Revista Zahar #3

Page 13

Iluminista francês, Voltaire (1694-1778) deixou vasta obra filosófica, literária e científica.

Voltaire

CARTAS ILUMINISTAS

CORRESPONDÊNCIA SELECIONADA E ANOTADA

RELATOS DA HISTÓRIA Detalhes da vida e da obra do filósofo podem ser conhecidos a partir de sua correspondência Durante sua longa vida, Voltaire trocou correspondências com uma ampla e variada rede de pessoas, deixando cerca de 17 mil cartas. Mais de 150 destas missivas estão reunidas nesse volume. Além de saber detalhes sobre o pensamento e a vida de Voltaire, ler estes relatos é uma forma de entender o Iluminismo, do qual o autor foi um dos mais lúcidos articuladores.

Seleção, apresentação e notas: André Telles e Jorge Bastos 232pp Nas livrarias: 22 de julho R$39

Voltaire aparece nas cartas ora informal – quando recomenda um amigo para um emprego –, ora respeitoso, mas irônico, oferecendo conselhos literários a Frederico II ou discutindo verbetes da Enciclopédia com os colegas Diderot e d’Alembert. Ora veemente e inflexível – como nos duelos com seu desafeto Jean-Jacques Rousseau –, ora simplesmente pragmático, negociando preços de terras ou tentando vender relógios suíços a Catarina da Rússia.

Cartas iluministas inclui ainda a biografia do autor, além da célebre resposta de Rousseau e a tréplica de Voltaire sobre os benefícios e o valor da civilização e da literatura.

CRONOLOGIA RESUMIDA DE VIDA E OBRA DE VOLTAIRE 1694 Voltaire nasce em Paris, com o nome de François Marie Arouet. 1704 Ingressa no colégio jesuíta Louis-le-Grand, o melhor da época, onde teve bons professores. 1715 Escreve versos. Compõe uma ode sobre Luís XIII que não é premiada pela Academia. 1717 Já assinando como Voltaire, é preso por onze meses na Bastilha por escritos, cuja autoria nega, contra o Regente. 1723 Publica La Ligue (futura A Henriade), primeira versão do poema épico sobre as guerras de religião e Henrique IV. 1727 Em janeiro é apresentado ao rei Jorge I. Trava relações com os escritores Young, Pope, Swift e com os filósofos Berkeley e Clarke. 1728 Publica, em Londres, A Henriade, que dedica à rainha da Inglaterra. 1734 Começam a aparecer em Paris as Cartas filosóficas, escritas em Londres. Longe de serem correspondências

pitorescas de um viajante, o que lhe importa na Inglaterra da época é sua modernidade nas ciências, na política, no comércio e na literatura. 1737 Publica Elementos da filosofia de Newton, na Holanda. 1746 Ingressa na Academia Francesa e na de São Petersburgo. 1751 Publicação do tomo I da Enciclopédia. Voltaire publica O século de Luís XIV, que alguns críticos consideram sua obra-prima. 1759 Publica Cândido, envolve-se em inúmeros processos, retaliações e outras questões em defesa de seus colonos. 1770 Dá início a Questões sobre a Enciclopédia, seu último trabalho de fôlego. 1775 Edição das suas Obras completas. 1778 Voltaire morre em Paris, em 30 de maio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.