Jornal Água Verde outubro 2016

Page 9

9

Após 30 anos, vencedora do Miss Brasil é negra pós bater um recorde de candidatas negras, o concurso de beleza mais tradicional do País elegeu uma negra para ser Miss Brasil 2016. A representante do estado do Paraná, Raissa Santana, ganhou o concurso. Raissa é de Umuarama, estuda marketing e é modelo. Ela se tornou a segunda negra a ganhar o concurso.

Há exatos 30 anos, a gaúcha Deise Nunes levou o título e se tornou a primeira Miss Brasil negra. Raissa é filha de doméstica, vítima de racismo, superou todas as adversidades e concretizou seu sonho. Na hora de justificar porque merecia a coroa, a paranaense afirmou que desejava quebrar “o jejum de 30 anos” desde que a última miss negra

venceu a competição, demonstrando que, além de bela, é inteligente e culta. Pela primeira vez, seis candidatas negras disputaram o concurso de beleza (representantes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rondônia e São Paulo). Isso equivale a 25% das participantes. Apesar de a representatividade negra ainda ser baixa nos concursos

de beleza, visto que mais da metade da população brasileira (cerca de 54%) é formada por pessoas negras, esse número inédito mereceu ser comemorado. Trata-se de uma vitória importante, uma vez que o padrão de beleza imposto pelos meios de comunicação em geral prioriza mulheres brancas.

Política internacional como você nunca leu

3408.2860 www.marchaverde.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.