Catálogo 24º AmadoraBD 2013

Page 46

C  © MELO, Filipe e CAVIA, Juan, 2012, As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy II – Apocalipse, p.35, Lisboa, Tinta da China

Prémio Nacional 2012

Dog Mendonça e Pizzaboy, Heróis do Sub-Mundo

cruza-se com uma conspiração nazi que ganha o seu fôlego nos subterrâneos de Lisboa; no segundo, é o terceiro segredo de Fátima a servir de ponto de partida para um cenário apocalíptico, quando o livro que encerra a Bíblia ganha corpo e horror nas ruas da capital. Em ambos os volumes, o desenvolvimento das tramas que lhes servem de base parece não dever muito à preocupação de instalar a verosimilhança no seio de uma narrativa fantástica, preferindo cruzar velhas conspirações com problemas que são os de muita gente nos dias que correm, dos telefonemas do banco a lembrar a dívida sempre crescente à necessidade de aceitar um trabalho precário, que pode ser o de distribuir pizzas ou o de alimentar o open-space de um qualquer call-center. Misturados os dois mundos, a verosimilhança deixa de ser objectivo, chegando mesmo a ser alvo de alguma chacota, visível em momentos como aquele em que um Hitler que chegou aos nossos dias alimentando-se de sangue alheio é destruído por vários seres fantásticos, ou aqueloutro em que uma besta apocalíptica se prepara para esmagar um tuno, devidamente fardado com a capa e a batina de uma tradição forjada, e o herói Dog Mendonça se recusa a salvá-lo por lhe parecer que o mundo não ficará pior com menos um adepto das praxes. O desenho de Juan Cavia alia-se ao argumento de Filipe Melo de um modo tão certeiro que é difícil imaginar estas histórias noutro traço. Sem os tons escuros, a sublinhar a ideia de bas-fond que os lugares frequentados pela quadrilha heróica transpiram, o jogo de planos, ora a reforçar a monumentalidade de certas cenas, ora a fornecer às sequências a velocidade que elas exigem (nomeadamente nas perseguições e nas muitas cenas de pancadaria), o trabalho de pormenor nas fisionomias das personagens e na sua expressão, As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy seriam outro objecto e outro universo. Está por descobrir se o sucesso de As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy poderá ajudar a abrir caminho para uma banda desenhada de pendor comercial no mercado português. A crise não ajudará, certamente, mas fica a ideia de que o desenvolvimento de um determinado nicho dentro do sector (também ele um nicho, na verdade) da banda desenhada poderia ampliar o leque de espaços e a vontade de criar catálogos variados. De qualquer modo, a série de Filipe Melo e Juan Cavia não tem de carregar tamanho peso aos ombros; o seu sucesso comercial dever-se-á a muitos factores, nem todos fáceis de definir, mas sobretudo à eficácia de uma fórmula que não esconde ter nascido do pastiche e ao modo inteligente como desenvolve uma narrativa de aventuras sem que a ingenuidade ou a vontade de verosimilhança interfiram com o óbvio exercício de humor no espaço super-povoado das memorabilia de final do século XX.

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.