2 minute read

Apresentação

Apresentação

Beatriz Afonso Universidade de São Tomé e Príncipe beatrizdecastroafonso@gmail.com

Advertisement

Nilza Costa Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores / CIDTFF Universidade de Aveiro nilzacosta@ua.pt

Leonor Santos Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (IMVF) Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” / CIDTFF (UA) Leonor.santos@imvf.org

Diana Soares Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores / CIDTFF Universidade de Aveiro dianarsoares@ua.pt

Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2020 realizou-se, na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) e online via Zoom, o Seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios” . Tratou-se de uma ação no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), financiado pelo Camões, I.P., tendo sido coorganizado por equipas da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP), da Universidade de Aveiro – Portugal (UA) e do PAISE-STP.

Esta iniciativa teve como principais objetivos: 1) promover a partilha de experiências sobre a formação inicial de professores (FIP) desenvolvida no Ensino Superior em diferentes países; 2) debater possibilidades de intervenção para a sua melhoria, em concreto em São Tomé e Príncipe; 3) refletir sobre teorias e práticas, assentes em investigação e na vasta literatura publicada internacionalmente, sobre como se constroem percursos de formação capazes de promover o desenvolvimento do conhecimento profissional dos professores e, consequentemente, a melhoria da qualidade educativa.

O seminário organizou-se, em cada dia, em 3 momentos de natureza e finalidade diversas, mas complementares entre si:

a. conferências proferidas por especialistas da UA que procuraram sistematizar, a partir da investigação, do conhecimento internacionalmente produzido e da sua longa experiência no âmbito da formação inicial de professores, as principais tendências e desafios atuais da formação de professores e da construção de currículos de formação inicial destes profissionais; b. mesas-redondas com intervenientes das três entidades promotoras do evento (e também do Ministério da Educação e Ensino Superior de STP), para partilha de experiências em torno de processos de revisão curricular de cursos de FIP e dos modos de desenvolvimento da iniciação à prática pedagógica pelos futuros professores ainda em formação; c. momentos de discussão alargada e debate entre os vários intervenientes e o público presente, promotora de uma reflexão que ponha em articulação o conhecimento internacional e as experiências de diversos contextos com as características próprias e as necessidades do contexto de São Tomé e Príncipe em matéria de formação de professores.

Este Livro de Atas integra a compilação das intervenções proferidas nas conferências e mesas-redondas, bem como as sínteses e conclusões de cada um dos dias de seminário, de acordo com o Programa do evento. Integra, ainda, uma curta narrativa testemunhal dos discursos da Sessão de Abertura e a análise dos dados recolhidos através de um Questionário de Avaliação do Seminário, que foi distribuído a todos os participantes.

Pelo facto de o Novo Acordo Ortográfico não estar, ainda, em implementação em São Tomé e Príncipe, nos textos dos oradores santomenses é utilizada a grafia oficialmente em vigor no país.

Estas Atas refletem, assim, a polifonia das vozes que entraram em diálogo no (e a propósito do) Seminário, e a diversidade de perfis profissionais e académicos dos vários intervenientes, assumida como riqueza e base sobre a qual se pretende desenvolver um trabalho colaborativo.