Catálogo 24º AmadoraBD 2013

Page 120

Seis Esquinas de Inquietação. Autores Brasileiros Contemporâneos

plorar o que bem entenderem, nos mais recônditos limites das potencialidades expressivas da banda desenhada. Recordando algumas composições de página que tiram partido de construções esquemáticas atravessadas por formas simplificadas ou mesmo simbólicas, lembra algo que ficasse a meio de um espectro entre um Kevin Huizenga e um Jochen Gerner, para criar um percurso, ao longo de um rio serpeante, e que acompanha uma espécie de curva evolutiva, quer das espécies, quer de um ser humano singular, quer mesmo da sociedade que ele compõe. Se algumas poucas tiras de Ordinário haviam explorado estratégias geometrizantes e abstractas, aqui existe uma aliança íntima entre essas formas e o seu “emprego” enquanto figuras passíveis de acções e agência. Nessa mesma casa editorial, com Rafael Coutinho, Sica criou o projecto 1000 Quadros, que procura explorar formas aleatórias de incutir ordem narrativa: os dois autores criaram 1000 vinhetas soltas, as quais foram posteriormente colocadas à venda ao público. À medida que estas foram compradas, as imagens eram colocadas numa sequência, até se atingir um conjunto organizado e fechado final, imprimindo portanto a ideia de “estrutura fechada”, “texto” ou, se preferirem, “história”. Neste gesto, vem juntar-se a um dos episódios de Promessas, de Franz, e ao Post Shit, de Joana Figueiredo.

Última chamada. Os espaços – o urbano, o das BDs/HQs, o das vozes díspares – criados por esta pequena constelação de autores (e que poderia ser complementada por um punhado de outros autores, certamente) – não responde com soluções perenes e decididas, mas ao colocarem num momento certo a própria possibilidade de expressarem a interrogação, tornam-na um acto de decisão, de agência, de valorização política. Podem não saber onde chegar, mas ao se revelarem inquietas mostram querer lá chegar. Como na famosa canção de José Mário Branco, “Há sempre qualquer coisa que está p’ra acontecer/Qualquer coisa que eu devia perceber/…/Porquê, não sei ainda”. Nota final: agradecimentos a Maria Clara Carneiro, Ann Miller,Fábio Zimbres, Rui Brito, e, naturalmente, a todos os artistas.

119


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.