1 minute read

São Sebastião do Alto tem novo juiz eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) empossou 24 juízes no dia 22 de maio. Os magistrados assumiram a titularidade em zonas eleitorais do interior do Estado. O 2º vice-presidente da AMAERJ, juiz Gustavo Henrique Nascimento Silva, representou a Associação na solenidade, realizada na sede da Corte eleitoral, no centro do Rio.

Advertisement

“Venho em nome da nossa presidente, Eunice Haddad, trazer as felicitações da AMAERJ para vocês que começam este novo biênio. Sou magistrado em exercício na 157ª Zona Eleitoral e digo que vocês não poderiam estar começando de uma maneira melhor sob a presidência do desembargador [João] Ziraldo [Maia], que sempre foi um parceiro da Magistratura e do magistrado de 1º grau. Tenho certeza que os próximos dois anos serão muito profícuos, que colocarão o TRE-RJ na posição em que ele merece.

Parabenizo a todos, sejam felizes nessa função”, disse o segundo vice da AMAERJ.

O presidente do TRE deu as boas-vindas e instruções aos magistrados. “É um prazer realizar mais uma cerimônia de posse de juízes eleitorais. Vejo que muitos juízes estão tendo contato pela primeira vez com a Justi- ça Eleitoral, que é a Justiça da democracia. A vontade do eleitor deve prevalecer, este é o objetivo. Estamos aqui à disposição para qualquer demanda”.

O desembargador João Ziraldo Maia destacou a importância do rodízio. “Sempre gosto de lembrar que isso só se dá diante de uma batalha árdua que tivemos durante décadas, quando não se fazia rodízio. As zonas eleitorais eram vinculadas a algumas varas. Com muita luta, empenhada pela AMAERJ à época, conseguimos enfim o rodízio”.

Os juízes exercerão mandatos de dois anos e comandarão os trabalhos nas eleições de 2024. Vice-presidente do TRE e corregedor eleitoral, o desembargador Henrique Figueira ressaltou que a eleição municipal é a que mais exige do juiz eleitoral. “A função do juiz eleitoral é de uma relevância essencial para a democracia. Mantenham a serenidade, a tranquilidade e a imparcialidade. Com esses elementos, conseguirão cumprir com bastante denodo e galhardia a função de juiz eleitoral”, afirmou o desembargador.

O juiz Thales Nogueira Cavalcanti Venâncio Braga leu o termo de compromisso, como representante dos demais empossados.

AMANDA ESTEFAN *

Advogada, sócia do escritório Mirza & Malan Advogados, que atua na advocacia criminal contenciosa em todo o território nacional, a partir das unidades do Rio de Janeiro e Brasília