4 minute read

Obras garantem tráfego nas estradas de Trajano de Moraes

Com sua grande extensão territorial e seus mais de mil quilômetros de estradas vicinais que se estendem por todo o município, a Secretaria de Estradas e Rodagem da Prefeitura de Trajano de Moraes é sempre uma das mais exigidas, mas o longo período de chuvas entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 tornou ainda mais exaustivo o trabalho de toda a equipe responsável pela pasta.

Para garantir o ir e vir com segurança dos cidadãos que vivem nas localidades mais remotas e nos quais só é possível chegar através das estradas vicinais é que o Secretário de Estradas e Rodagem, Daniel Viana, tem posto sua equipe para trabalhar em diversas ações de conservação e manutenção das estradas. Serviços como limpezas, nivelamento e diversos tipos de manutenção têm sido prestados constantemente. E mais será feito em breve, janeiro. O uso da bica corrida nas estradas ajuda a garantir uma melhor conservação das estradas vicinais, fato que ainda facilita o serviço de manutenção.

Advertisement

Centro. As inscrições gratuitas para os concursos de Fantasias e Gay do Carnaval podem ser feitas, impreterivelmente, até o dia 3 de fevereiro.

Em Duas Barras, para que tudo esteja pronto e alinhado para a realização do melhor carnaval da família na região, a Secretaria de Cultura e Turismo já começou os preparativos. Resgatando o tradicional carnaval bibarrense, a Secretaria anunciou que, na programação, estão previstas matinês com bandinha de marchinhas, blocos infantis, blocos de embalo e shows musicais, no período de 17 a 21 de fevereiro, em Duas Barras e em Monnerat. No dia 23 de janeiro, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu uma reunião com a presença da comissária de Justiça da Infância, da Juventude e do Idoso, Roberta Guimarães da Costa; da secretária Ana Beatriz Araújo (Bia); e de membros da Liga dos Blocos de Carnaval de Duas Barras. Ao longo da reunião, foram pautadas algumas regras, que deverão ser seguidas pelos blocos durante o carnaval.

“Vivemos uma situação diferente de outros municípios porque temos mais de mil quilômetros de estradas vicinais, então temos que cuidar delas com muito carinho e dedicação. A bica corrida é um material de primeira qualidade, e ajuda a garantir o direito de ir e vir dos nossos agricultores, pecuaristas, das pessoas que residem na zona rural do nosso município”, afirmou o prefeito Rodrigo Viana.

Rodrigo concluiu dizendo que “o secretário está incumbido dessa missão. Esse material não é apenas para a região de Serra das Almas, de Visconde, mas para todo o município. Estamos com três patrulhas mecanizadas, e teremos muito trabalho em 2023”.

Capela Mortuária O prefeito Rodrigo Viana esteve também visitando a obra de construção da Capela Mortuária em Barra dos Passos, no segundo distrito de Trajano. Esta obra está em fase bem avançada e é de grande importância para dar a comunidade maior conforto no momento difícil da vida.

A obra segue em ritmo acelerado, assim como mais de 15 obras pelo município.

No dia 19 de janeiro, o prefeito de Carmo, Sérgio Soares, participou de uma reunião na sede da EMOP-RJ (Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços). O encontro, que aconteceu no centro da cidade do Rio, contou com a presença dos presidentes da organização, André Braga e Cleber Fraga, e do assistente e diretor, Rony Silva. Com a reunião, são esperadas grandes oportunidades e benefícios para o município, principalmente para os setores de obras, planejamento e serviços.

Entre as normas relacionadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foram destacadas: a necessidade de não permitir o fornecimento de bebida para menores de idade; a obrigação do uso de crachás de identificação nas crianças que participam dos blocos infantis; e a proibição de menores nas concentrações e nos trios elétricos. Também foi dito que, no caso das apresentações de DJs, não deverão ser reproduzidas músicas com conteúdo sexual e apologia às drogas.

Ainda foram tratados temas internos, como: respeitar os horários estabelecidos; cumprir as determinações da justiça; regulamentação das agremiações e subvenções.

Em Cantagalo, as duas agremiações carnavalescas da cidade, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Independente de Cantagalo (Gresmic), a Verde e Branca, e o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Cantagalo (Gresuc), a Vermelha e Branca, já estão se preparando para realizar desfile na avenida, no centro.

A Secretaria de Turismo de Cantagalo deverá liberar uma verba para que cada escola desfile na avenida. Além das escolas de samba, em Cantagalo, haverá desfile de blocos carnavalescos e baile de carnaval.

Em Itaocara, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou a volta do Carnaval de Itaocara, começando no dia 18 de fevereiro e indo até o dia 21 de fevereiro.

A cidade já tem uma programação do carnaval deste ano, que ainda não é a definitiva, com apresentação de vários blocos. No sábado, dia 18 de fevereiro de 2023, haverá os Cantinho da Criança, Bloco Luau, Portela, e Bloco Uilzer.

No domingo, dia 19 de fevereiro de 2023, os Bloco dos Anjos, Bloco de Bar em Bar, Nacional E.C. e Bloco Nação Rubro Negra.

Na segunda-feira, dia 20 de fevereiro de 2023, Bloco Nação Alvinegra, Bloco do Caxias e Itaocalhau.

Na terça-feira, dia 21 de fevereiro de 2023, haverá apresentação do Bloco Vagalumes, do Bloco Arranco do Eucalipto, do União E.I. e do Ita Flu.

Substituição de rede de água garante melhoria no abastecimento

Com objetivo de melhorar o abastecimento de água tratada, a Águas do Rio fez a substituição de cerca de 130 metros de rede de distribuição no bairro Jardim de Alah, em Cordeiro. A rede antiga passava por um ponto onde constantemente ocorrem deslizamentos de encosta e, por este motivo, acabava rompendo os canos com frequência, deixando parte da região sem fornecimento. Além do próprio bairro, a intervenção também beneficiou os bairros de Lavrinhas e Campanati, ambos em Cordeiro, e o Morada do Sol, em Cantagalo.

Segundo o supervisor de ope- rações Edvaldo Wermelinger, no período de chuvas, é comum acontecer deslizamentos na região e, para fazer o reparo da via, a concessionária precisava ser acionada para ajudar, pois a rede acabava sendo atingida durante o serviço.

“Estávamos tendo que fazer reparos na rede, naquela localização, sempre que chovia, pois quando não rompia algum cano devido à movimentação de terra, rompia durante o trabalho de máquinas pesadas. Então, para solucionar a questão e evitar o desabastecimento, optamos por substituir a rede, passando para o outro lado da via”, explicou.