3 minute read

Divulgados as novas rotas e horários do Tarifa Zero de Garopaba; proposta do vereador Jean Ricardo, incorporada pela Prefeitura, começa a partir do dia 1° de março

O vereador do PSB, Jean Ricardo, tem motivos de sobra para comemorar. Uma de suas bandeiras de luta acaba de virar realidade em Garopaba: a implantação do Projeto Tarifa Zero que concede gratuidade no transporte público a todos os munícipes.

Advertisement

A 71 km de Florianópolis, Garopaba é a mais nova cidade brasileira, a terceira em Santa Catarina, a adotar a gratuidade no transporte municipal de passageiros.

O modelo começa a valer a partir do próximo dia 1º de março. Jean, desde o início de mandato, tem promovido reuniões, visitando municípios que já haviam implantado ou estavam implantando o Tarifa Zero, apresentando proposições e debatendo o tema com o ex-secretário municipal de Administração, Henrique Castro, e com o vereador da Capital, Afrânio Boppré (PSOL); um trabalho árduo e que acabou por convencer o prefeito Júnior Abreu (PP), de que a ideia traria, e agora deve certamente trazer, inúmeros benefícios à população de Garopaba.

A medida foi possível após a retirada do Projeto de Lei que tramitava desde 2022 na Câmara Municipal e a publicação da repactuação do contrato, com base na Lei de Licitações, a fim de estabelecer uma nova forma de remuneração da concessionária, implantação assim “o Programa “Tarifa Zero” no Sistema de Transporte Público por Ônibus do Município de Garopaba pelo Poder Executivo”.

“É um grande passo esse que estamos dando, ouso até dizer que essa é uma medida revolucionária, porque pensa no assalariado, na pessoa desempregada, naqueles com poucos recursos, enfim, na população de baixa renda ou de renda nenhuma e ainda naquele que possui transporte próprio e que acabará por deixar seu carro em casa. Acredito eu que esta é uma experiência que trará com ela outras medidas de igual cunho social e inovador; poderemos perceber que o bem-estar geral beneficia a todos, ricos e pobres, empresários e trabalhadores”, declarou o vereador do PSB.

"O objetivo é melhorar a vida das pessoas, principalmente, a do trabalhador, ajudando na redução dos custos com transporte. O governo acredita ainda que a gratuidade pode fomentar o comércio local, já que as pessoas poderão circular mais. Isso também pode atrair novas empresas para a cidade. É uma inovação”, afirmou o prefeito de Garopaba, Junior Abreu.

Como Funciona O Tarifa Zero

O custeio virá em forma de subsídio, em valores repassados pela municipalidade pagos por quilômetros rodados, mensalmente, à empresa Expresso Garopaba, concessionária de transporte que opera na cidade. No início deste ano, a Prefeitura e concessionária firmaram acordo pondo fim a uma acirrada disputa judicial para o pagamento de subsídios.

À Expresso caberá disponibilizar o sistema de controle de passageiros e quilometragem, bem como respeitar horários e itinerários definidos. A concessionária responsável pelo transporte receberá um valor de R$ 10,39 por quilômetro rodado.

“A proposta incentiva o uso do ônibus como um modal importante para melhorar o tráfego nas vias. Isso já acontece em centros urbanos fora do país e em alguns municípios do Brasil. A população se vê cerceada de seu direito ao transporte com qualidade e quantidade e por consequência os direitos à educação, à saúde, à cultura, ao lazer e a outros, encontram-se restringidos, por estarem mediados por uma tarifa. Por isso, desde o início, sugerimos, debatemos e defendemos a Tarifa Zero no transporte público. É verdade que esse nome pode gerar algumas confusões, mas é o caminho que está sendo adotado como solução para os problemas de mobilidade urba- na em várias cidades do mundo. Garopaba entrará para história.”, comemora o vereador Jean.

Passe Livre Como Direito

A medida vai garantir o direito ao transporte público à população. Para moradores em situações economicamente vulneráveis, a catraca, muitas vezes, limita o acesso a outros direitos básicos, como ao hospital, à escola e até na saída para procura de emprego.

O passe livre também é uma maneira de desestimular o uso de veículos privados e, consequentemente, melhorar o congestionamento e a qualidade do ar na cidade. O incentivo ao transporte público coletivo pode ser uma política pública para drástica redução das emissões poluentes nas cidades.

Com população estimada de quase 30 mil habitantes, Garopaba é a terceira cidade do estado a adotar a tarifa zero.

Confira abaixo os novos horários e rotas que estarão em vigor a partir do dia 1º de março.