REVISTA DO NATAL 2021 JORNAL DA REGIÃO

Page 1

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 1

FOTOS CAPA / JULIANA & ROBERTO FOTOGRAFIA


‹‹Entrevista

É contratado pela Prefeitura de Francisco Beltrão para atuar nos finais de ano? Sua barba é natural? Sua aparência é muito grande com a figura do Papai Noel. Fale sobre isso. O contrato é de prestação de serviços durante a realização do Natal Encantado, um dos maiores do Paraná. A barba é natural e só recebe intervenções para correção, medindo cerca de 30 centímetros, esticada e em torno de 20 centímetros, quando normal. Desde o ano passado, o cabelo também passou a fazer parte do figurino e está crescido. Como características, a barba é predominante, mas me mantenho com peso em torno de 100 Kg e tenho altura de 1,75 cm. Postura de voz, comunicação e especialmente o olhar carinhoso com as crianças me diferenciam e me mantenho como Papai Noel, o ano todo, sendo abordado, abraçado e sempre interpelado pelas crianças, porque continuo na cidade, onde está o trenó e as renas. Vivo a magia

2 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021

“Me mantenho como Papai Noel, o ano todo, sendo abordado, abraçado e sempre interpelado pelas crianças. Vivo a magia do Natal todos os dias”

JULIANA & ROBERTO FOTOGRAFIA

Quando começou a atuar como Papai Noel? Começamos a atuar como Papai Noel no ano de 2017, após vencer um Concurso no município de Francisco Beltrão, onde o candidato se auto apresentava e, posteriormente, fomos sabatinado por um júri composto por sete pessoas. Ao vencer o Concurso, fomos declarados como Papai Noel Oficial do Município pelo período de um ano. Em 2018, disputamos novamente o concurso e vencemos. Em 2019, a empresa que venceu a Licitação para apresentar a parte artística do Natal Encantado de Francisco Beltrão propôs um contrato e firmamos, continuando a se apresentar na praça central, na Casa do Papai Noel, recebendo crianças e famílias no período de 26 de novembro a 23 de dezembro, o mesmo ocorrendo em 2020, porém, a pandemia não permitiu que o evento fosse realizado e estaremos repetindo a presença e apresentações neste ano de 2021. Além do compromisso oficial com o município de Francisco Beltrão, atuamos em visitas voluntárias em APAEs, Creches, Hospitais e também temos contratos publicitários com empresas e fazemos visita de entrega de presentes, na noite de Natal, e de 01 de dezembro até o dia 24 de dezembro fazemos videochamadas para famílias.

SÉRGIO JONIKAITES

PAPAI NOEL O jornalista e empresário Sérgio Jonikaites realiza um trabalho social muito interessante no sul do país. Desde 2017, se veste de Papai Noel no município de Francisco Beltrão, no estado do Paraná, e realiza atividades natalinas naquela região. Nascido em 23 de maio de 1963, no município de Ampére, na localidade de Volta Alegre, atualmente, no município de Santa Izabel do Oeste que era distrito de Ampére, no Paraná. É empresário, diretor do Jornal Novo Tempo, cursando Administração e Gestão Pública, atuando também no Rádio e na TV. Nesta entrevista, Sérgio Jonikaites conta com detalhes seu trabalho.

do Natal todos os dias, É muito especial, mas para isso é preciso ter comportamento e atitudes que se relacionam com o personagem, mas que se confundem como estilo de vida: bonachão, atencioso, amigo e transmissor de esperança. Qual foi a emoção da sua primeira apresentação? Onde foi? Claro que foi o Concurso. Nunca tinha me personalizado como Papai Noel. Depois de me apresentar e ser avaliado, antes mesmo de ser proclamado vencedor, percebi que tinha algo a ver com o momento. Daí, chegou o momento da abertura do Natal Encantado de Francisco Beltrão. O desafio era chegar de tirolesa, descendo de um

prédio de 11 andares e chegando ao Palco, num dos extremos da Praça, passando por sobre uma multidão, de cerca de 15 mil pessoas. No Palco com o apoio do Corpo de Bombeiros, recebi o abraço das três netas, pois a neta número quatro era recém nascida e só participou da festa. No ano de 2018, segundo os organizadores, estavam cerca de 20 mil pessoas na Praça, o maior público da praça até hoje, vendo o Papai Noel chegar, novamente, pela tirolesa. Foi emocionante, foi divino. Depois de se apresentar no Palco, espremido pela multidão fomos para a Casa do Papai Noel, onde passamos a atender as crianças e suas famílias. Em 2019, chegamos fazendo rapel na torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória.


Como foi o trabalho do Papai Noel no ano passado durante a pandemia? Em 2020 foi um novo aprendizado. O Papai Noel atuou praticamente só de forma virtual. Realizamos mais de 500 videochamadas atendendo famílias de vários estados brasileiros, atuamos através de conversas por videoconferências nas escolas conversando com crianças e na noite de Natal, visitamos cerca de 20 famílias realizando a entrega de presentes. Foi triste? Não digo isso, mas foi a forma de perceber que precisamos do abraço, da conversa, do encontro e especialmente, da segurança e do bem estar. Foi um aprendizado para todos! Aprendemos a valorizar a vida! Este ano, como será a programação das atividades natalinas na sua região? Tenho certeza que será mais Natal. Haverá mais amor, mais atenção e será o momento de se reencontrar. Todos os municípios estão desenvolvendo alguma atividade. Todos querem marcar esse recomeço pós-pandemia. Será o abraço da vida! Descreva como é a reação das crianças quando você chega vestido de Papai Noel. É impagável ver o brilho nos olhos das crianças, sentir o abraço e até ouvir certas confidências. Percebo que pra elas, crianças, mas também para a família, é encontro entre o sonho e a realidade. Por isso, esse momento único, exige uma especial preparação do Papai Noel. As crianças e as famílias esperam muito este momento. A criança especialmente, se sente o centro das atenções e as conversas trazem detalhes muito importantes. Agora, lhes digo uma coisa: não somente a criança, mas a família e em especial, os idosos, tem um carinho muito especial pelo “bom velhinho”. É mágico! Durante este período que atua como Papai Noel, teve algum acontecimento que marcou sua vida? Muitos acontecimentos marcaram a minha vida. Duas são muito especiais. A primeira é a visita de uma família, todos os anos, com cinco adolescentes, dos quais três lutam contra doença degenerativa e a crença de que Papai Noel vai ajudar a curar, mas acima de tudo, a luta pela vida, o aproveitamento da oportunidade de poder

fazer algo, não ficar parado e tomando atitudes. A outra foi uma visita à uma instituição que faz um belo trabalho com autistas. A expectativa era das famílias e dos professores, qual seria a atitude das crianças com o Papai Noel. Fui alertado que poderia ocorrer de nenhuma criança vir dar abraço e até nem se aproximar. Foi simplesmente emocionante. Das 61 crianças, todas vieram até o Papai Noel, receberam presentes e abraçaram, exceto uma que preferiu só ficar ao lado do Papai Noel. Uma mamãe se dirigiu e disse que isso é para poucos, muito raro e que as crianças ganhavam naquele momento um novo amigo. Foi incrível! Uma dessas crianças fazia a mamãe levá-lo todos os dias até a praça, para que ele pudesse visitar e abraçar o amigo dele: o Papai Noel! Todos os momentos com as famílias são especiais. Cada criança, nas suas diferentes manifestações, tem algo a buscar e algo a expressar. Papai Noel precisa escutar e dar atenção! Uma mensagem aos leitores? Neste momento, ler um bom Jornal é um privilégio. Quantos foram impedidos pela pandemia! Temos outras doenças, outros entraves, mas isso só acontece para quem está vivo! Nesse momento, devemos ser gratos à vida, por estarmos preservados e tendo muitas oportunidades! Aos leitores do Jornal da Região, aos anunciantes, aos colaboradores e seus proprietários, desejo que o Natal e o Ano Novo nos deem a energia necessária para superarmos os desafios e que possamos nos espelhar na família de Nazaré, que na sua simplicidade, no desafio posto a Maria e José, enfrentaram a missão e serviram a Deus para que a humanidade tivesse no Menino Jesus a oportunidade de se encontrar e de renovar. Que Deus, na sua infinita bondade, através da Família de Nazaré, faça com que todos possam desempenhar a missão de servir, de contribuir com o crescimento e desenvolvimento valorizando a vida humana, respeitando as pessoas e as amando.

Feliz Natal!!! Feliz Ano Novo!!! Obrigado Vida!!!

“É impagável ver o brilho nos olhos das crianças, sentir o abraço e até ouvir certas confidências.”

JULIANA & ROBERTO FOTOGRAFIA

“A criança especialmente, se sente o centro das atenções e as conversas trazem detalhes muito importantes.”

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 3


O QUE VESTIR

NAS FESTAS DE FINAL DE ANO?

O final do ano está se aproximando rapidamente e, com ele, inúmeras festividades como o Natal, Ano Novo e as diversas confraternizações, sejam elas entre amigos ou no trabalho, para comemorar as conquistas e amizades do ano que se finda. Cada evento exige uma roupa especial, nem sempre é fácil escolher o que usar em cada ocasião. Marivan Assis, proprietária da ABSTRATA BOUTIQUE, está à sua disposição com looks incríveis e de bom gosto para que você brilhe nas festividades. O importante é sentir-se bem, com roupas confortáveis, com as cores que lhes dão prazer. Nunca esqueça: a estrela será sempre você!

Modelos Bruna de Araújo, Raíza Narciso e Lailla Nascimento

CONTATO: (22) 98146-3120 Modelos Lailla Nascimento e Raíza Narciso

4 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


O QUE BEBER NA CEIA DE NATAL?

Não só de peru e torta de nozes se faz uma ceia. A escolha da bebida, que irá acompanhar essa noite especial, faz toda a diferença. Você pode optar por servir seu vinho preferido a noite toda. É uma escolha acertada, simples e também muito charmosa. Aquele vinho que você gosta de servir em ocasiões especiais tem motivo de sobra para aparecer na noite de Natal. Se você quiser oferecer diferentes opções durante a noite, vão algumas dicas. Antes da Ceia. Na hora das entradinhas, que podem ser petiscos, canapés e infinitas opções, escolha uma bebida com leveza e frescor. A melhor pedida sempre é um espumante, mas você pode também servir um rosé. Durante a Ceia. Os tradicionais pratos como peru, chester e tender pedem um vinho menos tânico. Boas escolhas são os tintos. Se preferir servir peixe, como o bacalhau, a pedida é o vinho verde, que é mais fresco e leve. Hora da sobremesa. Frutas frescas, tortas, pudins, pavês são tipos de sobremesas indispensáveis na ceia de Natal. A melhor bebida para acompanhar são as bebidas adocicadas. Os espumantes de uva moscatel são a escolha perfeita, pois agradam todos os paladares. Para uma noite especial não tem segredo, basta ter no coração: amor, confraternização, alegria... Tim tim! tenham todos um feliz Natal!

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 5



MESA POSTA

CARINHO NA ARTE DE RECEBER

Flávia Bardasson Moreira Brandão, criadora do Flávia Bardasson Home Decor, faz roupas de mesa, peças exclusivas, para sua mesa. Ela é consultora em receber bem e em etiqueta a mesa, se dedicando em cursos, estudando sempre, e principalmente praticando bastante. “Amo receber e montar mesas para pessoas especiais na minha vida, meu propósito é engajar famílias e resgatar o hábito de estar juntos a mesa durante as refeições, para vivermos em uma sociedade melhor”, afirma. Ela traz dicas importantes para ajudar neste fim de ano

A

arte de receber bem consiste em transformar momentos inesquecíveis, além de fortalecer os laços e estreitar conexões entre as pessoas. Os anfitriões são os responsáveis pelo sucesso do evento. Para ter sucesso total, vamos lá com algumas dicas? • Você deve estar feliz em receber. Se não estiver, não faça! • Dê atenção aos convidados de forma igual, se organize para isso. • Saiba contornar imprevistos. • O convidado deve se sentir à vontade na sua casa, esse é um dos pontos mais importantes, não constranger seu convidado, NUNCA! • Importante que todo mundo aproveite o momento, inclusive você, pois preparar uma recepção dá um super trabalho. Planejamento Este é o primeiro passo para uma recepção de sucesso. Dentre eles está o orçamento, número de pessoas, cardápio, local, data e horário e defina se irá precisar de alguma ajuda. Preparação Algumas outras dicas, pois esta é a parte que poderá dar um pouco de trabalho, mas será super prazerosa: * Avalie o tipo de serviço; * Separe itens da mesa; * Prepare a mesa com antecedência; * Verifique a limpeza do local; * Verifique os banheiros; * Coloque um aroma agradável; * Tenha uns petiscos de entrada; * Ajuste a música e a iluminação. Pós evento É muito elegante por parte do anfitrião enviar um agradecimento no dia seguinte. Lembrando que a mesa posta é um ato de carinho para com as pessoas. A mesa posta não é frescura. É algo que pode se tornar um hábito muito prazeroso para você e seus familiares. A montagem da mesa deve ser um prazer e não um peso. Você não precisa ter peça cara e sofisticada. Use o que você tem, e esteja feliz por ter sua família à mesa.

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 7


SECOM/SALVADOR

Melhor do que comprar itens de decoração é criar peças sustentáveis

DICAS DE DECORAÇÃO DE NATAL PARA OS CRIATIVOS Na correria de final de ano, alguns detalhes para receber amigos e familiares podem ser esquecidos, mas há alternativas de última hora para resolver o problema e dar um charme especial para a casa. Além disso, algumas criações evitam gastos em diversos produtos decorativos que depois precisarão ser guardados até o próximo Natal. Algumas criações, além disso, são consideradas mais sustentáveis. Uma boa opção de decoração mais sustentável e de última hora é utilizar velas, canela em pau e um barbante para fazer um lindo arranjo. Basta

cercar a vela com canela e fazer a amarração. A pinha, do pinus, pode ser encontrada em muitos locais, pelas ruas e praças. Ela se encaixa muito bem em arranjos que podem ser criados aproveitando algumas bolinhas e fitas. O que vale é a criatividade. Outra opção é a utilização das luzinhas dentro de um pote de vidro. Pode ser até mesmo uma garrafa. As taças não ficam de fora para os criativos. Elas podem ser enchidas de bolinhas e depois serem emborcadas. Para completar a peça, uma fita vermelha pode ser usada para um top e sobre a base, que vai estar para cima, pode ser colocada uma vela. Temperos não ficam de fora para a criação de arranjos. Ramos de alecrim podem ser transformados em guirlandas. Basta fechar o círculo e usar um barbante para amarrá-lo sobre o prato, fica um charme além de trazer um aroma todo especial para a ceia. Para quem não quer ter muito trabalho, há ainda as opções de comprar vasos de flores vermelhas, muito comuns nesta época. A vantagem é que, depois das festas, ela pode ser plantada diretamente no jardim e não há desperdício de dinheiro. Criar é muito melhor que comprar.

A VILA DO SENHOR NOEL EM MACUCO O município de Macuco é tradicional na arte de enfeitar a cidade para os festejos natalinos. Há cada ano, se superam no quesito bom gosto e criatividade na decoração. A Vila do Senhor Noel está deslumbrante! Foram momentos de muita emoção na inauguração. No pequeno palco, numa apresentação de teatro com dança, estudantes encenaram o “Auto de Natal”, onde a virgem Maria recebe o Anjo Gabriel anunciando a chegada do filho de Deus. As pequenas bailarinas do Projeto Ballet deram um show na apresentação. A chegada de Papai Noel trouxe mais brilho ainda à festividade. Os olhos das crianças presentes brilharam de alegria e contentamento. “Depois de muito tempo de apreensão, pudemos viver uma noite especial que guardaremos para sempre. Que Deus nos abençoe para continuarmos protegidos e felizes”, afirmou Bruno Boaretto, prefeito de Macuco.

DIVULGAÇÃO/PMM

EDITORA JORNAL DA REGIÃO LTDA. Rua Maria Zulmira Torres 143 / São Vicente de Paulo / Cantagalo/RJ / CEP: 28.500-000 / CNPJ: 01.907.586/0001-35 / TELEFONES: (22) 2555-5453 (fax) / w (22) 98 102 9551 / E-MAIL: editorajornaldaregiao@ gmail.com / site www.jornaldaregiao.com. Filiado à Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Estado do Rio de Janeiro (Adjori-RJ); e à Associação dos Diretores de Jornais do Interior do Brasil (Adjori-BR). CIRCULAÇÃO: Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Itaocara / DIRETORIA GERAL: Célio José Pinto de Figueiredo e Isanete de Souza Figueiredo REVISÃO: Mateus Guida REPORTAGEM: Luiz Felipe Gomes DIAGRAMAÇÃO: WA Editoração Os conceitos emitidos nos artigos, colunas e anúncios não refletem, necessariamente, a opinião do jornal. A REVISTA DO NATAL é encartada no JORNAL DA REGIÃO e impressa na Gráfica Tribuna

8 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 9


PINHEIRO

ÁRVORE SÍMBOLO DA FERTILIDADE E VITALIDADE

Até o pinheiro ganhar um espaço destacado na casa, decorado com bolinhas coloridas, luzinhas e outros adornos, sendo considerado um dos principais símbolos natalinos, um longo caminho teve que ser percorrido. Existem muitas histórias para explicar como nasceu a tradição secular e como a árvore foi parar dentro de casa para o Papai Noel deixar os presentes. O pinheiro é de origem pagã e, no princípio do cristianismo, a Igreja demorou muito para incorporá-lo aos rituais natalinos. Hoje, está presente até mesmo dentro de igrejas. Letônia e Estônia disputam o pioneirismo, mas a maioria dos historiadores apontam a Alemanha como berço da tradição que acabou se espalhando por todos os países. Algumas vertentes apontam que usavam galhos de pinheiro em suas casas para afastar espíritos malignos. Além disso, por ser inverno na região neste período de dezembro, o pinheiro também servia como símbolo da fertilidade e vitalidade, pois esta era a única árvore que se mantinha viva no período de noites curtas e muito frio intensificado pela neve. Se hoje ela tem bolinhas, luzinhas e adornos de todos os tipos, quando começou a surgir ele era decorado

10 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021

com maçãs, tâmaras e doces, entre outros. As bolinhas, como conhecidas hoje, teriam sido inspiradas nas maçãs. Existem muitas histórias para explicar a tradição secular. Uma delas diz respeito à festa de Santa Bárbara, comemorada no dia 8 de dezembro na Alemanha. Era uma antiga tradição cristã cortar galhos de macieira ou cerejeira nessa data para que florescessem antes do tempo como enfeite dentro das casas aquecidas. Posteriormente, o pinheiro enfeitado teria assumido o lugar dos galhos com flores de maçã e de cereja. Muitos acreditam que a árvore é o ponto central do Natal cristão, mas não é verdade. Esse papel caberia ao presépio com o Menino Jesus. A árvore de Natal é na verdade um produto, um objeto. O ano de surgimento da árvore decorada dentro das casas é incerto. São muitas histórias, muitos países, muitas origens, segundo os historiadores. A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. O importante é nunca deixarmos morrer essa tradição. Vamos enfeitar a nossa “árvore pinheiro” com amor, pois simboliza a vida e a fertilidade. Feliz Natal com Jesus!


Que esse vírus passe e nossa vida volte à normalidade com saúde e paz.

Espero o fim total da pandemia no mundo, muita saúde e muito amor para toda a humanidade.

Aleandra Lima (Macuco)

Maristela Vidal (Cordeiro)

ANO NOVO: O QUE ESPERAR DE 2022? A pandemia nos pegou de surpresa, fazendo com que novos hábitos fossem adquiridos e um deles é o isolamento social, sem poder estar junto, abraçar, encontrar... Tivemos que aprender na íntegra que não temos o controle de nada. Lidamos com a angústia e a ansiedade, num mundo de incertezas. Inúmeras perdas foram surgindo como: desemprego, liberdade de ir e vir, inúmeras mortes, inclusive de entes queridos. Perdas geram luto e a necessidade de buscar novos sentidos para a vida. A pandemia tem nos deixado com muitas marcas. É tempo de pensarmos e analisarmos sobre o tema: “o que queremos para nossa vida em 2022”? O que nós mulheres esperamos para o ano de 2022? Eis algumas respostas.

Que traga paz aos nossos corações, sare as feridas deixadas no ano anterior e traga saúde para todos as pessoas que amamos. Flávia Oliveira Azevedo (Bom Jardim)

Acho que é o mesmo desejo de todos. Um ano de saúde e de descobertas de remédios para combater esse vírus e os demais que porventura chegarem. Vamos ter fé em Deus e acreditar que ele vai nos devolver nossos sonhos e alegrias. Feliz 2022! Thereza Castro (Santa Maria Madalena)

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 11


12 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 13


N DECORAÇÃO NATALINA DE NOVA FRIBURGO

14 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021

ova Friburgo recebeu uma linda decoração para o período de Natal com a montagem de árvores de Natal em áreas públicas do município, em especial, na praça Demerval Barbosa Moreira. A instalação de árvores faz parte da campanha Rio de Mãos Dadas, do Sistema Fecomércio RJ (Sesc e Senac). Em Friburgo, a iniciativa é

realizada em parceria com a CDL/Sincomércio. O projeto se estende até 6 de janeiro, com outras decorações alusivas e ainda com programação artística se concentrando na Praça Demerval Barbosa Moreira. Algumas atividades estão programadas para a Avenida Alberto Braune, bairro Olaria e o distrito de Conselheiro Paulino. “... 10 municípios (entre os

quais Nova Friburgo) receberão iluminação decorativa, itens cenográficos, árvores de Natal e peças instagramáveis, além de atividades educativas, culturais e de lazer entre novembro e o início de janeiro. O projeto conta com o apoio das prefeituras e dos sindicatos do comércio varejista”, diz o informativo. Já a Prefeitura de Nova Friburgo informou que a licitação programada para aquisição da ornamentação natalina, estimada em aproximadamente R$ 650 mil, teve diversos itens desertos ou frustrados. Foram apenas adquiridos alguns materiais de iluminação, como mangueiras de led, refletores, pingentes e material elétrico para instalação. Nestes itens, o Município gastará em torno de R$ 50 mil. As ações para realizar uma programação de Natal foram adotadas após estabilização do cenário epidemiológico. Uma extensa e diversificada programação com atividades de celebração para reflexão e renascimento voltadas à família foi elaborada, em conjunto com os parceiros, atendendo a friburguenses e visitantes. “As ações conjuntas entre poder público e iniciativa privada visam resgatar o espírito de união, fé e renascimento após os dias difíceis que a pandemia impôs a todos nós”, garantem as autoridades.


COMÉRCIO APOSTA NAS VENDAS DE FINAL DE ANO Com a chegada das festas de final de ano, o comércio já está preparado para as vendas natalinas. A expectativa é de que, com o avanço da vacinação, os lucros sejam maiores do que no ano passado. No final do ano, as festas movimentam o comércio em todas as áreas. Alimentação, bebidas, vestuário, presentes de modo geral como: brinquedos, celulares... A variedade é característica forte nos produtos. A movimentação para as vendas acontece ao longo de todo o ano. No comércio da região, a movimentação é geral. Normalmente é muito difícil encontrar uma vaga para estacionar o seu veículo, agora então, nem pensar, principalmente no interior, que em muitos municípios não tem nem estacionamento. O ideal é deixar seu carro em casa, fazer

suas compras com tranquilidade e pedir para entregar. Muitas lojas oferecem este tipo de serviço, não somente os supermercados. Já se percebe clara e nitidamente um cenário de otimismo instalado, tanto na expectativa de vendas, quanto no movimento para contratação para vagas temporárias que costumam acontecer neste período. Não podemos nos esquecer que a inflação está aí. Que ela não tire de nós o desejo de presentearmos nossos familiares, amigos... Enfim, o importante é termos muito cuidado e cautela, para não entrarmos em 2022 cheios de dívidas. Comprar com moderação é a melhor solução. Façam suas compras, presenteiem familiares e amigos, aproveitem as festas e sejam felizes!

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 15


Quésia Lima, renomada Chef de Cozinha, dá dicas incríveis para uma divina ceia de Natal para nossos leitores

CEIA DE NATAL: ENTRADAS, CEIA E SOBREMESAS

Delicioso cheesecake de frutas vermelhas

Lombo de pernil recheado, acompanhado com uma farofa divina

Uma salada tropical perfeita para sua ceia

Salpicão tropical dentro do abacaxi vai deixar sua ceia deliciosa.

ENTRADA Uma Salada Quatro Estações com folhas de alface crespa, lisa, folhas de beterrabas, morangos cortados e amêndoas laminadas com vinagrete de geleia de damasco com vinagre balsâmico. UMA CARNE DELICIOSA PARA A CEIA Lombo suíno recheado com banana da terra acompanhado de um molho à base de abacaxi, pimentão vermelho e vinho branco. Servido com uma farofa crocante de castanha de caju e banana da terra. O lombo pode ser acompanhado com arroz branco. SALPICÃO NÃO PODE FALTAR Salpicão tropical servido

no abacaxi. Ingredientes do salpicão: frango defumado, cenoura, batata, presunto, milho, ervilha, passas, cheiro verde e maionese com creme de leite. SOBREMESA O conselho da Chef é o seguinte: cheesecake de frutas vermelhas, tiramissu, pudim... “VAMOS TER TAMBÉM NO CARDÁPIO” Frango assado recheado, empadão e tudo o mais que nossos clientes pedirem. Estamos abertos para recebermos os seus pedidos. Podem fazê-los pelo telefone: (22) 98113-7977. “UM NATAL ABENÇOADO E CHEIO DE LUZ PARA TODOS VOCÊS, QUERIDOS CLIENTES E AMIGOS!”

16 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


O QUE O PAPAI NOEL REPRESENTA PARA AS CRIANÇAS?

O príncipe Gael de Paula Duarte, aguardando a chegada do Bom Velhinho

O linducho Théo Diniz à espera dos presentes

MOISÉS RODRIGUES

A história do Papai Noel está profundamente enraizada na cultura popular e o Bom Velhinho rechonchudo com vestes vermelhas aparece em dezembro nas ruas, shoppings e televisão. Está por todos os lados. E vai de casa em casa na véspera do Natal para entregar os presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano. Na infância, reina o mundo da fantasia e imaginação e as crianças acreditam nas lendas populares. Não seria diferente com o Papai Noel. Acreditar em Papai Noel é importante para que a criança possa exercitar a sua ima-

THAIS DE PAULA

ginação e desenvolver a sua criatividade. Assim, as suas capacidades de raciocínio e resolução de problemas é trabalhada em forma lúdica. O que representa o Papai Noel para as crianças? Figuras imaginárias podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo das crianças, facilitando, assim, o entendimento de conceitos como solidariedade, bondade, caridade, que estão relacionadas ao espírito de Natal. Abrilhantando esta graciosa página, alguns queridos amiguinhos que estiveram conosco durante todo o ano de 2021, na coluna JR KIDS.

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 17


ARTES EM FELTRO DA ELIANA

Eliana Ouverney, professora aposentada, atualmente é micro empresária, proprietária da ARTELIANA, artes em feltro. Tudo feito à mão. Em setembro, ela já havia fechado sua agenda para novos pedidos, devido a grande aceitação do seu produto no mercado. Talentosa, caprichosa, fabrica coisas lindas e de muito bom gosto para batizados, aniversários, casamentos, Natal... Tudo de acordo com os pedidos dos clientes. Contato: (22) 98179-9659.

18 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 19


DECORAÇÃO DE NATAL

Já deu as boas-vindas à época mais iluminada do ano? Com a proximidade das festas de fim de ano, os enfeites de Natal invadem residências, empresas e o comércio, de modo geral. Entretanto, quando instalados de forma incorreta, em vez de alegria, a iluminação pode oferecer riscos à saúde e muita dor de cabeça. Aliado a isso, também é importante estar atento aos impactos do consumo de energia dessa decoração na conta de luz. Para garantir a iluminação lúdica dos festejos natalinos, com segurança e consumo consciente, a Energisa orienta como fazer a instalação dos adereços de Natal corretamente. O primeiro passo é escolher produtos de boa qualidade com certificação do Inmetro. Basta observar nas embala-

COMO ECONOMIZAR ENERGIA, EVITAR ACIDENTES E GARANTIR ALEGRIA DA ILUMINAÇÃO

gens todas as informações de segurança e consumo como indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso. Outra consideração de extrema relevância é que os equipamentos elétricos não fiquem próximos de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. Victor Rispoli, gerente de Construção e Manutenção, ressalta atenção à possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente, já que a capa de proteção evita choques e fuga da corrente de energia. Ele esclarece também a necessidade de verificação da compatibilidade do enfeite com a capacidade de carga das instalações elétricas do imóvel, para evitar a sobrecarga e / ou aumento

20 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021

do consumo de energia. “Se a ideia é aproveitar os enfeites comprados em anos anteriores, o alerta é para que se verifique se há fios ressecados, descascados ou rompidos. Caso haja, é preciso descartá-los e adquirir novos”, orienta. Outra questão importante é evitar colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. Heitor Galdino reforça, ainda, os principais sinais que podem ser observados quando há sobrecarga das instalações. “O primeiro é o aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões e, o segundo, o cheiro característico de plástico queimando. Ao perceber qualquer um desses

sinais, o consumidor deve desligar imediatamente os equipamentos das tomadas e chamar um profissional capacitado para fazer uma verificação detalhada nas instalações”, explica. As orientações de segurança na instalação de adereços luminosos se aplicam também para áreas externas. “As luzes devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica, pois estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios aumentando os riscos de acidentes. Vale lembrar que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados e que nenhuma instalação deve ser feita próxima da rede de energia”, reforça Rispoli.


VILA ILUMINADA EM CANTAGALO

A

s ações que irão proporcionar um aumento de fluxo turístico para o município de Cantagalo, durante o mês de dezembro de 2021, por ocasião do período das comemorações natalinas, será o Projeto “Vila Iluminada de Natal” que tem toda a decoração e iluminação natalina, na

sede do município e seus distritos. A cidade conta com uma árvore iluminada com aproximadamente 10 metros de altura, instalada na praça em frente da igreja católica, e é uma das grandes atrações do projeto de decoração natalina. O Jardim do centro da cidade também está todo iluminado.

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 21


CARTÃO DE NATAL FOI CRIADO PARA IMPULSIONAR “CORREIOS”

22 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021

A

té a internet se popularizar, no mundo todo era comum o envio de cartões de Natal e boas festas no formato impresso. Era comum em empresas, por exemplo, os envios de clientes e fornecedores serem pendurados na árvore natalina montada estrategicamente na recepção das empresas. Nas residências,

eles ganhavam seu espaço junto ao pinheiro. Com as facilidades proporcionadas pela internet, inclusive com sites que permitem a criação de cartões on-line sem custo em poucos minutos, mudou o formato, mas eles continuam vivos. A criação do cartão que se popularizou pelo mundo ocorreu no Reino Unido em 1843. Sir Henry Cole teve a ideia. Ele era funcionário do governo responsável pelo que hoje é chamado de correios. Para impulsionar o serviço, pediu ao amigo John Horsley, que era um artista, para criar o cartão a ser vendido. Ele tinha três painéis. Os dois painéis externos mostravam pessoas cuidando dos pobres e no painel central estava uma família tendo um grande jantar de Natal. Os primeiros cartões geralmente tinham fotos do presépio. No final da época vitoriana, os tordos (um pássaro britânico) e as cenas de neve tornaram-se populares. Naquela época, os carteiros eram apelidados de ‘Carteiros Robin’ por causa dos uniformes vermelhos que usavam. As cenas de neve eram populares porque lembravam as pessoas do inverno muito rigoroso que aconteceu no Reino Unido em 1836.


IGREJA SE PREPARA PARA O NATAL COM O ADVENTO A Igreja se prepara para o nascimento de Jesus com o Advento, que inicia quatro semanas antes do Natal, sempre em um domingo. A palavra advento se origina do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Os católicos, então, fazem uma preparação e o período do Advento é dividido em duas fases. Nas duas primeiras semanas, as celebrações são de espera da segunda vinda de Jesus, no chamado fim dos tempos, ou fim do mundo. Já nas duas seguintes, acontece a preparação para a primeira chegada. Há relatos de que o Advento começou a ser observado entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa

do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético (prática que visa ao desenvolvimento espiritual) para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico (popularmente, fim do mundo) do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor. O início do Advento também marca o começo do novo Ano Litúrgico. É neste dia que a árvore de Natal deve come-

çar a ser montada. E deve ser aos poucos conforme o Natal vai se aproximando. Sob ela, também deve ir o presépio, igualmente montado paulatinamente. Jesus é a última peça a ser colocada. No dia 24 de dezembro, o Advento termina e o encerramento é marcado pela tradicional Missa do Galo. Este período tem como símbolo a Coroa do Advento. Ela tem a forma circular e é formada por ramos verdes, fita vermelha, bolas e quatro velas.

A cada domingo, uma vela é acesa. Repleto de simbolismos para os fiéis, a coroa traz a representação da eternidade e sua cor verde, demonstra a vida e a esperança em Deus, que também é lembrado através de uma fita vermelha, simbolizando o seu amor pela humanidade e o amor que as pessoas devem manter umas com as outras, enquanto esperam o nascimento de Jesus. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda

simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. Já quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada de Jesus. O Advento é tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a paz.

DEZEMBRO2021 l REVISTA DO NATAL l 23


24 l REVISTA DO NATAL l DEZEMBRO2021


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.