3 minute read

Prefeitura de Duas Barras concede aumento a servidores do magistério

A Prefeitura de Duas Barras deu mais um importante passo em direção à valorização dos servidores municipais ao encaminhar, no dia 15 de maio, dois projetos de lei à Câmara Municipal. As propostas visam aprimorar as condições salariais dos funcionários, estabelecendo um novo piso municipal e prevendo o reajuste dos vencimentos dos servidores, do quadro geral e dos profissionais do magistério. Ao assinar os encaminhamentos, o prefeito Fabricio Ayres destacou "Com o novo piso municipal, estamos elevando a remuneração acima da inflação e superando o salário mínimo nacional. Também estamos garantindo o percentual do piso nacional aos profissionais magistério, como poucos prefeitos no Brasil o fizeram", enfatizando o comprometimento da gestão em proporcionar mais dignidade e valorização de servidores públicos municipais.

O primeiro projeto de lei propõe a fixação do novo piso municipal em R$ 1.342,87, além de conceder a revisão anual dos vencimentos (salário-base) para o exercício de 2023.

Advertisement

Já o segundo projeto de lei

Trabalhando pela saúde financeira dos empreendedores

Mais uma iniciativa pensada para demonstrar que o empreendedorismo macuquense também continua sendo tratado como prioridade. No dia 17 de maio, os empreendedores de Macuco tiveram uma ótima oportunidade, como de costume oferecida pela Sala do Empreendedor, novamente com apoio integral do SEBRAE/RJ.

Relógio na praça

No dia 16 de maio, Nova Friburgo completou 205 anos. Para marcar a data, o município inaugurou, no dia 13 de maio, um relógio com termômetro em estilo colonial, que já se tornou um novo atrativo turístico.

DIVULGAÇÃO/PMDB prevê a adequação de 14,95% nos vencimentos (salário-base) dos Profissionais do Magistério que desempenham atividades de docência ou suporte pedagógico no município. A medida refletirá no exercício financeiro de 2023 e tem como base de cálculo o piso nacional do magistério, conforme estabelecido pelo governo federal, respeitando as proporções e cargas horárias correspondentes a cada profissional. Ambos os projetos de lei contemplam uma compensação retroativa a partir de janeiro de 2023 e beneficiam também os aposentados e pensionistas cujos proventos são reajustados pela regra da paridade. Após tramitação na Câmara Municipal de Vereadores, os projetos retornarão para a sanção do Executivo Municipal, consolidando o esforço conjunto entre Executivo e Legislativo.

Empresários que atuam em vários nichos locais e regionais puderam interagir de forma direta com algumas das mais importantes instituições financeiras que atendem ao mercado, entre elas Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, AgeRio e Cresol.

Segundo Fernanda Diniz, representante da Sala do Empreendedor de Macuco, o intuito é estreitar cada vez mais o relacionamento entre empreendedores e agências de crédito.

Com isso, abre-se a possibilidade de acesso ao crédito, levando-se em conta taxas mais favoráveis, o que promete propiciar aos empresários o levantamento de capital de giro, assegurando uma saúde financeira mais adequada das suas empresas.

Distribuição domiciliária de correspondências e encomendas nos bairros Morada do Sol e Álvaro Augusto "Guruta" (Cruzeiro Bela Vista)

O presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Ciro Fernandes, e a gerente dos Correios de Cantagalo, Cristiane Huguenin, reuniram-se no dia 16 de maio, para deliberar sobre a expansão do serviço de distribuição domiciliária que será implementado no município a partir de 1º de julho. Após ofícios enviados pela Câmara Municipal aos Correios, subscritos pelo vereador Graziel Quindeler, foram realizadas visitas às localidades e análises técnicas, onde pôde ser constatado que as localidades atendem às exigências previstas na Portaria n.º 2.729/2021, do Ministério das Comunicações. A Câmara Municipal de Cantagalo está aproveitando a oportunidade para solicitar aos munícipes que colaborem fixando placas com a numeração no imóvel, a fim de contribuir para a consecução dos trabalhos de entrega.

Come Ou Derrota

Campeonato das Ligas Centro Norte Fluminense

Teve início, no dia 20 de maio, a temporada para as Ligas da Região Centro Norte Fluminense, promovido pela Federação de Esportes do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Em Santa Maria Madalena, a partida entre o time do Macuco e Madalena terminou empatada por 0 a 0, na categoria Sub-17. O jogo Cordeiro e Bom Jardim também terminou empatado por 0 a 0. A equipe do Carmo aplicou uma goleada de 4 a 1 no time de Cantagalo. Já o time de Trajano de Moraes ficou de folga nesta rodada.

"Como Coordenador da FERJ na região, desejo sucesso a todos participantes e que tenhamos uma grande competição. Prestigiei o futebol das categorias de base da Escolinha Léo Moura de Macuco no Estádio Mário Freire Martins contra a Escolinha Léo Moura de Cantagalo", afirmou Diogo Latini.

perde em casa no Campeonato Carioca Série A2

O Friburguense perdeu de 1 a 0 para o Maricá na partida realizada no dia 20 de maio, no Estádio Eduardo Guinle. Nesta estreia em casa, o Friburguense perdeu com um pênalti, convertido por Tiago Aperibé,