2 minute read

34 Precedência de Mesa na RCG

34. PRECEDÊNCIA NA RCG

 PRECEDÊNCIA NO DM - Exemplo (na Mesa)

Advertisement

1. CC - Presidente do Conselho de Governadores (Presidente da Mesa) 2. ID - Diretor Internacional 3. LCIF - Membro do Conselho Curador 4. PID - Ex-Diretor Internacional (mais recente para mais antigo) 5. Líder de Área Regional GAT 6. Líder de Área LCIF 7. Porta-Voz de Área Novas Vozes 8. DG - Governador do Distrito Anfitrião 9. IPCC - Ex-Presidente do CG Imediato 10. 1º VCC - 1º Vice-Presidente do CG 11. 2º VCC - 2º Vice-Presidente do CG 12. PCC - Ex-Presidentes do CG / CNG (mais recente para mais antigo) 13. (PDG) Coordenador da Reunião / Convenção

Deve se seguir, com bom senso, a ordem oficial definida por Lions Internacional. O convite aos PCCs para a Mesa é uma cortesia do Presidente (sempre do mais recente para o mais antigo). O Estatuto / Regimento Interno do seu DM define os componentes obrigatórios. Não estamos colocando os Coordenadores GST/GLT/GMT/FWC/LCIF do Distrito Múltiplo nem os Assessores de Comitês do DM na Mesa (ficariam antes dos PCCs) somente por questão de logística, para a Mesa não ficar imensa; não são cargos “eleitos”, mas se tiver espaço, coloque. É preciso bom senso. Os VDGs ficam, com seus Colegiados, na plateia, logo atrás da Mesa do Colegiado dos Governadores, primeiro os 1º s Vices e depois os 2º s Vices. Na Solenidade de Abertura, o Governador Anfitrião fica na Mesa Diretora –atenção para a Ordem de Precedência; nas demais Reuniões fica na Mesa dos Governadores do seu Colegiado.

Veja a lista oficial de precedência de LCI nas páginas 47 e 48

Convém lembrar que o Presidente do CG (“Council Chairperson”) não tem autoridade absoluta. Sua autoridade para agir advém do consenso do Colegiado de Governadores, e do Estatuto e Regulamentos do Distrito Múltiplo. A sua função é a de coordenar o Distrito Múltiplo, agindo em nome e conforme determinação e supervisão do Conselho de Governadores, a fim de fomentar os propósitos dos Lions Clubes, proporcionar liderança, direcionamento e iniciativa para os programas internacionais e de Distrito Múltiplo, além de criar e fomentar a harmonia e união entre os (sub) Distritos, servindo de ligação entre os seus Governadores e lhes oferecendo assistência quanto à resolução de possíveis questões. (la10.pdf –Council Chairperson Manual). Operacionalmente, pode-se dizer que os Governadores são os “clientes” do Presidente do CG. Também por isso o papel do Presidente é importante e fundamental para o desenvolvimento do Distrito Múltiplo e para o leonismo.