Catálogo 24º AmadoraBD 2013

Page 145

24º AMADORA BD 2013 Cenários

como forma de perpetuar no tempo o seu contributo extraordinário para a banda desenhada nacional. Recebeu ainda o “Prémio Animarte BD 2012”, também este ano, durante o Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, atribuído pela Revista Anim’arte. Acresce a particularidade (que não deixa de ser uma demonstração do profundo afecto que muitos autores sentem por Geraldes Lino) de ter sido representado como personagem em várias bandas desenhadas. Ao longo dos anos muitos são aqueles que têm referido (e agradecido) o seu contributo inestimável. Aqui vos deixamos alguns comentários recolhidos na blogosfera… “A quantidade de jovens autores que o Geraldes Lino apoiou e ajudou ao longo das décadas faz com que haja hoje uma legião de pessoas que lhe estão pelo menos tão gratas quanto eu. E isso é uma coisa maravilhosa de se conseguir, seja qual for o tempo da História em que se viva.” André Oliveira, blogue Menos conversa e mais BD!!!, Julho 2013.

“O Geraldes Lino personificou para mim ao longo de décadas, não só uma intensa paixão que colocou em tudo o que fez, como uma dinamização e uma divulgação ímpares. Não é por acaso que não há ninguém que, de alguma forma está ligado à BD, não o conheça.” João Amaral, comentário no blogue Menos conversa e mais BD!!!, Julho 2013.

“(…) torna-se justo destacar o importante papel de Geraldes Lino em prol da divulgação da BD em Portugal. Em várias vertentes. Como organizador, como editor, como estudioso, como crítico, como autor, como bloguista, como fanzinéfilo.” Nuno Neves, blogue Notas Bedéfilas, Julho 2013.

“Se há alguém que nestes nossos tempos se pode confundir com os quadradinhos pátrios, esse alguém é Geraldes Lino. Estou em absoluto convencido de que ninguém entre nós fez tanto pela causa da BD como ele. (…) Quantas vocações se mantiveram ou se aperfeiçoaram, pela mão do Geraldes Lino? Quantos nomes hoje já consagrados ou que o virão a ser já amanhã, quantos desses lhe devem uma oportunidade, uma palavra amiga, uma sugestão, um decisivo apoio?” António Martinó de Azevedo Coutinho, blogue Largo dos Correios, Julho 2013.

“(…) o grande militante da BD e dos fanzines em Portugal quando o assunto é BD... Ele sabe mesmo... Conhece todos e já leu quase tudo !!!” Lindomar de Sousa, blogue Olindomar Estúdio, Novembro 2010.

144


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.