamina C também age como um fator na produção de colágeno, um tecido conectivo importante no corpo, e ajuda o corpo a absorver o ferro a partir de plantas que comemos. Além disso, a vitamina C, pode atuar como um ele-

mento que protege as células do corpo e tecidos dos danos causados por radicais livres, ou seja, antioxidante protetor”, pontua. A especialista ressalta que, por ser um nutriente volátil, a vitamina C é facilmente perdida quando exposta à ação do calor, o que faz com que o consumo dos alimentos fonte deva ser logo após a preparação, como é o caso do suco de laranja.

 De uma maneira geral, para desfrutar de todos os benefícios da vitamina C, é aconselhável incluir frutas como acerola, caju, goiaba, tangerina, manga, morango, abacaxi, laranja, limão e kiwi na alimentação diária, explica Thaísa. Além delas, vegetais folhosos verdes, como espinafre, agrião, rúcula e tomate devem montar o cardápio. Tomate, batata e pimentão também contêm o nutriente.

BOA ALIMENTAÇÃO A recomendação diária de vitamina C é de 90 mg para os homens e 75 mg para as mulheres. Ela é facilmente obtida quando a alimentação é adequada, diz a nutricionista. “Uma fatia grande de abacaxi fornece 115,9 mg, enquanto uma acerola tem 164,3 mg, uma unidade grande de chuchu tem 74,4 mg, uma unidade média de mamão papaia tem 142,6 mg e uma laranja grande tem 135,8 mg”, descreve. Conforme ela, a alimentação deve ser a principal forma de obter a vitamina C. Quando a recomendação diária não é atingida por motivos como baixa ingestão de nutrientes pela alimentação, casos de infecções, casos pós-cirúrgicos, gravidez ou lactação em fumantes, os suplementos podem ser usados, comenta a nutricionista. “Porém, eles só devem ser consumidos com a indicação de um profissional”, sublinha.


MODA

MODA TAMBÉM

PAR A ELES

ESTILO NOS CORTES E MODELOS, CORES DIFERENCIADAS E MATERIAIS INOVADORES PERMEIAM AS COLEÇÕES MASCULINAS

J

á faz tempo que o os homens assumiram a vaidade e passaram a ser público exigente na hora de buscar novidades para vestir. Do estilo mais básico ao arrojado, os produtos para os homens

ficam cada vez mais diferenciados e diversificados em materiais, cores e modelos, e as marcam soltam a criatividade com muita elegância e modernidade nas peças, desde calçados e acessórios até as roupas.

DISCRETO E DIFERENCIADO Os tons neutros nunca saem de alta porque emprestam elegância aos modelos, ao mesmo tempo que são básicos e combinam com tudo. Marrom, terra, bege, cinza e o clássico preto podem ser usados sem medo. Nesta estação fria, os coletes voltaram com força tanto nos femininos quanto nos masculinos. John.

CLÁSSICO REPAGINADO Se os ternos são um clássico na moda masculina, a inovação fica por conta do arrojo na modelagem. Em cores mais vivas e modelos mais dinâmicos, os ternos voltam com tudo nesta estação, emprestando atitude e classe aos corpos masculinos. Os tecidos também são variados e vão desde os mais discretos aos mais arrojados. John.

MODERNA E ESTILOSA Uma combinação que pode ser usada pelos mais moderninhos é o clássico blazer com o mais clássico ainda tênis nos pés, garantindo um estilo elegante, mas sem abrir mão do conforto. Para quem quer sair do básico, cores como azul e lilás estão em alta. Tom sobre tom fica ainda mais bonito e arrojado. John.


MODA

PRATICIDADE Para os homens que querem garantir estilo, mas não abrem mão do prático, apostar em modelos como a bota da Cavalera é uma boa ideia. Os tons terrosos não saem de moda e a bota para o inverno é garantia de assertividade no estilo e também de conforto na medida certa para o dia a dia. John.

NO ALVO Apostar no que nunca sai de moda é a cara de alguns homens mais práticos e que buscam beleza em estilo descontraído. O jeans segue em alta em todas as estações e ocasiões. Nos cores, preto e branco são garantia de estar em dia com a moda. Nos calçados, o tênis também está sempre em alta. John.

CALOR NO FRIO Para ficar quente no frio desde inverno, pode abusar das tocas e capuzes. As jaquetas estão sempre na moda, assim como a cor azul é tendência. Nas camisas, o retorno do xadrez aparece com força nas modelagens de inverno, e os tons terrosos se alastram do vestuário para os calçados e acessórios. John.

revista.DS | 17


MODA

UM NOVO

CONCEITO

A JOHN MODA MASCULINA, BARBEARIA E CERVEJARIA TRAZ PARA TUBARÃO UM NOVO OLHAR QUE JÁ É SUCESSO EM GRANDES CAPITAIS

L

oja, barbearia, cervejaria, local para diversão. Uma mescla de opções define a loja John moda masculina, barbearia e cervejaria, que coloca Tubarão na rota de um conceito que tem feito sucesso nas grandes cidades do Brasil. Quando resolveu ampliar mercados e sair de Braço do Norte – onde tem hoje as lojas Chica Maria e a primeira loja John – Jocastha Heidemann pensou em sair do lugar comum para se destacar na concorrida Cidade Azul. “Eu tive esse desejo de vir para Tubarão e, como somos parceiros da Cavalera há dez anos e eles têm uma loja em São Paulo na Oscar Freire com esse conceito de barbearia e loja, muito em alta, resolve-

18 | revista.DS

mos apostar nesse diferencial”, conta a proprietária. Como complemento, Jocastha investiu ainda em uma mesa de sinuca e uma carta de cervejas variadas, que casa bem com o horário diferenciado da loja. “Funcionamos das 10h às 22h de segunda a sexta-feira e das 10h às 18h no sábado. Acreditamos que Tubarão comporta novos modelos de negócio, pois é uma cidade polo, que congrega pessoas de outras regiões, além de ter uma população que busca inovação. Estamos felizes com os resultados”, afirma. A John de Tubarão inaugurou em maio, mas Jocastha conta com uma experiência de 14 anos no comércio em Braço do Norte para lhe servir como conselheira.


MODA

A VAIDADE MASCULINA Se está claro que, pelo menos para as novas gerações, a vaidade deixou de ser uma característica bem mais atribuída às mulheres, ganha quem consegue ver nisso oportunidades. “Sabemos que os homens estão se cuidando mais e, neste contexto, as barbearias têm encontrado muito mercado”, observa Jocastha. A barbearia que funciona no andar superior da loja John, localizada na Avenida Marcolino Martins Cabral, próxima ao Farol Shopping, utiliza 100% de produtos Cavalera e conta com o profissional Darlan Augusto, que fez o curso da renomada marca em São Paulo. Fazer a barba custa R$ 20 e o corte, R$ 30. “Já estamos pensando em colocar mais uma cadeira, pois o movimento tem sido grande”, comenta a lojista.

DE TUDO UM POUCO Na John, um cliente pode sair da loja com um look completo. A loja trabalha com roupas, calçados e acessórios, como cintos e relógios, entre outros. “Trouxemos marcas diferenciadas para a cidade, justamente no intuito de oferecer produtos que atendam o desejo do homem por peças inovadoras e de qualidade diferenciada. Procuramos também oferecer preços atrativos”, frisa a proprietária. Entre as marcas oferecidas na loja estão Cavalera, Calvin Klein, Osklen, Redley, Reserva, Polo Club, Jonny Size, Sommer, Highstil, Raffer, TNG e Evoke.

revista.DS | 19



MINHA HISTÓRIA

EM BUSCA DO QUE HÁ

ALÉM

CELEBRANDO CONQUISTAS, MAS AINDA INSATISFEITO COM A REALIDADE, O DESEMBARGADOR LÉDIO ROSA DE ANDRADE SE REVELA UM IDEALISTA QUE INSISTE NA PRÁTICA DO QUE ACREDITA

U

m pensamento além do que está sob nosso olhar. Dessa forma talvez seja possível explicar o que deseja o desembargador Lédio Rosa de Andrade, 57 anos, com seu trabalho diário e o que ele procurou provocar com tudo que fez até aqui. Entrevistar Lédio pode parecer uma tarefa fácil no primeiro momento, quando se percebe sua fala fácil e empolgada, em especial quando ele transcorre sobre o que acredita. Conseguir transmitir a comple-

xidade de um pensamento tão simples quanto o de se almejar justiça social e a empolgação insatisfeita de quem sabe celebrar as conquistas sem perder de vista o caminho que ainda há de se percorrer é, contudo, o grande desafio. Um socialista na juventude, amante da política que dela se afastou por outra paixão – o direito – o desembargador fala sobre os tempos tumultuados de sua ativa vida no movimento estudantil, sua paixão pela literatura, sua trajetória no direito e sua luta por uma justiça que sirva a todos.

JUVENTUDE ATIVA fotoS: LÉDIO ROSA DE ANDRADE/ASSESSORIA TJSC/divulgação/revista.ds

Um jovem em plena luta nos tempos de silêncio forçado da ditadura militar no Brasil. Esse é o quadro que vem à mente enquanto Lédio narra seus tempos de movimento estudantil. Tubaronense, Lédio saiu jovem da Cidade Azul, em função das transferências no trabalho da mãe, que era professora estadual. Retornou à Tubarão já com nove anos, e só saiu bem mais tarde, para estudar em Florianópolis. O envolvimento com o movimento estudantil marcou sua juventude. “Isso foi fundamental na estrutura da minha vida, pois nós vivemos o movimento estudantil em uma época em que isso colocava nossas vidas em risco de verdade, mas nossa visão era de que a democracia era algo inegociável”, pontua Lédio. revista.DS | 21


MINHA HISTÓRIA

UMA JUSTIÇA PARA TODOS revista.DS: Quando o senhor começou a participar de movimentos políticos, o Brasil vivia um momento de extremos. Hoje, de certa forma, acredita que também vivemos um momento assim no país? Dr. Lédio Rosa de Andrade: Existe sim um grupo forte que se coloca como de direita e, em oposição, outro que se coloca na esquerda. Mas se fizermos uma análise mais profunda desses movimentos mais extremos vamos perceber que a direita e a esquerda são muito próximas e, na prática, o que temos é muita corrupção de todos os lados. Sinceramente eu não acredito nos pensamentos dogmáticos, pois acho que na origem eles se aproximam. O sr. chegou a ser preso na época da ditadura? Minha prisão não foi uma prisão tradicional, digamos assim. Eu sou enxadrista e na época, como hoje ainda, competia pelo Estado. Então, colocaram lá um jovem que também jogava xadrez e era do exército pra ficar de olho em mim. E ficamos até amigos, eu conversava com ele, contava coisas, não fazia ideia de nada daquilo. Aí um dia ele me levou para o quartel e me deixaram lá em uma sala sozinho, não sei precisar por quanto tempo, depois me liberaram. Foi assim pra dar um susto, eu acredito, não fizeram nada comigo. Depois de formado, o sr. retornou para a região e teve grande envolvimento com a política... Sim, é verdade. Eu fui advogar em Tubarão, isso em 1981, com 22 anos. Meu irmão também era político e tinha um escritório de cobrança em Laguna e eu fui para lá advogar e cuidar desse escritório, que estava meio abandonado. Tinha três advogados na cidade. Eu logo me envolvi na política, criei o PDT em Laguna, na época eu era brizolista (partidário de Leonel Brizola). Fui para um programa de rádio da cidade e ofereci serviços de advogado gratuitamente, fiquei muito conhecido, 22 | revista.DS

tinha muitos clientes, mas não entrava muito dinheiro (risos). Eu cheguei a ser candidato a prefeito. Foi quando o sr. passou no concurso? Exato. Eu queria, claro, uma vida mais estável na minha carreira, então fiz concurso e passei no primeiro, e tive então que me afastar da política partidária. Como foi seu começo na atuação como juiz? Eu comecei em Araranguá, mas logo no começo eu tive até uma certa decepção, ao perceber que o aparato da justiça não era voltado para promover justiça social, mas sim para manter o poder instituído. Como o sr. conseguiu encontrar o espaço que desejava para atuar na promoção dessa justiça social? Foi através do movimento do direito alternativo, que conheci em seguida e no qual me integrei e faço parte até hoje. É um movimento de juízes que atuam no sentido de atender interesses das pessoas excluídas economicamente e não apenas daqueles que têm esse poder econômico e que conseguem ter mais acesso à justiça. O sr. pode citar alguns exemplos de avanços que foram obtidos hoje? Um deles sem dúvida foi o movimento feito e através do qual conseguimos que se tornasse inconstitucional prender uma pessoa por dívida, salvo no caso de dívida por pensão. Na época em que isso ocorreu, havia um decreto-lei do governo da ditadura que permitia a prisão, então, a pessoa que ficava devendo para o banco era presa. Isso é medieval, mas, no Brasil, existiu até a década de 1990. Antigamente também o réu só tinha direito a um advogado depois de acusado, o que foi mudado. O direito alternativo também conquistou grandes avanços no reconhecimento dos casais homoafetivos. E temos também o programa Lar Legal, que está em plena atividade.


MINHA HISTÓRIA

O que é o programa Lar Legal? É uma atitude política dentro do judiciário, no melhor sentido da palavra. Nós temos mais de 350 mil famílias no Estado vivendo sem a mínima segurança, por não ter os títulos de propriedade de seus imóveis. O objetivo do Lar Legal é propiciar que as pessoas tenham essa garantia de que seu imóvel não lhe será retirado, e que elas possam inclusive participar de programas sociais. Até o momento temos mais de 3 mil títulos entregues e continuamos na luta para transformar esse número em milhares. Como o sr. vê hoje o judiciário? A justiça está em alta hoje, lamentavelmente pelo seu poder punitivo, pois na minha visão o judiciário deveria ser conhecido pela sua capacidade de promover a justiça social. Infelizmente temos ainda muitos exemplos de decisões que não beneficiam os mais pobres e a justiça deve tratar as pessoas de formas igualitárias, ser para todos. A justiça não é apenas o poder punitivo, embora seja isso que apareça no pensamento superficial. O sr. sente vontade de retornar a Tubarão? Sim, eu sinto muitas saudades e tenho vontade de manter uma proximidade com a cidade. Espero na minha aposentadoria retornar ou pelo menos estar mais próximo.

fotoS: LÉDIO ROSA DE ANDRADE/ASSESSORIA TJSC/divulgação/revista.ds

UMA VIDA ENTRE LIVROS Lédio tem 33 anos de magistratura. É pai de três filhas e hoje vive em união estável com Ana Maria Garcia. Ele ocupa o cargo de desembargador no TJSC e possui graduação em Direito e Psicologia, duas especializações, uma em Direito e outra em Economia; é mestre, doutor e pós-doutor em Direito e doutorado em psicanálise. Foi considerado, como relata, um “juiz subversivo” por suas crenças. “Tenho documentos que provam que fui monitorado até o governo de Itamar Franco, ou seja, a ditadura continuou atuando nos bastidores”, aponta. O desembargador é amante da literatura e autor de livros com conteúdos diversos - Direito, Psicanálise, Economia, Política, História, e também ficção. Hoje, ele trabalha em um livro que deve ter como título “O STF em favor dos ricos” e mais duas ficções. revista.DS | 23


CONSTRUÇÃO

FOCO NA

QUALIDADE NA COMPRA DO IMÓVEL, ALÉM DE FATORES COMO A CONFIABILIDADE DA CONSTRUTORA, O CONTRATO E O FINANCIAMENTO, É IMPORTE REPARAR EM ITENS COMO MATERIAIS, PROJETO E SEGURANÇA DO EMPRRENDIMENTO

A

qualidade dos produtos e servicos é um critério que hoje determina à escolha dos consumidores. Na aquisição de um imóvel, especialmente, isso passa a ser um fator determinante, pois trata-se de um investimento elevado e com expectativa de uso para um longo período. Atualmente, são frequentes os registros de problemas que os consumidores têm enfrentado em muitos imóveis desde o início de sua ocupação. O pior é que a solução nem sempre ocorre no prazo e com a qualidade que atenda a

24 | revista.DS

expectativa dos clientes. “Quando adquiri meu imóvel, consultei muito sobre a confiabilidade da construtora, pois ouvimos ressaltar muito essa questão, mas me preocupei pouco com a qualidade do imóvel, pois achava que bastava ser novo, de uma construtora bem vista no mercado. Um amigo engenheiro que me chamou atenção para reparar em certos pontos e cobrar melhoria neles se necessário, para não ter problemas no futuro”, comenta Adriana Almeida, secretária que comprou seu primeiro imóvel.


OLHOS ABERTOS Conforme alerta Ramon Piucco, engenheiro civil e sócio-administrador da Construtora Piucco, a qualidade do imóvel deve ser observada em vários aspectos. No momento da compra, isso é feito através da consulta sobre a idoneidade da construtora e registro de incorporação do empreendimento. Durante a construção, por meio da disponibilidade da empresa em fornecer as informações sobre o andamento da obra. “Após a entrega do imóvel, a qualidade pode ser constatada quando se verifica se todos os detalhes estão de acordo com as informações fornecidas pela construtora no memorial descritivo e no contrato de compra e venda”, ressalta o engenheiro.

DETALHES Ramon pontua que o padrão de qualidade da Piucco tem início na escolha do terreno, planejamento do projeto arquitetônico, e segue pela seleção de materiais e de colaboradores. O memorial descritivo do empreendimento é um dos documentos que atesta quais serão os materiais utilizados na obra, as marcas e o sistema construtivo. Além disso, o cliente deve buscar informações sobre a construtora, sobre os empreendimentos já construídos e a tradição em construir imóveis naquele segmento. Um destaque que Ramon aponta nos empreeendimentos da Piucco é o acabamento. “A busca pelo melhor acabamento é uma das maiores prioridades da Piucco. Procuramos estar sempre atentos a todos os detalhes”, afirma. revista.DS | 25


CONSTRUÇÃO

ÁREAS COMUNS Com a oferta crescente de empreendimentos com áreas de uso comum, como Espaço Gourmet, piscina, salão de festas, academias e outros, é necessário planejar estes espaços de modo a serem, de fato, úteis aos proprietários. Na Piucco, Ramon afirma que, além da utilização das melhores marcas de equipamentos em cada ambiente da área de lazer, a construtora procura a orientação de profissionais especializados em cada segmento para planejar o espaço. “Por exemplo, a compra e alocação dos equipamentos para a academia são realizadas por um educador físico, que procura o melhor aproveitamento do espaço e, após a entrega das chaves, a construtora disponibiliza aos moradores uma orientação sobre a utilização dos equipamentos fornecidos. Já no planejamento e compra dos equipamentos do salão de festas e espaço gourmet, a orientação é feita por um chef de cozinha. Dessa forma, procuramos entregar aos clientes um empreendimento bem planejado e executado para que eles possam usufruir ao máximo tudo que adquiriram”, explica.

SELEÇÃO A busca pela qualidade se faz pela constante seleção e utilização criteriosa de materiais e equipamentos envolvidos em todo sistema construtivo, ressalta o engenheiro. “Além da criteriosa escolha de mão de obra adequada para cada tipo de serviço executado, atestamos a qualidade do produto que entregamos através da garantia de satisfacão e fidelização dos clientes”, coloca. Ramon destaca que a construção de um edifício envolve muito mais do que os olhos veêm após a finalização da obra. “A escolha de excelentes materias e serviços desde a fundação até a entrega da obra é imprescindível para garantir a qualidade do produto final”, observa. 26 | revista.DS

NA HORA DA COMPRA, OBSERVE: • Vagas de garagem com ampla área de manobra; • Utilização de atenuadores acústicos e tipo de sistema construtivo, já que estes influenciam na privacidade e segurança do morador; • Avaliar se os elevadores atendem com conforto o número de moradores do edifício; • Área de lazer climatizada, mobiliada, equipada e decorada planejada por profissionais referenciados em cada segmento; • Detalhes que agregam sofisticação ao apartamento como: portas de acesso do tipo pivotante e janelas panorâmicas.


CIDADE

KARATÊ

PARA TODOS PROJETO LEVA ESPORTE PARA IDOSOS E PARA CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE

N

em mesmo o frio é capaz de diminuir a disposição de 18 idosos participantes do Projeto Remexa-se no karatê, realizado em Braço do Norte, que praticam o esporte todas as terças e quintas às 7h. Buscando qualidade de vida, eles ingressaram na atividade e acabaram encontrando uma paixão. Segundo o mestre em karatê Carlos Augusto, o Kall, a modalidade contribui com a melhora da qualidade de vida como um todo. “Aqueles que praticam karatê se tornam mais sociáveis e melhoram o seu

relacionamento com o próximo, além dos benefícios físicos, que no caso dos idosos, principalmente, refletem na melhora da força, flexibilidade e resistência, além do equilíbrio, um ganho importante para evitar quedas e lesões”, explica o professor. A parceria entre a administração municipal e a academia Multiação oferece, gratuitamente, aulas de Karatê para a melhor idade, com objetivo da melhora no condicionamento físico. O projeto é do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, e possui também a versão infantil, com o Karatê Kids.

PARA OS PEQUENOS A versão infantil do projeto atende crianças diagnosticadas com quadros de hiperatividade, indicadas pela Secretaria de Educação. A primeira turma de 20 alunos já realiza as aulas na Academia Multiação. “Além dos resultados já citados, neste caso das crianças, o karatê contribui significativamente com a melhora do quadro clínico, trabalhando a disciplina e a concentração”, completa a secretária de saúde, Francismari Rossi Lessa. revista.DS | 27


BOA MESA

GASTRONOMIA EM

ALTA

A VARIEDADE DE RESTAURANTES E OPÇÕES GASTRONÔMICAS CHAMA ATENÇÃO EM TUBARÃO

S

e Tubarão já é conhecida pelo comércio diversificado e intenso, atraindo pessoas de toda a região para as compras, a Cidade Azul parece estar prestes a se tornar também um polo gastronômico. Nos últimos meses, opções que vão desde a culinária japonesa, passando pelo charme dos pubs, gourmeterias, restaurantes sofisticados e chegando até o clima descontraído de sorveterias nada convencionais em seus atrativos têm aberto as portas na cidade. Mesmo em um momento que se fala em crise na economia, uma máxima é consenso - todo mundo precisa comer. Dessa forma, o segmento de alimentação prospera na Cidade Azul para a felicidade de quem gosta de degustar a boa gastronomia. “Percebo que temos cada vez mais opções e fico feliz com isso. Não faz muito tempo que, se

quiséssemos ir a um restaurante diferente, acabávamos buscando em Criciúma ou Florianópolis. Hoje, nós temos opções de qualidade ímpar em Tubarão, e bem variadas”, observa a professora Ana Maria de Oliveira, consumidora empolgada das novidades gastronômicas da Cidade Azul. Neste contexto, quem abriu as portas há pouco tempo aponta que não tem do que se queixar. É o caso do Armazém Bistrô JoãoNicca, que, apostando no aconchego do ambiente, ingredientes selecionados e no sabor da comida caseira, é uma das propostas que deu certo. “Estamos satisfeitos com o resultado. A movimentação é sempre boa e nossa proposta de um ambiente mais reservado e descontraído foi muito bem aceita, assim como o cardápio e a ideia do armazém junto com o restaurante”, salienta o proprietário, José Márcio Medeiros.

CARDÁPIO Hoje o bistrô funciona de quarta a sexta no período da noite, cada dia com um prato diferenciado. Nas quartas é o dia de massas, enquanto às quintas os clientes podem experimentar o típico galeto ao primo canto. Na sexta-feira é dia de bacalhau e, aos sábados, em horário diferente do restante da semana – às 12h – é servida a feijoada. As massas caseiras que são preparadas no restaurante estão à venda no armazém, assim como os molhos. O armazém funciona de segunda a sexta, em horário comercial, e vende também pratos prontos, como escondidinho, lasanha e pizza, além de embutidos, queijos, uma variedade de vinhos e outros produtos. 28 | revista.DS


BOA MESA

AMPLIAÇÃO O sucesso foi tanto que Márcio aposta em uma ampliação que já está sendo feita no local. “Vamos manter a parte da frente, que tem sete mesas, pois seguimos com nossa proposta de um ambiente mais aconchegante e caseiro para o cliente que gosta de vir aqui. Esse é justamente nosso diferencial. Na parte de trás do terreno, porém, estamos construindo um espaço maior, que comportará de 40 a 50 pessoas, com outra proposta”, comenta. A intenção é que a área nova seja utilizada para eventos, como aniversários, reuniões de empresas e confraternizações, oferecendo, além de um espaço adequado, o diferencial da janta com o cardápio especial do JoãoNicca. “O local vai funcionar com reservas. Em dias que o restaurante estiver muito movimentado e não tivermos eventos na parte nova, podemos também usar a opção de abrir este espaço, pois hoje ocorre das pessoas esperaram por mesas, em especial aos sábados, dia de feijoada”, conta Márcio.

ARMAZÉM As massas caseiras que são preparadas no restaurante estão à venda no armazém, assim como os molhos, que são criações do proprietário do local. Casado com o conceito de intimidade do restaurante, o armazém, porém, funciona de segunda a sexta, em horário comercial. No local, são vendidos, além das massas, outros pratos prontos, como escondidinho, lasanha e pizza, e também embutidos, queijos e outros produtos. Bebidas diferenciadas também são destaque no armazém, que, nesta época de frio, investiu em uma carta de vinhos com bastante variedade para agradar a todos os gostos e clientes mais exigentes. revista.DS | 29



MERCADO

ATUAÇÃO PELO

CRESCIMENTO VICE-PRESIDÊNCIA DO LITORAL SUL DA FIESC INVESTE EM AÇÕES PAUTADAS NA EDUCAÇÃO PARA MELHORIA DO SETOR INDUSTRIAL

Q

ualificação, abertura de mercados, educação para os trabalhadores da indústria, estímulo aos investimentos e apoio ao crescimento. Estes são alguns dos focos do trabalho da Fiesc, que vem atuando no Estado e, na região de Tubarão, conta há oito anos com a vice-presidência para assuntos regionais Litoral Sul. O vice-presidente da regional, Michel Miguel, destaca que a função do braço regional da Fiesc é proporcionar aos sindicatos patronais o respaldo técnico e jurídico que eles solicitarem, mas a atuação vai muito além disso, especialmente no que toca qualificação e educação. “Os investimentos realizados no período de oito

anos foram de aproximadamente R$ 16 milhões, compreendendo o Senai de Capivari de Baixo, a compra de um prédio para as instalações do Sesi em Tubarão e a reforma do prédio do Senai, adaptando-o às necessidades da instituição em Tubarão”, frisa Michel Miguel. O resultado nos investimentos aparece através dos alunos das instituições. Nas Olímpiadas do Conhecimento realizado em Jaraguá do Sul em 2015, o Senai de Tubarão obteve cinco medalhas - três de ouro e duas de bronze. “Este fato mostra a qualidade do ensino do Senai em Tubarão. Também na Cidade Azul, os alunos do Senai desenvolveram um projeto didático pedagógico, que foi implantado em todas as escolas do Senai do Brasil”, conta o vice-presidente.

ESTÍMULO A vice-presidência regional foi responsável pela coordenação de grupo de brasileiros em viagens à China e Panamá, no objetivo de buscar estreitamento de relações comerciais e, dessa forma, ampliação de mercados. O projeto Indústria pela Educação alcançou tal êxito, frisa Michel, que todas as federações de SC aderiram, o que levou à alteração do nome, e a ação passou a se chamar Santa Catarina pela Educação. A federação pretende que nenhum colaborador da indústria continue analfabeto.

DE OLHO NO FUTURO Preocupada também com o jovem adolescente que, por razões diversas, são recolhidos em abrigos e que aos dezoito anos são obrigados a deixá-los, sem qualquer qualificação profissional, a Fiesc firmou parcerias com o Ministério Público de SC, e com a Associação dos Magistrados. Conforme prevê o projeto, a partir dos 15 anos, estes jovens sejam treinados pelo Sesi, Senai ou IEL (Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina), para que possam ter uma qualificação profissional e assim estarem aptos para o mercado de trabalho. revista.DS | 31



fotoS: DIVULGAÇÃO COORSEL/divulgação/revista.ds

MERCADO

UNINDO

FORÇAS COOPERATIVISMO É LEMBRADO NO MÊS DE JULHO E SE FORTALECE COMO UMA FORMA SUSTENTÁVEL DE CRESCER

C

ooperar para crescer. Se até hoje o princípio de competição, com o estímulo por metas e premiações é o mais encontrado nas empresas e na forma da economia se movimentar no Brasil, em um movimento paralelo cresce a ideia de que o cooperativismo é a visão do futuro quando se almeja a união para prosperar de forma sustentável. Em julho, mês do cooperativismo, o momento é de refletir sobre novas formas de promover o crescimento integrado e leal. Hoje atuando na Coorsel, de Treze de Maio, e como vice-presidente da Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina, Ivanir Vitorassi opina que o princípio de cooperar para crescer é uma tendência inclusive na economia. “Cooperar significa a união entre pessoas para conjuntamente enfrentar situações adversas, no sentido de transformá-las em oportunidade e bem-estar econômico e social. Cooperativismo é algo consolidado. Em diversos segmentos, houve o crescimento devido a isso”, pontua. Ele ressalta que hoje o cooperativismo abrange 13 ramos da economia brasileira, dentre elas o ramo de infraestrutura, onde a Coorsel está inserida. “De modo geral o cooperativismo só contribui para o país. No setor de energia, as cooperativas levaram e ainda levam energia elétrica às áreas rurais mais remotas. Nós temos um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico”, ressalta.

DEMANDAS Vitorassi opina que, para que se possa avançar mais, as cooperativas precisam do reconhecimento do governo. “Nos dois últimos anos, as cooperativas obtiveram resultados expressivos, ficando à frente das concessionárias. A Coorsel recebeu a premiação ficando entre as três melhores do país, na categoria de cooperativas com até 10 mil associados, mostrando que esse modelo de gestão traz resultados e que é bem aceito pela sociedade”, observa. Outro ponto é que as cooperativas, além de levar energia aos seus associados e consumidores, estão desenvolvendo atividades sociais. “Cada vez mais são implantados programas educacionais, sociais e ambientais na sociedade onde estão inseridas. No caso da Coorsel são realizadas ações como: Copa Coorsel de Bocha, Grupo de Mulheres, Grupo de Idosos, Oficinas de Artesanato, Cooperjovem, Doação de Bolsas de Estudos, entre outras”, conta. Dentre os principais investimentos recentes da Coorsel, destacam-se a construção da nova sede em Treze de Maio, reforma do escritório e depósito da filial em Orleans, cursos e aperfeiçoamentos dos colaboradores, ajuda financeira ao Hospital São Sebastião, doação de bolsas de estudos à Escola Técnica Agrícola, apoio a Grupos de Mulheres e de Idosos, Oficinas de Artesanato, Cooperjovem, Copa Coorsel de Bocha e investimentos contínuos nas redes de distribuição de energia elétrica.

Ivanir Vitorassi Presidente da Coorsel revista.DS | 33


MERCADO

50 ANOS DE

EVOLUÇÃO CDL CELEBRA CINCO DÉCADAS DE LUTA POR UM DOS SEGMENTOS MAIS PULSANTES DA CIDADE AZUL: O COMÉRCIO

C

om uma trajetória marcada pela busca de ações em defesa dos interesses do desenvolvimento socioeconômico de Tubarão e região através da luta pelo avanço do comércio da Cidade Azul, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL) comemora, no dia 8 de agosto, 50 anos de criação. Para o atual presidente da CDL, Luciano Menezes, a entidade, mais do que atuar em favor de seus associados e da atividade comercial, tem na sua história conquistas importantes levantadas como bandeiras de luta pelas suas diretorias, que interagiram e interagem no desenvolvimento do município, com reflexos na região.

34 | revista.DS

Luciano lembra que todas as diretorias, desde a primeira até a atual, desenvolveram ações para a consolidação do comércio justo e de uma política de desenvolvimento social, como fonte de trabalho e renda para os moradores da cidade. “Os últimos anos foram marcados por transformações profundas na sociedade brasileira, com o país saindo de uma economia pouco dinâmica para uma emergente, promovendo a inclusão social e a redução das disparidades sociais. Todas estas mudanças também têm reflexo direto nas transformações da cidade de Tubarão, sem contar as obras de infraestrutura como a duplicação da BR-101 e o aeroporto regional de Jaguaruna”, opina.


MERCADO

O COMEÇO

NO SANGUE A atividade comercial é o elo histórico de Tubarão e de toda a região. Começa com os comerciantes descendo heroicamente a serra para o litoral, trazendo mantimentos para a troca ou para a venda. Este é o primeiro registro de comércio na região. Luciano Menezes valia que a semente plantada no passado foi o que gerou a CDL. “É esta semente que se cultiva até hoje e que gera bons frutos para todos os setores econômicos de Tubarão”, diz.

COMEMORAÇÕES Para marcar os 50 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão (CDL) ocorre uma extensa programação no mês de agosto. As atividades comemorativas incluem palestra de Clóvis Barros Filho e, ainda em negociação, outra exposição com Eduardo Tevah, voltada aos comerciários. A programação marca também o lançamento do livro sobre os 50 anos da CDL, homenagens aos ex-presidentes e às empresas destaques do ano. As atividades comemorativas incluem ainda o lançamento do Recicla CDL nas Escolas - 50 anos, lançamento do “Mascote CDL” e do Portal de Negócios.

A criação da entidade lojista aconteceu no dia 8 de agosto de 1966, quando reuniram-se no Clube 29 de Junho os membros da Diretoria Provisória do Clube de Diretores Lojistas de Tubarão. A diretoria era composta por Felippe Fernandes Machado, José Orlando May, Lindomar Cardoso Tournier, Heleno Calegari, Elias Bongiolo, Evair Meneghel, Carlos Roberto Zumblick, Edgar Caporal, Osvaldo Bittencourt e Walter Brodbeck; representando, respectivamente, as firmas Machado Neves e Cia, Paulo Jacob May e Filhos, L.C. Tournier, Elias Calegari e Filhos, Irmãos Bongiolo, Silvestre e Meneghel, Willy A. Zumblick e Filhos, Caporal e Cia. Ltda, Luiz Sampaio Corrêa e Cia Ltda e Indústria e Comércio Brodbeck S/A, que foram os fundadores do Clube de Diretores Lojistas de Tubarão. Foi então realizada a primeira eleição da diretoria definitiva. Em votação secreta, foram eleitos Sérgio Fretta, presidente; Felippe Fernandes Machado, vice; Genovêncio Manoel Bittencourt, diretor-secretário; Pedro Honorato Serafim, diretor-tesoureiro; José Orlando May, diretor social e Lindomar Cardoso Tournier, relações públicas, os dois últimos nomeados pelo presidente. “Devemos muito a estas pessoas que tiveram a visão de criar esta entidade e que hoje é o que é graças a eles e todas a demais diretorias que entenderam a importância de se ter uma entidade forte e consolidada pela sua credibilidade e respeito diante da sociedade”, ressalta o presidente da CDL.

revista.DS | 35



EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA COMO

INCENTIVO PROJETO PROPÕE DESAFIOS E ESTIMULA APRENDIZADO PARA JOVENS DE SANGÃO

C

ontribuir com o futuro dos jovens, incentivando o gosto pelo estudo e mostrando a importância do conhecimento para a vida. Com este objetivo, a empresa Hipper Freios buscou o apoio e a autorização dos órgãos responsáveis pela educação do município de Sangão para tornar viável o 1º Hipper Desafio de Matemática. O Desafio é destinado a todos os alunos matri-

culados no 5º ano do ensino fundamental da rede municipal e estadual de Sangão, e a inscrição é gratuita. A avaliação ocorre em duas etapas – sendo que a primeira é feita com questões de múltipla escola e a segunda de raciocínio lógico. A ação é uma forma de incentivar os estudos e valorizar o uso da matemática no cotidiano da comunidade. O projeto foi lançado oficialmente em evento no final de junho, no Módulo Esportivo de Sangão.

INCENTIVO

COMO FUNCIONA

A cerimônia contou com a presença de diretores e professores das escolas, além de convidados especiais. Gilson João da Silva, diretor da Hipper Freios, reforçou a importância do projeto para a formação de cidadãos. “A minha fala é um pedido a todos os profissionais da educação, para juntos fazermos deste projeto uma oportunidade para acrescentar e somar na educação de nossa cidade. É um sonho que trará mais oportunidades aos nossos estudantes”, pontua.

A primeira prova será aplicada para os alunos do 5º ano do ensino fundamental, e acontecerá no dia 14 de setembro. A cerimônia de premiação acontecerá no mês de novembro, onde os alunos participantes poderão ganhar pacote de viagem, notebooks, smartphones, além de medalhas e certificado de participação. Para saber mais informações acerca do projeto, pode-se acessar o hotsite www.hipperfreios.com.br/desafio. revista.DS | 37


EDUCAÇÃO

ESPAÇO PARA

AVANÇAR ENSINO TÉCNICO SE FORTALECE COMO DIFERENCIAL NA CARREIRA E HÁ OPORTUNIDADE PARA QUEM BUSCA CURSOS DE QUALIDADE

A

disseminação dos cursos superiores virtuais e a facilitação do acesso às universidades é uma realidade de um movimento positivo que propicia que mais profissionais sejam formados no país. Com isso, porém, cresce a necessidade de se capacitar e diferenciar no mercado. Nesse sentido, os cursos técnicos, seja, associados ou não ao ensino superior, certamente são um passo à frente na colocação no mercado. “O ensino técnico propicia o contato com a prática de uma forma intensa e é um complemento de relevância muito grande para o estudo na universidade. Temos muitos alunos que cursam os dois ao mesmo tempo ou buscam o curso técnico an-

38 | revista.DS

tes ou depois de cursar a faculdade, como diferencial para o mercado”, aponta Fernando Darci Pitt, diretor da unidade de Tubarão do Senai. Quando se fala em ensino técnico, certamente o Senai é uma das mais destacadas instituições para a oferta de cursos confiáveis e com conteúdo completo. O diferencial, além da expertise de anos de mercado, está na busca de melhoria constante. “Estamos sempre em contato com o mercado, buscando oferecer cursos que estão em consonância com o que está sendo mais procurado. Além disso, melhoramos de forma constante a estrutura dos laboratórios, salas de aula e também do conteúdo dos cursos”, coloca Fernando.


EDUCAÇÃO

EXPERIÊNCIA Thiago Laguna Ricardo, aluno do curso de técnico em Automação Industrial, no 1º semestre, mora e faz ensino médio em Jaguaruna, no período da manhã. No período da tarde, ele vai até o Senai de Tubarão, para seguir com os estudos. Thiago diz que é cansativa esta rotina, mas que está gostando muito das aulas do curso técnico, principalmente porque são práticas e têm uma abordagem diferenciada pelos professores. Mesmo com toda a correria, o estudante não pensa em desistir e vê o curso técnico como um preparo para o futuro. Ele escolheu o Técnico em Automação Industrial por ser uma área com alta empregabilidade e pela estrutura física que o Senai proporciona para o aprendizado. “Cada dia que venho para o Senai é um novo aprendizado. Tenho certeza que o que estou aprendendo aqui levarei para minha vida inteira”, reflete.

Fernando vê que, no Brasil e na região de Tubarão, há muito espaço para o ensino técnico crescer. “No Brasil, a meta para o ensino técnico é de mais de 5,2 milhões de matrículas (2024) e tivemos 1,7 milhão em 2014 (conforme consta no Observatório do PNE), ou seja, há muito espaço. No país, apenas 11% dos estudantes buscam o ensino técnico quando estão cursando o ensino médio. Em países como a Áustria, esse número é de 76%; na Alemanha, 51%”, revela. A vantagem do ensino técnico também está no fato de que, em dois anos de estudo, o aluno sai pronto para o mercado e muitas vezes consegue colocação de forma rápida. “Dados demonstram que 80% dos alunos dos cursos técnicos estão empregados na área na qual se formaram até um ano depois de finalizar o curso”, pontua Fernando. A formação dos profissionais nas áreas de comércio e indústria também qualifica o setor, destaca o diretor. “Quando temos um setor mais profissionalizado, ele cresce, melhora, se expande, melhorando a produtividade, mercados e o nível salarial. A cidade toda cresce”, observa.

foto: FABIANO BORDIN/divulgação/revista.ds

DADOS PARA QUALIFICAÇÃO

Fernando Darci Pitt Diretor do Senai Tubarão revista.DS | 39



SONHO DE CONSUMO

CONFORTO E

BELEZA TORRE MAIORI RESIDENCE COMBINA ESTILO AGREGADO AO CHARME DO MAR GROSSO

A

partamentos com três dormitórios, duas vagas de garagem, medidor individual de água, sistema de aquecimento de água a gás, piso em porcelanato, além de sacada em vidro com abertura em sistema europeu, tudo isso complementado e harmonizado com a beleza natural da praia do Mar Grosso, em Laguna. Assim é o Torre Maiori Residence, empreendimento da LConstruções voltado para quem busca conforto, beleza e praticidade para morar ou passar férias. Seja como investimento ou como moradia, o empreendimento é uma opção em um local que não deixa de se valorizar no ramo imobiliário. Conforme o engenheiro Thiago Boger e Silva, o prazo de entrega é em 30 meses e o pagamento, facilitado. Há também opções de tipos diversos de imóveis. Além dos apartamentos de três suítes o comprador pode optar pelo de dois dormitórios com demi-suíte, que é o conceito de dividir um banheiro entre dois quartos, e uma suíte, também com duas vagas de garagem. Há ainda a cobertura duplex, com quatro vagas de garagem, e um home box por apartamento. “Como principais diferenciais, ressalto a praticidade do medidor individual de água; o conforto da água quente com sistema de aquecimento a gás e da pré-instalação de ar-condicionado tipo split. Os apartamentos têm piso cerâmico porcelanato e fechamento da sacada em vidro com abertura em sistema europeu, e contam com o salão de festas panorâmico”, enfatiza.

LOCALIZAÇÃO O empreendimento está localizado na Rua Jornalista Antônio Bessa, no Mar Grosso, em Laguna, local que cresce e se valoriza a cada temporada sem perder o charme de ser uma das mais belas praias da Cidade Juliana, mas com estrutura completa e fácil acesso. Um investimento para morar bem, passar o verão com estilo ou aplicar recursos em um dos locais mais procurados pelos turistas que visitam Laguna.


DESTINOS

UM BRINDE AO

SUCESSO

AGOSTO DEL VINO PROMETE ATRAIR TURISTAS A IMBITUBA NO INVERNO E CONTA COM PROGRAMAÇÃO INTENSA

J

á estabelecida como um destino turístico que não se restringe ao verão, a Praia do Rosa, em Imbituba, aposta no vinho para atrair os turistas para o litoral em pleno inverno. No mês de agosto, entre os dias 5 e 14, em vez de suspirar pela chegada da temporada de calor, os empresários locais pretendem celebrar o frio aliando o charme e com a seleta Marca Chandon para brindar bons negócios. Com uma programação intensa, o Agosto Del Vino vai receber o consagrado enólogo francês François Hautekeur, do grupo LVMH Moët Hennessy - Louis Vuitton - Möet Chandon. Ele desce

no Brasil, em Florianópolis, indo diretamente pra o Coquetel de Abertura do evento. O evento tem amplaprogramação gastronômica, jantares, almoços e workshops, harmonizados com pratos dos chefs locais e renomados chefs convidados para participar do Agosto Del Vino, que ainda conta com música ao vivo. A programação é promovida pelos restaurantes que integram a ACIM - Núcleo Praia do Rosa, com a Parceria da TAF - Distribuidora de Alimentos, trazendo as marcas Catena Zapata, Concha y Toro e Trivento.

CHARME LOCAL

foto: ENGENHO DO MAR - ELNEISON MUNIZ/divulgação/revista.ds

42 | revista.DS

Muita espumante, vinhos para todos os gostos e paladares, gastronomia, música e ambientes aconchegantes são a receita dos empresários para fazer com que o frio seja atração na Praia do Rosa. Contribui ainda o charme local, com as belas paisagens do litoral de Imbituba. Para deixar esses elementos ainda mais atrativos, nada como contar com a ilustre visita das baleias francas, já que o evento acontece na temporada de visitação desses mamíferos, que vêm ao litoral catarinense se reproduzir e alegram turistas e moradores com sua simpatia e beleza. Os passeios de avistagem são um diferencial para quem prestigia o Agosto Del Vino. Para o encerramento, dia 14 de agosto, o evento conta com a presença do Sommellier VCT Eduardo Lopes, da Vinícola Chilena Concha Y Toro, com as conhecidas marcas Cassillero Del Diablo, Marques Casa Concha e Trivento.


DESTINOS

PROGRAMAÇÃO 5 de agosto - Sexta-feira •  20h - Pousada Fazenda Verde By Neco: Coquetel de abertura para imprensa e convidados. Degustação de Espumante Chandon, ilhas de degustação, mesa de doces e café, sax ao vivo e stand de produtos. 6 de agosto - Sábado •  11h - Pousada Rêmora: Workshop Método Champenoise e História e Desenvolvimento das Vinícolas Francesas Veuce Cliquot e Möet Chandon, com o Enólogo François Hautekeur, com degustação de Espumante Chandon (40 lugares). •  13h - Bistrô Pedra da Vigia: Almoço harmonizado. •  13h - Restaurante San Diego: Prato harmonizado. •  18h - Bistrô Rêmora: Prato harmonizado. •  20h30 - Restaurante Refúgio do Pescador: Paella harmonizada. •  20h30 - Restaurante Sapore di Pasta: Jantar harmonizado com Chef Alex Floyd. 7 de agosto - Domingo •  13h30 - Restaurante Urucum: Almoço Finger Food com Degustação de Vinhos e apresentação de sua nova carta de vinhos - Presença de Sommellier. •  13h30 - Restaurante San Diego: Prato harmonizado. 10 de agosto - Quarta-feira •  14h - Concha Y Toro: Workshop e técnica de Vendas de Vinhos com Sommelier Eduardo Lopes. •  20h - Restaurante Engenho do Mar: Jantar para proprietários de pousadas e restaurantes com Sommelier Eduardo Lopes. 12 de agosto - Sexta-Feira •  20h - Tigre Asiático Restaurante : Wine Dinner, degustação de vinhos, prato harmonizado e sax ao vivo. 13 de agosto - Sábado •  11h - Engenho do Mar: Workshop com o somellier Eduardo  Lopes, degustação de vinhos. •  13h30 - Restaurante San Diego: Prato harmonizado. •  20h30 - Restaurante Goen: Jantar harmonizado. •  20h30 - Restaurante Lua Marinha: Noite de queijos e vinhos, queijos diferenciados e frutos do mar. 14 de agosto - Domingo: Encerramento •  12h - Restaurante Casarão: Almoço ambientado pelo Vinícola Concha Y Toro com som ao vivo. •  13h30 - Restaurante San Diego : Prato harmonizado. revista.DS | 43



DESTINOS

HORA DAS

BOAS-VINDAS TEMPORADA DE AVISTAGEM DE BALEIAS FRANCAS COMEÇA COM PERSPECTIVA DA LIBERAÇÃO DOS PASSEIOS COM EMBARCAÇÕES

M

ais uma vez o litoral do Sul catari- mento Econômico Sustentável, e a Área de Proteção nense vai ser invadido por simpáti- Ambiental da Baleia Franca (APABF). A previsão é de cas visitantes que encantam cora- que o passeio por embarcação volte a ocorrer a partir ções por onde passam – as baleias de 15 de agosto. francas. A temporada em que os A compra dos equipamentos necessários animais nadam até as praias catarinenses para se para atender ao plano foi avaliada. A princípio O CENÁRIO ECONÔMICO EM 2016 reproduzirem começa neste mês de julho e a novi- as equipes de monitoramento serão compostas dade esperada para este ano é que possam ser re- por monitores embarcados e fiscais em terra. As tomados os passeios de avistagem com embarca- prefeituras de Imbituba e Garopaba deverão ceções, que fazem a alegria de turistas e moradores. der ao menos um profissional. Cada equipe preNos últimos meses, ações visando a atender às cisará de um binóculo, uma câmera fotográfica diretrizes do plano de monitoramento dos passeios e um teodolito (instrumento de precisão óptico embarcados para observação de baleias estão sendo que mensura ângulos verticais e horizontais), alinhadas pela prefeitura de Imbituba, através das se- permitindo o cruzamento de informações regiscretarias de Turismo, Esporte e Cultura e Desenvolvi- tradas embarcadas e por terra.

TEMPORADA A proibição das atividades de observação com embarcações ocorreu em função de ação movida pelo Instituto Sea Shepherd Brasil junto ao Ministério Público Federal e considerada procedente pela Justiça Federal, em 2013. Desde então, governo do Estado, União e municípios envolvidos têm se mobilizado para reverter a situação. A temporada de baleias francas inicia em julho e segue até novembro. O plano prevê monitores em todas as embarcações, fiscalização efetiva da atividade pelo ICMBio, limitação do número de barcos permitidos, período mais curto de duração da temporada de observação embarcada e restrição de áreas passíveis da ocorrência do turismo. Mesmo sem os passeios com embarcações é possível apreciar as baleias nos passeios de avistagem feitos por terras, através de trilhas de onde se pode ver os animais que tanto encantam e arrancam sorrisos com sua beleza.

foto: Enrique A. LITMAN/IBF/divulgação/revista.ds

revista.DS | 45





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.